Plano de aula sobre Educação Ambiental

Objetivo Geral:

Conscientizar sobre a responsabilidade individual em termos de valores éticos, atitudes e comportamento ecologicamente correto, nos tornando multiplicadores de valores e virtudes.

Objetivos Específicos:

Provocar no educando a percepção de que a questão ambiental é o resultado da forma de como a sociedade interage com o meio ambiente, ou seja, do processo de transformação da natureza, feito pelos indivíduos em níveis locais, individuais, coletivos e globais.

Conteúdo:

O plano de aula sobre educação ambiental, foi feito de forma interdisciplinar, buscando fusão de conteúdos. 

O uso de equipamentos multimídia para exibir imagens impactantes sobre a degradação
do meio ambiente é uma ótima opção.

Geografia:

  • Os impactos ambientais que ocorrer hoje no nosso planeta provocado pela ação dos seres humanos sobre o meio ambiente.
  • A vegetação como um dos primeiros elementos da natureza a sofrer impactos ambientais, posteriormente o relevo (explanação sobre formas de relevo).
  • Erosão, principal consequência do desmatamento, expõe o solo ao impacto da chuva.
  • Urbanização sem planejamento.
  • Assoreamento de rios e lagos.
  • Exploração de minerais e combustível fóssil (petróleo, grande poluidor).

Ciências (Ecologia, Botânica, Saúde, Hidrologia, etc.):

  • A interdependência entre seres vivos e também o desiquilíbrio ambiental causado pela extinção das espécies (esse impacto dentro da cadeia alimentar).
  • Reflexo da devastação em termos de clima (mudança climática), excessos de chuvas, secas, elevação da temperatura, degelo nos pólos, efeito estufa, proliferação de pragas e doenças.
  • Animais sinantrópicos: O que são? Como se proliferam? Doenças causadas e prevenção.
  • Poluição do solo, mares, atmosfera: as formas de como o homem pode contribuir para reverter essa situação através da sustentabilidade, novas formas de combustíveis (ex: bicombustível, etanol, etc.), novos tipos de energia(eólica, solar , etc.), reciclagem do lixo, reflorestamento, preservação de animais, inclusive da espécie humana.


Economia:

  • Sustentabilidade e geração de trabalho e renda através de materiais descartados.
  • Reciclagem e gestão de resíduos sólidos.
  • Os três Rs: Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos.

Política:

  • Protocolo de Kyoto, o que é?

Língua Portuguesa:

  • Enriquecimento de vocabulário, treino de leitura, escrita.
Este plano de aula sobre educação ambiental é um excelente material para trabalhar em contra turno escolar, ensino médio inovador e outros programas de ensino interdisciplinares. 

Material necessário para cada atividade:

  • Recortes de anúncios de jornais e revistas que contenham imagens sobre meio ambiente (devastação e preservação), figuras.
  • Textos sobre meio ambiente (anexos e/ou outros).
  • Papel pautado, lápis ou caneta e borracha.
  • Alguns objetos (de preferência em miniaturas ou pequenos para facilitar o transporte até a sala de aula).
  • Tampinhas, papelão, canetinhas coloridas, cola.

ETAPAS DE AULA

1° Momento - Organização da aula
2° Momento - Troca de ideias sobre assuntos da atualidade
3° Momento - Desenvolvimento
4° Momento - Prática
5° Momento - Fechamento

DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS DE AULA - Sugestões de atividades:

1° Momento - Organização da aula

Boas vindas, reconhecimento dos alunos (preenchimento do livro de chamada, lista de presença, etc), organização do espaço, data e apresentação do objetivo da aula.

2° Momento - Troca de ideias sobre assuntos da atualidade

Realização da roda de conversa (sugestões de assuntos para a roda). A ideia é que o educador apresente o tema e discuta com os alunos e que todos opinem, fechando com a opinião do próprio educador, que deve ampliar e enriquecer a visão dos adolescentes sobre o assunto. A roda deve ser realizada, porém, não é viável ultrapassar 15 minutos.

Opção 1: Apresentar uma matéria de jornal recente que envolva meio ambiente (super aquecimento, desastres naturais, desmatamento, erosão, áreas onde há exploração mineral, poluição em grandes metrópoles, mares, a migração de animais, etc.), ler e ouvir as opiniões dos educandos.

Opção 2: Apresentar várias figuras (casas, animais, pessoas, trânsito, etc.); pedir para que os educandos, em um só grupo, separem o que representa o meio ambiente, e o porquê? (utilizar esta opção somente quando o assunto escolhido for sobre reciclagem, resíduo sólido, animais sinantrópicos ou destinação e decomposição do lixo). Não fazer o fechamento da roda de conversa, dar continuidade no tema escolhido. Antes do fechamento perguntar se incluem e/ou excluem alguma figura, e fazer o fechamento.

3° Momento - Desenvolvimento

Abordagem do tema do dia através da apresentação do porque este assunto é importante para a nossa vida e/ou para aquela atividade profissional que está sendo apresentada.


4° Momento - Prática

Utilização de recursos que permitam ao adolescente realizar atividades que auxiliem na concentração do assunto.

Estratégia: Utilização de recursos que facilitem a abordagem do tema de aula, que podem ser: texto e/ou imagens, músicas, objetos e documentário em vídeo. No Youtube existem várias opções de documentários.

Processamento: Relacionar o exercício prático com o assunto abordado. No que a atividade prática realizada está ligada ao conteúdo da aula.

OPÇÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS:

Opção 1

Leitura de um texto, de acordo com o tema que será escolhido para abordagem.
Em nosso blog, você encontra algumas opções como:

Destinação do lixo:

O que é a camada de ozônio:

Objetivo

Despertar o conhecimento dos educandos acerca das questões ambientais, geradas a partir das atitudes individuais que interferem no coletivo.

Tempo de duração: entre 40 e 60 minutos.

Procedimentos:

  1. Leitura do texto (poderá ser feita por vários alunos, sendo que cada um pode ler um parágrafo ou mais, dando oportunidade para que todos participem desse exercício). O instrutor pode usar o texto também como um ampliador de vocabulário, e no devido tempo, de acordo com a leitura, dar o significado das palavras mais complexas, desconhecidas dos alunos, e também de forma simultânea desenvolver a leitura (colocando que não está em julgamento a forma como será lido), ajudando assim na desinibição dos mesmos.
  2. Caso os textos escolhidos sejam referentes a : reciclagem, resíduos sólidos (lixo), animais sinantrópicos, destinação e composição do lixo, após a leitura e discussão do texto os educandos deverão retornar às figuras trabalhadas na roda de conversa, e, dizer se incluem ou excluem alguma imagem àquelas que representam o meio ambiente. Abrir para discussão, observando se os conceitos mudaram durante o desenvolvimento da aula.
  3. Ler o tempo médio que cada material leva para se decompor no meio ambiente (distribuir aos educandos cópia impressa da imagem da decomposição dos materiais ou mostrar em slides).
Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina

Processamento

- Relacionar o assunto abordada com a percepção do educando, reforçando a importância da conscientização.

Opção 2

Apresentar fotografias/ imagens em que aparece algum dano causado ao meio ambiente. Exemplo: poluição, enchente, desmatamento, extinção de animais, etc.

Uma reportagem com imagens sobre o lixo nos oceanos é um assunto que poucos
conhecem. Pesquise por "Ilhas Henderson" e vai se surpreender.
(Imagem: wikimedia)

Objetivo

Provocar no educandos sentimentos de pertencimento às questões que geram tragédias a partir de questões ambientais.

Tempo de duração: aproximadamente 80 minutos.

Procedimentos:

  1. Lançar perguntas aos educandos (separados em grupos ou em duplas), tais como: como está a qualidade do ar onde você mora? Há enchentes, deslizamentos de solo, as ruas são limpas? No que isso afeta sua qualidade de vida? Qual a responsabilidade de cada um de nós diante disso? O que esperamos para o futuro? Qual pode ser a nossa contribuição para minimizar o problema?
  2. Num só grupo ou divididos, confeccionar um painel ilustrativo com fotos e recortes do antes e depois da devastação praticada pelo homem. Esta atividade pode ser adaptada para uma pesquisa de imagens no laboratório de informática.
  3. Cada grupo inicial deverá falar o ponto de vista em relação ao(s) assunto(s) abordado(s), e sobre a participação geral para a confecção do painel.

Processamento:

  • Importante: enfatizar que ações individuais afetam o coletivo, independente da área geográfica e do aspecto social e/ou étnico existente. Ex: Dengue.
  • Trabalhar a interação dos jovens com a questão ambiental, levando em consideração o respeito individual e coletivo.

Opção 3

Trabalhando com a reciclagem: confecção de jogos como tabuleiro - jogo de damas.

Objetivo:

Desenvolver o conhecimento dos educandos acerca das questões ambientais através de atividades lúdicas.

Tempo de duração: 70 minutos.

Procedimentos:

Para a confecção do tabuleiro do jogo de damas será necessário: tampinhas, papelão ou madeirite, barbante e figurar de meio ambiente (preservação, degradação), em números iguais, pois, serão as "casas" do jogo, cada qual de um lado (verde - preservação; cinza - degradação); canetinhas verde, cinza e preta, para pintar o fundo do tabuleiro; régua ou tiras de papelão para traçar o tabuleiro; cola.
Montar o tabuleiro em duplas, e após fazer um bate papo sobre as imagens e suas significações.

Processamento:

É importante incentivar os educandos quanto à multiplicação da conscientização ambiental.

Opção 4

Criar um Rap sobre Meio Ambiente.

Objetivo

Despertar o interesse dos educandos pelas questões ambientais através da música.

Tempo de duração : 60 minutos.

Procedimentos:

  1. O instrutor usará algumas palavras chaves para incentivar os educandos a criar uma letra de rap.
  2. As palavras deverão ser colocadas na lousa ou em cartolina. Além das palavras citadas pelo instrutor, será importante ouvir e anotar sugestões de palavras ditas pelos educandos. Exemplos de palavras: poluição, desmatamento, aquecimento global, lixo, reciclagem, etc.
  3. Os educandos irão apresentar o rap e debater sobre as questões que foram abordadas.

Processamento

É uma atividade que leva em conta o gosto musical de muitos educandos, o que poderá envolvê-los de forma especial.

5° Momento - Fechamento da Aula

Resgatar o objetivo da aula com a revisão e avaliação do que foi experienciado durante a aula, aplicação de alguma atividade avaliativa como exercícios, elaboração de texto dissertativo ou outra atividade. Organizar o espaço da sala de aula.

Avaliação do Plano de aula (para o professor):
- Os objetivos foram atingidos?
- A participação dos educandos foi satisfatória?



Imagens: Comons
Elaboração:
Equipe Blog Mais Educação
Revisão: Cassemiro Berdack


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