Resumo do filme Prova de Fogo uma História de vida

Resumo do filme: Prova de fogo - uma história de vida


O filme prova de fogo -  uma história de vida (título no Brasil), ou conhecido também como "prova de fogo soletrando", apresenta a história de uma estudante negra que sonha em ser campeã nacional de soletração. O filme inicia mostrando um pouco da vida escolar de Akeelah Anderson e do quanto ela já demonstrava uma certa facilidade em algumas matérias da escola, chegando a ser ridicularizada por suas colegas por ser muito estudiosa.

Sabendo dessa suas qualidades, o diretor do colégio, Sr. Welch, a convida para participar do campeonato de soletração de palavras da escola. Ela recusa no primeiro momento mas,  acaba decidindo participar após, ver na TV, a campeã nacional de soletração. 

No dia do campeonato, a escola está sendo visitada por um ex-colega do Sr. Welch, o Dr. Larabee, renomado professor universitário. Ele acompanha a competição e fica impressionado com Akeelah, que com apenas 11 anos sabe soletrar muitas palavras difíceis. Ela acaba vencendo o campeonato escolar facilmente.

Resumo do filme: Prova de Fogo uma História de vida



Agora ela irá participar do campeonato municipal. O Sr. Welch pede ao Dr. Larabee que treine Akeelah para a competição e ele aceita. Mas a menina é muito impulsiva e ele a acaba dispensando a princípio. Ela vence o campeonato municipal e vai para o estadual. Neste ponto o filme começa a mostrar um pouco do drama familiar dos dois personagens centrais. Akeelah tem apenas 11 anos e precisa da autorização da mãe que não a apoia, para participar do campeonato estadual. Ela falsifica a assinatura do seu falecido pai para conseguir se inscrever. É mostrado alguns flashes de como seu pai era e como ele gostava de jogar com as palavras. 

Da parte da sua família, seu irmão mais velho que é militar da força aérea é o único que a motiva 

A mãe de Akeelah trabalha muito e não tem muito tempo para acompanhar o que a filha faz. O seu outro filho, Terrence anda se envolvendo com gangues e a deixando preocupada. Já o drama do Dr. Larabee tem a ver com a morte da sua filha Daiana, que o fez um homem recluso do ambiente acadêmico. Assim como Akeelah, ainda sente a falta do seu pai. Os dois dramas se encontram no meio do filme.

Akeelah vai para o campeonato estadual e por pouco não é desclassificada, já que sua mãe descobriu a assinatura falsificada e foi lá buscá-la no meio da competição. Ela consegue aprovação da mãe e conta com a ajuda do seu amigo Javier, o qual conheceu no campeonato municipal, para conseguir ainda participar a tempo. Com muito custo ela consegue se classificar para o campeonato nacional.

O arco final da personagem Akeelah vem agora. Ela com pouco tempo para se preparar, recorre a ajuda dos moradores do seu bairro, da sua amiga Georgia e tantos outros. Até mesmo os membros de gangues da região a apoiam visto que, ela simboliza para muitos os sonhos que deixaram para trás. A mãe de Akeelah também conta que deixou seu sonho de ser médica no passado,  motivando a sua filha a ir em frente e não desistir do seus sonhos.

O campeonato nacional é muito difícil, e Akeelah tenta entregar o campeonato para seu maior oponente, um garoto chamado Dylan. Ela toma esta atitude,  muito mais por pena do garoto que vem sendo pressionado pelo seu pai a vencer a todo custo, já que será o último ano que ele participará do campeonato nacional de soletração.

Dylan percebe que Akeelah errou de propósito e não aceita ganhar assim, errando também uma palavra propositalmente para empatar. Sendo assim, os dois seguem competindo em palavras cada vez mais difíceis, até que se esgotam as 25 preparadas para o concurso e acontece algo inédito: são declarados dois campeões do concurso: Akeelah e Dylan. O filme encerra com a consagração de Akeelah, e os que a zombavam no passado, agora a aplaudem.

Opinião sobre o filme

O filme Prova de Fogo uma História de vida, é uma obra clássica que aborda não só elementos escolares como também do cotidiano.
Embora no primeiro momento pareça que vai abordar somente questões raciais, o filme é muito mais profundo. Tem como foco a dificuldade que alunos de escolas menos abastadas tem para se destacar e do quanto a educação é um único meio de mudar uma realidade de uma pessoa.  

Mostra o quanto as crenças limitantes podem nos podar na vida. A protagonista se destacava desde muito pequena soletrando mas, tinha medo de competir no concurso, achava que não conseguiria. Foi necessário seu mentor quebrar estas limitações. A protagonista lida todo o tempo com o medo do fracasso, fechando com a seguinte frase motivacional nos momentos finais: "o medo está na sua cabeça". 

Apresenta também a dificuldade que mães que criam sozinhas seus filhos enfrentam. 


Título brasileiro: Prova de Fogo - Uma História de Vida
Título Original: Akeelah and the Bee
Ano Lançamento: 2006
Gênero do filme:  Drama / Aventura
País de Origem: EUA
Duração 112 minutos
Direção:  Doug Atchison
Estúdio/Distribuição: Video Filmes

Assista o filme completo, dublado gratuitamente no ok.ru, neste link: ok.ru/video/27810859634  (verificado  a disponibilidade em maio de 2023)







Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários