Plano de aula sobre empreendedorismo: Conceitos e Expectativas

 Empreendedorismo: Conceitos e Expectativas

Objetivo geral

Apresentar o conceito de empreendedorismo social, buscando relação com as ideias e preceitos de empreendedores de sucesso.

Objetivo específico

Revisitar a própria história a fim de exercitar o autoconhecimento
Compreender o conceito de empreendedorismo

Público alvo: Alunos do ensino médio.

Tempo de aula: 45/ 50  minutos

Materiais necessários:
• Cartolina e/ou papel Kraft
• Lápis
• Folha de sulfite
• Canetinhas coloridas.

Plano de aula sobre empreendedorismo: Conceitos e Expectativas


DESENVOLVIMENTO DA AULA:

1. Roda de conversa: trabalhar uma história /notícia/matéria sobre alguma ação empreendedora (preferencialmente que os alunos compartilhem). 
Observação:  Esta história escolhida pode ser de uma pessoa anônima em uma comunidade local, ou mesmo de pessoas conhecidas que realizaram, em algum momento da vida, alguma ação empreendedora.
Construir coletivamente o que é ser empreendedor, levantando as principais características que apareceram na discussão. Finalizando a roda de conversa, é importante que o instrutor apresente o novo modelo de empreendedorismo social que será desenvolvido na etapa seguinte da aula.

2. Estudo de caso: Dividir os alunos em grupos para que eles possam discutir e criar uma ação empreendedora nas seguintes situações.
Dica: As ações empreendedoras podem ser pensadas a partir do levantamento feito pelos alunos sobre o que falta em suas comunidades.
- Carência de atividades culturais e esportivas no bairro, (quadras sem condição de uso, parque de lazer para crianças com brinquedos enferrujados, difícil acesso aos museus, bibliotecas, etc)
- Realização de festas de datas comemorativas (ex. festa de 15 anos, aniversário do bairro, festa junina, etc)
- Planejamento familiar (discussão sobre o índice de gravidez na adolescência, falta de informação sobre métodos contraceptivos, etc)
- Posse responsável de animais (maus- tratos de animais: falta de informação sobre castração, vacinação e etc)

3. Cases: A partir das ideias acima, o professor deve construir cases (histórias de sucesso de empreendedores), que possibilitem a discussão, considerando as problemáticas e levando em conta a viabilidade das ações propostas.

4. Criação de cartazes: Em seguida, os alunos deverão apresentar suas propostas através de textos ou imagens, construindo cartazes.

5. Finalização: O professor deverá retomar o objetivo da aula e verificar se a proposta foi alcançada.

Contextualização - Material de Apoio

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, associando-se claramente à inovação.
O empreendedorismo tradicional está ligado à valorização do lucro, ou seja, está pautado no sistema capitalista no qual o principal objetivo é a obtenção do capital. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo é a premissa do empreendedor tradicional.
O termo empreendedorismo social, por vez, pode se referir a qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito de avançar causas sociais e ambientais. Essa iniciativa pode ser com ou sem fins lucrativos, já que nesta perspectiva, o objetivo final deixa de ser estritamente a obtenção de lucro e sim o desenvolvimento do capital humano.
Este conceito está pautado na economia solidária (modelo que contrapõe o capitalismo, por ser uma economia centrada na valorização do ser humano e não do capital) que tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.
Neste modelo, ações empreendedoras visam a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do potencial humano, podendo ser a geração de renda o produto desta ação. Posto este cenário, as cooperativas são importantes maneiras de organização, já que são associações de pessoas e/ou grupos com os mesmos interesses para obter progresso social que beneficie a todos; buscando uma perspectiva mais igualitária, menos alienada e autogerida de trabalho.
Outro ponto importante da economia solidária e do empreendedorismo social é o desenvolvimento local. Ao se mobilizar pessoas e instituições buscando a transformação da economia e da sociedade local, cria-se oportunidades de trabalho e de renda, superando as dificuldades para favorecer a melhoria das condições de vida da população local.
Apesar do novo olhar e da premissa deste modelo social de empreendimento, a capacidade de empreender envolve os mesmos quesitos que um empreendedor tradicional necessita desenvolver, são eles:
- ser criativo
- ser ousado
- ser dinâmico
- aproveitar as oportunidades
- fazer a análise da demanda e criar a partir delas
- ser inovador
- idealizar e concretizar
- ter jogo de cintura
- ter iniciativa

Este plano de aulas atende os parâmetros do novo ensino médio. Referência  Registro de Classe Online (RCO) - SEED - Paraná

Autores: Equipe Mais Educação

Referências e sites para pesquisa:
www.wikipédia.org (economia solidária, empreendimento social)
www.brasil.gov.br/empreendedor/profissionalizacao/empreendedorismo-social

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