Como fazer um plano de aula

A maior dificuldade de um professor iniciante é o planejamento. Durante o curso universitário aprendemos como fazer um plano de aula detalhadamente e com muita qualidade e pesquisa. Com o tempo, vamos adquirindo hábitos nada saudáveis de não preparar aula, ou contar com o apoio somente do livro didático. Alguns ficam tão viciados neste hábito que se tornam o próprio livro! Não tem criatividade própria, ou síntese elaboradas. Vivem para lecionar através do livro didático e, deixam para trás como preparar um plano de aula
Aula sem criatividade, só falar, falar, e falar assuntos decorados
Este tipo de aula dispensa preparação.

E como tirar este "vício" tão presente e começar a preparar aulas de qualidade e com mais rapidez? Como otimizar o planejamento? 

Normalmente, o plano de aula que aprendemos na faculdade segue o seguinte roteiro:
  1. Tema da aula - sobre qual assunto vamos aprender hoje?
  2. Objetivos gerais - o que eles devem ao final da aula ter aprendido?
  3. Objetivos específicos - qual habilidade vamos desenvolver?
  4. Recursos - Irei usar a lousa? Irei trabalhar com música? Se sim, então preciso de um aparelho de som. Irei usar o projetor? Se sim, então reservo o mesmo. Esta parte é importante para que tudo saia como esperado.
  5. Cronograma da aula - quanto tempo? qual momento os conteúdos serão aplicados? Faça um roteiro detalhado.
  6. Conteúdo - o conteúdo em si. Não é necessário redigir todo o material na folha, embora por questões de reuso,  seja prático ter tudo documentado. 
  7.  Avaliação - quais atividades serão feitas para avaliar o que aprendemos em sala de aula?
Basicamente, é este o roteiro. Durante a vida acadêmica preparar um plano de aula nesses moldes é fácil e prazeroso porém, ao ingressar na carreira de professor, "esquecemos " como preparar um plano de aula. A falta de tempo, a falta de recursos e a desgastante jornada dos professores, acaba por desencorajar ou até não permitir este luxo. No Brasil a hora atividade é vista ainda como hora não trabalhada.




Existem muitos modelos prontos de plano de aula na internet, seguindo o roteiro básico. Já usei vários destes. Mas, como citado acima nossa tempo é curto. Fica difícil conseguir preparar uma aula com a qualidade que professor deseja. Como solução, você pode optar pelo plano de aula simplificado.

Consiste basicamente em utilizar uma planilha para registro de vários planos de aula. Cada registro deve contar com a data da aula, tema, objetivos específicos, atividades planejadas e material a ser utilizado. Cada folha impressa cabem de quatro a cinco aulas. Fica mais prático e o planejamento pode ser tão criterioso como no modelo tradicional. Veja um exemplo:
Plano de aula modelo simplificado 

Para que este modelo de plano de aula funcione você deve:

  • Planejar todos os materiais que irá usar durante o curso/ disciplina durante o semestre ou ciclo.
  • Planejar cada aula com atividades que cubram todo o tempo da aula com folga. 
  • Prever que algo saia errado - o vídeo pode não funcionar, o tempo pode estar chuvoso e não permitir a aula ao ar livre, etc. - tenha sempre uma carta na manga para imprevistos.
  • Ter sempre duas atividades diferentes e motivadoras para o mesmo tema. Pode utilizar de dinâmicas, jogos, etc.
  • Cada aula deste esquema deve se ligar com a outra. Não pule etapas. 
  • Ter estabelecido regras em sala de aula, as mesmas devem estar bem claras para os alunos.
Um plano de aula deve evitar ter muitos objetivos específicos. Colocar algo no papel é muito fácil, o difícil é colocar em prática tudo o que planejou. Muitos aprendem como fazer um plano de aula apenas por formalidade. Lecionar deve ser prazeroso e a burocracia institucional não pode matar a criatividade do professor. As próximas aulas prontas que serão postadas no blog seguirão esta linha: menos burocracia, mais criatividade e conteúdo. 


Cassemiro Luis / Luciane Gasparin








Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários