Novo Ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro, nomeou nesta segunda (08) o novo ministro da educação

Como já era esperado, o presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta segunda-feira o ministro da educação Ricardo Velez Rodriguez.  O mesmo já vinha enfrentando questionamentos sobre o seu trabalho frente ao ministério, fazia algum tempo. Em seu lugar, foi nomeado o professor e economista  Abraham Weintraub.


Foto do novo ministro da educação
Abraham Weintraub.(R7)



Abraham Weintraub

Professor, economista e especialista em direito previdenciário. Weintraub foi um dos integrantes da equipe do governo de transição comandada pelo atual ministro Onyx Lorenzoni¹. O novo ministro já fazia parte do governo.

Abraham Weintraub é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo  e mestrado  stricto sensu em administração na área de finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 
Atualmente ele é também  professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atuou no mercado financeiro por mais de 20 anos. 

O MEC sofreu várias baixas e demissões nos últimos meses, certamente o novo ministro da educação terá como prioridade colocar "ordem na casa", antes de deliberar alguma ação mais concreta.

Polêmica com alunos

Em 13 de novembro de 2017, o então deputado Jair Bolsonaro lançou em sua página do Facebook uma nota defendendo um Banco Central independente assinada pelo professor da Unifesp e de seu irmão Arthur Weintraub.

Alguns dias após, estudantes dos centros acadêmicos de Economia e Relações Internacionais e do diretório acadêmico XIV de março lançaram posicionamento público em desagravo ao apoio dos professores ao candidato à presidência do PSC.

Os dois professores responderam à nota dos estudantes em tom jocoso e desvirtuam o conteúdo do debate afirmando que os alunos de economia “puxam a média do campus para baixo” e que “esperam ansiosamente pela ditadura do proletariado”.

Depois do ocorrido, estudantes afirmam que estão recebendo ameaças de seguidores do deputado.²






¹ - BBC Brasil: Quem é Abraham Weintraub, o novo ministro da Educação do governo Bolsonaro -  https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47859934
² Revista Fórum: Alunos da Unifesp sofrem perseguição por criticar professores que apoiam Bolsonaro: https://www.revistaforum.com.br/alunos-da-unifesp-sofrem-perseguicao-por-criticar-professores-que-apoiam-bolsonaro/

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários