Plano de Aula - Comunicação Oral e Escrita
Plano de aula para a disciplina de português. Tema: Comunicação Oral e Escrita
Tema: Comunicação oral e escrita.
Objetivo Geral: Compreensão da diferença sobre a fala e a escrita na língua portuguesa.
Este plano de aula está previsto para a aplicação em uma aula de 45 minutos.
Público alvo: Alunos do 1° ano do Ensino Médio
Público alvo: Alunos do 1° ano do Ensino Médio
Conteúdos do Plano de Aula:
Escrever e Falar
- A língua escrita constitui uma tentativa de reprodução da língua falada, entretanto não é tão maleável como esta.
Na língua falada, podemos fazer com que, através da entonação, uma mesma frase adquira sentidos diferentes.
O modo como se pronuncia uma palavra ou se diz uma frase ajuda a destacar o que queremos dizer. Por exemplo, podemos ler a frase Essa é minha namorada pelo menos de dois modos diferentes, variando o sentido que atribuímos a ela:
1° exemplo:
"Essa é minha namorada" - entonação descendente, caracterizando uma simples afirmação.
2° exemplo:
"Essa é minha namorada" - entonação que destaca a palavra minha , reforçando a ideia de posse.
Além disso, na comunicação oral atua, também elementos não-verbais, como os gestos, que ajudam a reforçar a mensagem que queremos transmitir.
Em vista dessas diferenças de recursos entre a língua oral e a língua escrita, não devemos pensar em escrever como se fala, pois trata-se de dois tipos de comunicação bem distintos.
Atividades práticas
1. Que sentidos você é capaz de atribuir a estas frases, variando apenas a entonação?
- Sabe de uma coisa? Ele me contou tudinho o que aconteceu entre vocês.
- Posso saber se você vai sair hoje à noite?
- Vejam só que belo presente eu ganhei.
- "Não" - disse ele num murmúrio.
- "Não!" - exclamou ele, amedrontado.
- "Não?!" - exclamou ele, surpreso.
- "Não..." - disse ele, pensativo.
- "Não!" - disse ele, chorando.
- "Não" - disse ele, secamente.
- "Não!..." - gritou ele, fora de si.
3. Forme uma dupla de leitores em sua classe e leia em voz alta os textos apresentados a seguir. Depois, comente as interpretações, destacando as diferenças que houve em cada leitura.
Para esta atividade, utilize os seguintes textos já publicados neste blog:
- Entrevista de Luis Fernado Verissimo.
- Diálogo de todo dia de Carlos Drummond de Andrade
Para esta atividade, utilize os seguintes textos já publicados neste blog:
- Entrevista de Luis Fernado Verissimo.
- Diálogo de todo dia de Carlos Drummond de Andrade
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários