Plano de Aula - Cidadania

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Esta aula é uma opção para alguma disciplina ou para projetos de contraturno escolar, como o Mais Educação e outros.  Este plano de aula sobre cidadania pode ser aplicado nas aulas de sociologia, por exemplo, isto fica a critério do professor ou educador.


Público Alvo: Adolescentes no Ensino Fundamental ou Médio;
Tempo da Aula: 2 horas

Objetivo Geral: Proporcionar a reflexão e a discussão acerca do exercício da cidadania no cotidiano dos adolescentes.

Objetivos Específicos:
  • Fomentar o sentimento de pertencimento a uma coletividade.
  • Proporcionar uma compreensão acerca dos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros; Apresentar o histórico da cidadania no Brasil e no mundo diferenciando direitos concedidos pelo Estado e conquistas de movimentos populares;
  • Problematizar a diferença entre a cidadania garantida pela legislação e o exercício da cidadania nas diferentes regiões e classes sociais que coexistem na cidade.
Neste plano de aula sobre cidadania, escolhemos a atividade
da maquete. Trabalhe sempre com criatividade. 

Conteúdos:

  • O conceito de cidadania ao longo da história;
  • Direitos e deveres de um cidadão brasileiro;
  • Infraestrutura da sociedade onde eles vivem (real x ideal);

Materiais:

  • Placa de isopor ou papelão
  • Molduras de papel
  • Caixinhas de fósforo
  • Cola
  • Tesoura
  • Lápis
  • Canetinha
  • Borracha
  • Apontador
  • Mapa da cidade
  • Maquete para cortar e colar (é uma atividade divertida, interessante e usada em sistemas educacionais de outros países). Neste caso, é dispensável a maioria dos materiais anteriores. O professor deve imprimir a maquete de acordo com o número de equipes que planeja trabalhar. Acesse e imprima o material neste link: https://paperm.jp/download/paper/pdf/craft/vc_spcar_e.pdf

Desenvolvimento da aula:

  1. Inicialmente, será apresentado o mapa da cidade (onde está localizado a escola), para que os adolescentes localizem o bairro onde vivem, depois, a região com maior concentração de adolescentes será a região a ser trabalhada na aula de cidadania (Tempo desta atividade: 10 minutos);
  2. Após localizarem seus locais de moradia, os adolescentes construirão uma maquete com o bairro onde vivem, colocando todos os lugares que eles conhecem, frequentaram ou frequentam. Caso prefiram, podem desenhar em uma grande cartolina. Se a opção foi pela maquete de recortar e colar a atividade segue o mesmo rumo, com algumas mudanças. Este plano de aula sobre cidadania é adaptável (Tempo desta atividade: 60 minutos);
  3. Feita a maquete ou o desenho, o professor perguntará aos adolescentes: o que vocês gostariam que tivesse no bairro e não tem? Quais equipamentos culturais vocês conhecem na cidade? E educacionais? E de saúde? E para praticar esporte? Onde se divertem? A cada resposta, o professor afirmará os direitos que devem ser garantidos com políticas públicas e problematizará os acessos (Tempo desta atividade: 30 minutos);
  4. Roda de conversa abordando: a percepção dos alunos sobre a maquete considerando as semelhanças e disparidades entre o real e o ideal; o histórico da cidadania no Brasil e a diferença entre cidadania ativa e passiva (Tempo desta atividade: 20 minutos);
Dica: Procure estudar o tema anteriormente ou, tenha um slide ou algo pronto para explicar o conceito de cidadania. Não apresentamos slides neste plano de aula sobre cidadania, para auxiliar a aplicação do tema em locais sem os recursos necessários para a correta exibição.

Texto de apoio para o professor :
Reflexões sobre o Conceito de Cidadania e suas bases históricas no Brasil - Fernanda Guimarães Correia - Disponível em: http://www.achegas.net/numero/43/fernanda_correia_43.pdf



Elaborado por : Equipe Blog Mais Educação
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