Filme o Triunfo : Resumo e Análise.

Resumo e análise do filme O Triunfo, a história real do professor Ron Clark

Imagem de divulgação do Filme o triunfo.


Poucos filmes irão inspirar tanto você a lecionar como o filme O Triunfo, uma história real, que instiga nossa carreira docente e, nos faz refletir sobre nossa didática. Fazer um resumo e uma análise deste filme é mais que prazeroso, é uma verdadeira reflexão.

Já assisti o filme O Triunfo - a história de Ron Clark, umas dez vezes no mínimo. Por certo, muito me  auxiliou. Já falamos neste blog, sobre o filme Além da sala de aula ,que,segue a mesma linha. Mas, certamente o filme o triunfo é mais desafiador.

É a história real de um homem que queria mudar a educação, e realmente mudou. Sua escola hoje é uma das melhores dos Estados Unidos. Seus métodos são aprendidos e reaplicados nos quatro cantos do mundo. 

Resumo do filme o Triunfo 

Os momentos iniciais - ínicio da carreira de Ron Clark

O filme o triunfo começa mostrando Ron Clark em 1994, quando esperava para uma contratação em uma escola da Carolina do Norte. Ele vê um aluno dentro da lixeira, que fora repreendido pelo seu professor e colocado para fora por "simplesmente não aprender". Clark se aproxima do menino e,  com uma simples troca de perguntas, despeja sobre o mesmo otimismo e confiança. 

Logo no começo, já percebemos que o núcleo do filme gira em torno da personalidade de Ron Clark e seu entusiasmo por qualquer aluno. Para ele, não existe "caso perdido", qualquer aluno é capaz de aprender se receber o estímulo certo.


O desafio

Clark provavelmente não estava satisfeito, apesar de ser um professor reconhecido na pequena localidade que lecionava, ele desejava mais. A cena da vaga no estacionamento, com o seu nome "parecendo uma lápide" a princípio soa como ingratidão. O espectador mais atento, no entanto, notará que a personalidade de Ron Clark é movida a desafios. Terminar sua vida lecionando naquele local não era certamente o que desejava.

Em um momento de impulso ele parte para Nova Iorque, em busca de escolas para lecionar. Apesar de um currículo invejado, não consegue emprego fácil. Para se manter enquanto isto, começa a trabalhar como garçom em um restaurante.

Um dia, por sorte (ou azar) consegue finalmente um emprego de professor em uma escola do Harlem. Um bairro periférico, de uma população de maioria afro-americana e com altos índices de violência.

Acaba encontrando ali, o seu verdadeiro desafio no qual, conseguirá finalmente triunfar. Eis o motivo do título em Português se chamar "o triunfo" (o titulo original é "A História de Ron Clark").


Imagem do filme o triunfo.
Estar juntos com os alunos nos momentos de recreação fora da sala de aula, uma aproximação discreta ao "mudo deles" . 


A didática de Ron Clark no filme o triunfo

A classe onde Ron Clark leciona no Harlem é formada por alunos problemáticos. A pior turma da escola, indisciplinados, repetentes. Tudo o que um professor não desejaria.
É um choque para um professor acostumado a lecionar em uma "pacata escola" da localidade de  Aurora (517 - habitantes), na Carolina do Norte. Em comparação, ir lecionar em uma escola de Nova Iorque (8 .405 837 habitantes)

Mas, Clark é persistente e mesmo enfrentando uma forte resistência começa a conquistar os alunos. Basicamente, são estas algumas das suas medidas de sucesso mostradas no filme o triunfo:
  • Impor regras aos alunos;
  • Trabalhar com o apoio e envolvimento dos pais;
  • Desafiar os alunos para que se superem;
  • Usar uma didática que "fale com o aluno". Somente repetir conteúdos em frente ao quadro negro, e esperar que os alunos aprendam é perda de tempo. Para isto, ele adota a linguagem da música regional, desafios, procura se envolver com as atividades dos alunos até no intervalo.
Publicidade:



O triunfo de Ron Clark

Com o sucesso do seu método Ron Clark consegue aos poucos tirar o máximo dos seus alunos. Enfrenta resistências severas, por ironia de quem deveria apoiar (direção da escola e pais dos alunos), mas não desiste.

Com sua dedicação excessiva acaba ficando doente. Durante o tempo de afastamento por doença, grava suas aulas em vídeo, utilizando da mesma didática aplicada em sala de aula. E sim, este fato é real. Conseguindo recuperar-se prepara os alunos para o exame estadual.

Os exames que são feitos para medir o desempenho das classes surpreendem até mesmo Clark pelos resultados. Sua turma alcança excelente resultados, alguns de nível estadual. 
O filme o triunfo termina com a comemoração de pais, alunos e professores pelos bons resultados alcançados nos exames. 
Cita no final  também, o livro de Ron Clark que é um sucesso e também, seu atual "triunfo" , dirigindo a Ron Clark Academy em Atlanta.

Ficha técnica do filme o triunfo:
Título original: "The Ron Clark Story" 
Título na versão dublada em português: "O Triunfo - a história de Ron Clark"
Ano de lançamento: 2006
Produção: Canal TNT (o filme estreou direto na TV)
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
Duração: 2h00min


Filme o triunfo e a perspectiva de uma educação inovadora

Imagem de Matthew Perry junto a Ron Clark
 Ator Matthew Perry e Ron Clark. O ator é quem interpreta Clark no filme o triunfo.

Particularmente, por ser adepto da metodologia de Ron Clark considero este um dos melhores filmes para inspirar um  professor. Embora, o filme "Meu mestre, minha vida" tenha de certa forma me inspirado em algumas coisas, considero o filme o triunfo mais realista para a área da educação.

As realidades abordadas pelo filme, refletem claramente a realidade enfrentada por muitos professores. 
Pontuo algumas:
  • Os alunos não são todos iguais e seu comportamento é influenciado pelo meio onde vivem;
  • As escolas na sua maioria, se preocupam com resultados. Este discurso é repetido várias vezes pelo diretor da escola no filme o triunfo;
  • Inovar é trabalhoso e arriscado. Muitos preferem continuar com o método de ensino antigo - fácil e seguro . 
  • Professores preparam suas aulas fora do ambiente escolar, muitas vezes deixando de lado seu lazer. Isto também é mostrado no filme "Além da sala de aula".
  • Os pais não entendem muitas vezes os professores e não reconhecem seus esforços;
Se, assistirmos o filme o triunfo mais de uma vez, notaremos outras semelhanças com a realidade enfrentada pelos professores.
O filme o triunfo é um espelho da vida do professor, ao mesmo tempo que é um bálsamo motivador para aqueles que desejam fazer algo diferente. É o educar e inovar na prática.


Elaboração:
Cassemiro Luis
Fonte das imagens: Divulgação do filme
Referências populacionais de Nova Iorque e Aurora  - Wikipédia
É proibida a reprodução sem autorização, exceto para trabalhos acadêmicos onde se deve citar a fonte.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

2 Comentários

  1. Estabelecem uma relação real os nossas família que buscam aproximar da escola e principalmente do filho que ali está inserido. Logo, há chegada do professor que não busca apenas trabalho pra sobreviver e, transformar homem para um sociedade quantitativa, onde, escrevem uma nova realidade de ser professor

    ResponderExcluir
  2. Buscar novas forma de ensino é sempre inovador para o professor que está trabalhando, um excelente filme pra quem deseja se aventurar na educação.

    ResponderExcluir