Resumo do filme Meu mestre, Minha vida

Um filme americano, produzido em 1989 e que contra a história real de Joe Louis Clark e seus esforços para mudar um Colégio. O consagrado ator Morgan Freeman, foi escalado para representar o papel de Clark no filme.

O título original do filme é "Lean on  Me", e no Brasil recebeu o título de Meu mestre, Minha vida

Cena do filme

Cena do filme "Meu mestre minha vida" (Lean on me) - Fonte (Warner Bros - Divulgação)

No passado, o colégio East Side era um lugar acolhedor, cheio de vida e com alunos empolgados. No presente, se tornou um colégio terrível: ambiente escolar depredado, agressão aos professores e consumo de drogas constantes fazem parte do cotidiano.

Diante da ameaça de uma intervenção estadual, o prefeito se vê obrigado a convocar um antigo professor, conhecido por sua rigidez e por seus métodos de ensino em sala de aula. Desta forma, convocam Joe Clark para assumir a direção do East Side. O filme Meu mestre, Minha vida , mostra no início que Clark já havia lecionado no East Side no passado, sendo afastado por problemas de comportamento. Na verdade, uma discordância com o sindicato.

Ao ser convocado para assumir a direção, Clark demonstra resistência. De fato, agora ele está em uma pacífica escola, com crianças menores. Seu interesse em enfrentar um colégio problemático é quase nulo. Mas o que faz o professor Clark mudar? Bem, no filme Meu mestre, Minha vida o diretor de ensino Frank Napier consegue convencê-lo com o seguinte argumento: "  O que fez até hoje? Nada!  Você não passa de um homem insignificante, e como se não tivesse nem nascido! Sua vida não tem feito a menor diferença.. e a minha também não! Quer levar isso para o túmulo?"

O que o diretor Clark encontra não o agrada, muito menos a acomodação de alguns professores com a situação. Ele impõe imediatamente uma rígida disciplina, tanto para alunos como para professores. Expulsa de imediato 300 alunos, considerados os "encrenqueiros" , que estão no colégio há anos somente para incomodar.

Enfrenta resistência de alguns pais, seus métodos de disciplina rígida incomodam alguns, outros saem em defesa dos filhos expulsos da escola.


Eastside Hig School atualmente, é onde se passam os fatos narrados no filme.


Também encontra resistência em alguns professores, demitindo alguns que se impunham contra suas mudanças. 

Com sua rigidez Joe Clark consegue controlar os alunos mas, a maior resistência, chega por parte de alguns pais que querem o remover da direção. De fato, a diretoria de ensino tem dificuldades em mantê-lo no cargo. Joe Clark fica conhecido nos jornais e revistas por portar um taco de beisebol, para expulsar traficantes do colégio. 

Este fato piora, quando Joe Clark entra em atrito com o chefe de bombeiros da cidade, que consegue flagrar em uma inspeção, correntes nas portas das saídas de emergência.

O diretor Clark acaba preso, por infringir normas de segurança. Os alunos do colégio East Side se reúnem e vão protestar na frente do local onde ele está detido. Sem saída, as autoridades decidem libertá-lo.  Neste momento, chega a vice diretora do East Side com o resultado dos exames estaduais, onde mostra que os alunos alcançaram os requisitos mínimos exigidos.

O filme encerra-se com o diretor Clark indo embora com os alunos, ao som do hino do Colégio East Side (Eastside Alma Mater). 

Abaixo você pode ver o trailer do filme Meu mestre, Minha vida, na versão original em inglês:




Baseador em fatos reais

Joe Louis Clark, assumiu o Colégio East Side em 1982. Na época era um dos mais problemáticos de  Patterson, Nova Jersey. 

É fato que existem controvérsias sobre o trabalho de Clark no East Side, porém não a como negar que os seus esforços ajudaram muitos estudantes.  O filme retrata um pouco da sua personalidade em conduzir com pulso firme a comunidade escolar. O filme Meu mestre, Minha vida é um excelente filme para refletir sobre as dificuldades na educação atuais, que não mudaram muito desde aquela época.


Fonte imagens: Wikimédia
Redigido por: Cassemiro Luis
Revisão: Luciane Gasparin

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários