Plano de Aula - Comunicação Oral e Escrita - Mais Educação
.

Plano de Aula - Comunicação Oral e Escrita

. .
.

Plano de aula para a disciplina de português. Tema: Comunicação Oral e Escrita


Tema: Comunicação oral e escrita.

Objetivo Geral: Compreensão da diferença sobre a fala e a escrita na língua portuguesa.
Este plano de aula está previsto para a aplicação em uma aula de 45 minutos.

Público alvo: Alunos do 1° ano do Ensino Médio

pessoas conversando tomando café


Conteúdos do Plano de Aula:

Escrever e Falar



- A língua escrita constitui uma tentativa de reprodução da língua falada, entretanto não é tão maleável como esta.

Na língua falada, podemos fazer com que, através da entonação, uma mesma frase adquira sentidos diferentes. 
O modo como se pronuncia uma palavra ou se diz uma frase ajuda a destacar o que queremos dizer. Por exemplo, podemos ler a frase Essa é minha namorada pelo menos de dois modos diferentes, variando o sentido que atribuímos a ela:

1° exemplo:
"Essa é minha namorada" - entonação descendente, caracterizando uma simples afirmação.

2° exemplo:
"Essa é minha namorada" - entonação que destaca a palavra minha , reforçando a ideia de posse.

Além disso, na comunicação oral atua, também elementos não-verbais, como os gestos, que ajudam a reforçar a mensagem que queremos transmitir.
Em vista dessas diferenças de recursos entre a língua oral e a língua escrita, não devemos pensar em escrever como se fala,  pois trata-se de dois tipos de comunicação bem distintos. 

Atividades práticas

1. Que sentidos você é capaz de atribuir a estas frases, variando apenas a entonação?
  1. Sabe de uma coisa? Ele me contou tudinho o que aconteceu entre vocês.
  2. Posso saber se você vai sair hoje à noite?
  3. Vejam só que belo presente eu ganhei.
2. Leia com a entonação adequada a palavra não nestas frases, considerando as informações dadas.
  1. "Não" - disse ele num murmúrio.
  2. "Não!" - exclamou ele, amedrontado.
  3. "Não?!" - exclamou ele, surpreso.
  4. "Não..." - disse ele, pensativo.
  5. "Não!" - disse ele, chorando.
  6. "Não" - disse ele, secamente.
  7. "Não!..." - gritou ele, fora de si.

3. Forme uma dupla de leitores em sua classe e leia em voz alta os textos apresentados a seguir. Depois, comente as interpretações, destacando as diferenças que houve em cada leitura. 

Para esta atividade, utilize os seguintes textos já publicados neste blog:
- Entrevista de Luis Fernado Verissimo.   

- Diálogo de todo dia  de Carlos Drummond de Andrade

No comments

Agradecemos o seu comentário! Em breve ele será publicado.