Plano de Aula sobre Adição - Ensino Fundamental
Plano de Aula Adição
Este plano de aula foi elaborado para alunos do ensino fundamental. Pode ser aplicado em qualquer série, dependendo do conhecimento e desenvolvimento da classe. O tema desta aula é adição.
Adição ou juntar, somar. |
Objetivos do Plano de Aula
- Compreensão dos significados das operações para aplicá-las no dia a dia;
- Possibilitar que o aluno se familiarize com o conceito dessa operação;
Recursos utilizados:
- Lousa;
- 12 lápis
- 20 palitos de sorvete
- 10 tampinhas de refrigerante
Cronograma
- 1 aula de 50 minutos
Conteúdo da Aula
A primeira ideia de adição que os alunos devem aprender neste plano de aula, é o conceito básico: A adição significa juntar quantidades.
É básico, que para esta aula os alunos já saibam contar, conheçam a numeração básica.
Inicie com uma atividade visual.
- Coloque 2 lápis em cima de uma carteira. Em seguida, coloque mais 5 lápis. Junte todos esses lápis e lance a pergunta: Quantos são?
- Mostre 3 dedos na mão direita e 3 dedos na mão esquerda. Juntando esses dedos lance a pergunta: Quantos são?
Elogie as respostas corretas. Fique atento aos alunos receosos ou acanhados.
Continue com a dinâmica de juntar objetos, podendo variar de tipos. Exemplo: 5 palitos, com mais 3 tampas.
Proponha outra atividades concretas como essas usando as próprias crianças. Por exemplo, chame 4 meninas e depois 5 meninos à frente da sala. Depois, pergunte quantas crianças são ao todo, juntando meninas com meninos.
Veja também: Como preparar uma aula interessante.
Veja também: Como preparar uma aula interessante.
Envolta toda a classe nas atividades.
Atividades
As atividades devem respondidas em sala de aula. Os alunos podem, ordenadamente, utilizar os objetos trazidos pelo(a) professor(a).
1. Juntando objetos
Use objetos para descobrir e completar:
a) Juntando 5 tampinhas e 1 tampinha, ficamos com ___ tampinhas.
b) 6 palitos e 3 palitos, juntos, são ___ palitos.
c) Ao juntar 2 cadernos e 1 caderno, ficamos com ___ cadernos.
d) Agora é sua vez! Invente uma frase como essas. Peça a um(a) colega da sala que resolva:
Outras atividades a critério do(a) professor(a). Sugestão: verificar no livro didático.
Atividade prática e envolvente
Esta é uma atividade extra. A sua aplicação depende do nível de obediência e disciplina dos alunos em sala de aula. Esperamos que seja possível aplicar em sua classe.
Para esta atividade você vai precisar.
- Dois ou três dados pedagógicos grandes, preferência de 20 cm ou mais, ou
- 4 pares de dados comuns, pequenos.
- Um TNT para forrar o chão, caso não tenha uma sala apropriada.
Divida a sala em equipes. Três, quatro, cinco ou mais alunos formam um grupo ou uma equipe. O ideal é formar as equipes logo no começo do ano letivo, mantendo as mesmas até o final.
Atividade 1 - Se utilizar somente os dados pedagógicos: O professor deve lançar os dois dados no chão, um de cada vez. A equipe que souber a soma primeiro dos números, corre para responder. Utilize uma sineta de recepção, ou outra coisa que marque quem chegou primeiro. O professor vai anotando a pontuação das equipes no quadro.
Atividade 2- Se utilizar os dados simples: Coloque uma mesa no centro da sala. Um membro de cada equipe se aproxima com os dados. O mesmo lança os dados na mesa, como desafio para o membro da outra equipe. Caso ele responda errado, outro membro da equipe se apresenta para responder. Se acertar, a pontuação vale menos pois, a equipe acertou na segunda tentativa.
A atividade 2 foi adaptada da 1, para facilitar a aplicação total deste plano de aula. O ideal é sempre utilizar a atividade 1. Você pode construir um dado pedagógico em casa, com um caixote. No entanto, é recomendado que você adquira um.
Elaboração: Equipe Mais Educação
Revisão : Marcela Silva
Atividades: Cassemiro Luis
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários