Roda de conversa em sala de aula: como fazer?

 Roda de conversa em sala de aula: metodologia e objetivo

O que é uma roda de conversa? Qual a metodologia devemos utilizar em sala de aula? Os objetivos da roda de conversa em sala de aula devem ser planejados? Estas são algumas das muitas perguntas que este artigo buscará responder. 

A roda de conversa surge no contexto do professor como um motivador, deixa de lado a figura do mestre e se apresenta como um facilitador, um promotor de ideias. Embora, esta metodologia derive da filosofia, que busca conhecer o contexto próprio de cada individuo, a mesma se tornou adaptável em qualquer disciplina, curso, grupos e até mesmo em reuniões de empresa.

Como fazer uma roda de conversa em sala de aula

O primeiro conhecimento que precisamos observar é que cada professor é único e cada classe de pessoas juntas também. Sendo assim, a mesma forma de aplicar uma roda de conversa em alunos do ensino infantil é diferente da aplicada em alunos do ensino médio. A variação pode até mesmo ocorrer, em grupos de culturas diferentes.

O princípio básico de uma roda de conversa é preparar o ambiente. Em forma de círculo ou semicírculo, nunca carteiras enfileiradas. Sentados nas cadeiras ou até mesmo sentados no chão se o ambiente permitir.  É importante que todos consigam se ver. Se o ambiente não permitir movimentar as carteiras, pode-se fazer a roda de conversa até mesmo em pé. 

Jamais faça uma roda de conversa na área externa da sala de aula, exceto se a aula será integralmente aplicada fora do ambiente da sala de aula.

Na roda de conversa o professor atua como facilitador: não responde, questiona, instiga a participação. Deve ocupar um local de destaque.

Roda de conversa em sala de aula


Metodologia da roda de conversa em sala de aula

Toda roda de conversa precisa de um tema. No geral, deve ser algo relacionado ao tema que será proposto na aula. O facilitador deve ser quem vai orientar o tema, trazendo uma notícia, explanando sobre um tema, passando um vídeo curto, tocando uma música, lendo um trecho de um livro, entre outras possibilidades. 
Exemplos de variação de temas, você poderá observar nos planos de aula postados neste blog. 

Em classes escolares de crianças, o cuidado no preparo do espaço da sala de aula deve ser maior. E a preparação também. 
A metodologia da roda de conversa em uma classe de educação infantil por exemplo, deve ser voltada a interação das crianças, aprender a ouvir o outro, esperar sua vez e a perguntar. Não confundir com a prática da roda de leitura. O facilitador deve trabalhar não somente com o estímulo oral, mas o visual e em algumas situações o motor.  
Embora o professor fique tentado a teatralizar a roda de conversa, deve ter sempre em mente que o foco é os alunos e são eles que devem ser os destaques.  

Em educação infantil ou fundamental 1, por exemplo, uma metodologia muito usada em rodas de conversa é a construção do tema. Nesta opção, o facilitador trabalha com uma música gestual, introduzindo logo após um pequeno conto que leva ao tema, sempre envolvendo os alunos em várias ações (levantar, gesticular, falar, mostrar), de forma a conquistar a atenção e manter o foco na aula. Lembre-se que nesta faixa etária as crianças são mais agitadas, o que pede sempre um estímulo a mais.

Já em classes com jovens e adolescentes, a metodologia exige mais atenção com os assuntos que eles irão trazer até a roda de conversa, muitos baseados na realidade do ambiente familiar e social. Em uma aula normal de 50 minutos, a conversa deve ser de no máximo 10. Portanto, é fundamental que o facilitador esteja atento a conduzir o tempo, de forma que a maior quantidade de alunos participe. 

O facilitador(professor) pode preparar uma dinâmica ou assunto antecipadamente com os alunos, caso seja necessário algum tema ou atividade mais complexo. Exemplo: pedir para cada aluno trazer uma caixa de fósforo vazia para a próxima aula, assistir determinado dicionário, ler algo sobre determinado tema, observar algo no meio ambiente, entre outros. 
O papel do facilitador em uma roda de conversa em sala de aula, como já foi dito, não é falar da sua experiência, não é opinar sobre o tema, é se fazer um jardineiro de ideias e de estímulos. 

No plano de aula  o professor já deve elaborar o tema da roda de conversa , com foco no conteúdo que será abordado e já prevendo o uso de alguma dinâmica ou material. Ter também uma "colinha" com as perguntas ou frases para estimular a participação é sempre bem-vinda.

Objetivo da roda de conversa

Alguns dos objetivos de uma roda de conversa em sala de aula:
- Estimular o raciocínio lógico;
- Estimular a convivência em grupo;
- Aprender a ouvir o outro;
- Possibilitar que o aluno desenvolva a comunicação, aprendendo a formular respostas a partir de uma análise do tema. 
- Construir a relação do conhecimento que será apresentado com o conhecimento já vivido
- Despertar o interesse dos alunos sobre o tema da aula
-  Reduzir a indisciplina 
- Possibilitar ao professor um conhecimento maior sobre cada aluno
- Estimula a fala e a criatividade
- Torna os alunos mais desinibidos e envolvidos na aula ou atividade

O que não é uma roda de conversa em sala de aula:

- Debate de ideias 
- Não é um reunião.
- Lavação de roupa suja, discussão.
- Professor contar da sua vida
- Brincadeira sem objetivo pedagógico, somente para entreter as crianças
- Não é um teatro onde o professor interpreta e as crianças assistem
- Desabafar da vida
- Só o professor fala e os alunos pouco participam
- Contação  de histórias para crianças

Autor: Cassemiro Luis Berdack


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