.

Plano de aula sobre cidadania, direitos e deveres

. .

Esta é mais uma opção de plano de aula sobre cidadania para você aplicar em sala de aula

Já apresentamos aqui no blog, um plano de aula completo sobre cidadania, utilizando a construção de uma maquete.  Nesta outra opção de aula, elaboramos um plano de aula para um outro tipo de público, focado nos direitos e deveres e trabalhando com música.

Objetivo geral do plano de aula

Proporcionar um espaço no qual os adolescentes se apropriem da condição de cidadãos.

Objetivos específicos:

  • Esclarecer o conceito de cidadania e sua construção ao longo da história;
  • Possibilitar que os adolescentes compreendam seus direitos e deveres;
  • Fomentar uma reflexão crítica acerca do exercício da cidadania frente às diferenças sociais.

Contéudo

  • Direitos e deveres;
  • Desigualdades sociais que se intensificam a depender do território da cidade;

Materiais

  • Lápis
  • Borracha
  • Tesoura
  • Cartolina (de acordo com o número de grupos)
  • Revistas (pode trocar por uma pesquisa de imagem no computador)
  • Cola
  • Lápis de cor
  • Régua
  • Canetinhas
  • Caixa de som
  • Pen drive com o áudio que será trabalhado

Desenvolvimento do plano de aula sobre cidadania:

  1. Distribuição da letra da música "Até Quando" (Gabriel o pensador) e áudio da mesma, acrescentando a frase: "Na mudança do presente a gente molda o futuro ". Pode escrever na lousa esta frase. (10 minutos);
  2. Discussão da música articulada com o conceito de cidadania que será apresentado aos adolescentes (25 minutos);
  3. Dividir a turma em pequenos grupos ( 4 adolescentes) para que cada grupo invente uma letra de música ou desenhos que expresse algo que compreenderam após a discussão sobre cidadania (40 minutos);
  4. Apresentação das criações (20 minutos);
  5. Ao final, faça uma roda de conversa, plenário ou outra forma de debate, para ul fechamento que junte o conceito e sua história, a música dos racionais e as produções apresentadas pelos adolescentes (25 minutos).
  6. Este plano de aula sobre cidadania, direitos e deveres pode ser alterado, por exemplo, escolhendo outra música de acordo com a realidade dos alunos. Sugestão de letra: "Da ponte pra cá" (Racionais). Neste caso troque a frase do item 1 por : " na selva de pedra você vale o que tem".
Publicidade:

Conteúdo de apoio para o plano de aula

ATÉ QUANDO (Gabriel o Pensador)


Não adianta olhar pro céu

Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

Até quando você vai ficar usando rédea?
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
Muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada
Até quando vai ficar sem fazer nada
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando você vai levando

A princípio esta música apresenta questões polêmicas. O objetivo é estimular o debate. Lembrando, que a posição do professor nesta aula é de neutralidade e de mediação. Estimule o debate sadio entre os alunos.

Texto de apoio: Cidadania: o que é?

Este plano de aula admite adaptações para sua aplicação, podendo alterar a música a ser trabalhada ou até a atividade.


Nenhum comentário

Agradecemos o seu comentário! Em breve ele será publicado.