O que é a camada de Ozônio?

O ozônio é um gás que existe na natureza, formando uma camada acima de aproximadamente 15 000 metros de altitude, a partir da superfície terrestre. A camada de ozônio é importantíssima para o nosso planeta, pois funciona com um filtro protetor contra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol.


Imagem do buraco na camada de ozônio
O buraco na camada de ozônio (mancha azul escura) no planeta terra.


O que é a camada de ozônio?

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida.  Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.
Na atmosfera, a presença da radiação ultravioleta desencadeia um processo natural que leva à contínua formação e fragmentação do ozônio. (Fonte: Site WWF Brasil)
Mas esta camada está sendo destruída. E quem está provocando essa destruição é o próprio homem, através de uma substância que inventou, chamada clorofluorcarbono (CFC) ou freon. 

Essa substância é utilizada em sprays, produtos de limpeza, tintas, circuitos de refrigeração de geladeira e de ar-condicionado, embalagens de plástico para sanduíches, etc. Liberado para a atmosfera, o freon sobe, atingindo a camada de ozônio e destruindo-a aos poucos.

Recentemente descobriu-se que, além do CFC, outras substâncias também são responsáveis pela destruição da camada de ozônio. 

Porém, também existe uma linha de pensamento científico que defendo a camada de ozônio como sendo um mito.


Referência da citação:
 https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/ - acesso em 05/01/2018

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários