Como preparar uma aula interessante: cinco dicas infalíveis

Saber como preparar uma aula interessante faz diferença

Professor ensinando
Um jogo pode ser educativo e tornar sua aula mais interessante (pxhere)

Um dos maiores problemas de vários educadores está em prender a atenção dos alunos e faze-los se interessar pelo conteúdo. Saber como preparar uma aula interessante, que misture um pouco de diversão, tecnologia, dinâmicas e surpreenda seus alunos, é extremamente relevante para se tornar um educador(a) de sucesso. Siga as dicas abaixo e as aplique quando lecionar seu conteúdo:


Prepare um roteiro para sua aula interessante

Já falamos aqui sobre como preparar um plano de aula. É um roteiro básico, porém falho em algumas vezes. Certamente, é o modelo mais usado, cobrado e aplicado na maioria das escolas, porém isto não significa que você deva sempre seguir este modelo.

Crie o seu modelo próprio, adaptado a realidade que leciona. Muitas vezes, planos de aula com muitos objetivos não alcançam nenhum resultado. Crie objetivos simples para seu roteiro ao preparar uma aula interessante. Coloque o mínimo do mínimo como objetivo, aquilo que sabe que sua classe vai alcançar. E tenha sempre uma atividade a mais no roteiro, caso ele se esgote antes do tempo.

Use e abuse da tecnologia

Use multímidia, televisor, projeção, e até os celulares dos alunos! Sim, já falamos aqui como usar o whatsapp em sala de aula e, existem muitos outras maneira de usar este aplicativo a favor do sucesso para preparar  sua aula interessante. Por exemplo, você pode colocar um exercício no quadro e  solicitar a resposta dos grupos via Whatsapp. Desafie os alunos a competir. Aliás, este é o próximo ponto....

Desafio os alunos a competirem 

A competição estimula o aprendizado. Divida a sala em grupos, em equipes ou como preferir. Faça uma competição saudável, elogie e premie os melhores. Em certa escola que visitei, a educadora dividia a sala em quatro equipes na aplicação das atividades, os vencedores ganhavam deliciosos pirulitos, algo bem simples mas significativo. Deixe de lado a pedagogia falida que diz que: "os outros ficarão com vontade". Isto não funciona! 
As crianças devem aprender desde cedo, a perderem, a se frustarem e a como lidar com isto.Certamente, irão se esforçar da próxima vez, não pelo pirulito mas, pela vontade de serem reconhecidos como vencedores.

Não seja um educador previsível

Ninguém gosta de assistir um filme que já se sabe o roteiro e o final. Da mesma forma, ninguém se interessa por uma aula que já se sabe como vai ocorrer. Surpreenda os alunos sempre que possível. O que para você é simples, para eles pode ser extraordinário. 
Uma atividade fora da sala de aula, um convidado especial para a aula, uma paródia musical, uma dinâmica de abertura do conteúdo, um jogo como forma de concretizar o que foi aprendido... existem várias formas. Seja criativo e imprevisível!



Alunos em atividade fora da sala de aula
Uma atividade fora da sala de aula torna aprender mais interessante.



Adapte o conteúdo a linguagem dos alunos

Um certo Galileu ensinava à mais de 2000 anos por parábolas. Deixando de lado a visão religiosa e, focando na pessoa humana de Jesus de Nazaré, vemos que ele usava desta forma de ensino por ser mais fácil do seu público entender. Certamente, se falasse difícil, com palavras eruditas, seria mal entendido. Ele usava de exemplos comuns, tirados do meio da realidade do povo que o ouvia para ensinar. Para preparar  uma aula interessante siga o mesmo caminho: sublinhe no conteúdo as palavras de difícil interpretação, troque por algo mais popular ou tenha um exemplo prático para explicar aquilo.

Estimule os alunos a tornarem a aula interessante

Até agora falamos somente do papel do educador para preparar uma aula interessante. Porém, todos os seus esforços serão em vão se os seus alunos não entrarem no clima. Então, o segredo de como preparar aulas interessantes e ter sucesso aplicando-as, é saber estimular a criatividade nos alunos. Este processo é lento e gradativo. Conforme os alunos vão se envolvendo com sua dinâmica de aula, vão se tornando mais interessados e criativos. Certamente não cantarão com você a paródia que preparou logo na primeira semana mas, se ir pelo caminho certo, em breve eles estarão compondo as suas próprias paródias.


Edição:
Equipe Mais Educação

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários