O uso pedagógico do celular em sala de aula

Como transformar a tecnologia em aliada no processo de aprendizagem.

O celular é hoje, um dos grandes inimigos do aprendizado na maioria das salas de aula. Chegando ao ponto de alguns professores fazerem uso de bloqueadores de sinal de celular em sala de aula. Mas como fazer uso do celular para o benefício de um bom aprendizado? Será possível usar de forma pedagógica o celular em sala de aula? 

Já falamos aqui sobre o uso do whatsapp em sala de aula, como ferramenta de apoio para o professor. É uma ferramenta criada para comunicação a distância mas, pode ser usada para uma comunicação de resposta rápida e outros meios. Existem muitas possibilidades de trabalhar com esta ferramenta em beneficio do aprendizado.


Professor ensinando em sala de aula
Celular é uma fonte de distração para os alunos. 

O celular em sala de aula

De nada adianta proibir. Existem estados, como no Paraná, que tentaram por força de lei fazer cessar o uso do celular para meios "não pedagógicos". Não funcionou. A forma correta é enfrentar o problema e trazer para dentro dele uma solução.

Como dizia Paulo Freire, o professor deve desenvolver uma postura em sala de aula reflexiva. Sair da onda do professor padrão e passar a ser um professor pesquisador. É necessário ir além do uso do computador e televisão em sala de aula.

O uso pedagógico do celular em sala de aula, esbarra primeiro no interesse do professor em se dedicar a aprender algo novo. Sei da dificuldade de muitos professores para preparar aula. Sei, que os conteúdos muitas vezes são corridos, não tendo como se estudar com calma. Porém, o uso do celular como um instrumento pedagógico, pode até ajudar o professor a poupar tempo.
"O avanço da tecnologia coloca o professor sob o olhar crítico de uma educação problematizadora, dialógica e multidisciplinar. Não há mais lugar para uma educação fragmentada, pois "não" apenas cada parte do mundo faz cada vez mais parte do mundo, mas o mundo enquanto todo está cada vez mais presente em cada uma de suas partes "(MORIN; KERN, 1995, p.35).
Para que o celular seja usado como uma ferramenta pedagógica, é necessário que o professor aborte as ideias antigas e, esteja disposto também a aprender.

NÃO HÁ MAIS LUGAR PARA ENSINAR - Usando o celular para ensinar e aprender

Estamos passando por uma fase onde o professor deve aprender a aprender. Além de dominar os conteúdos, deve aprender a dominar novas metodologias que abordem as tecnologias. 

O celular hoje é quase tão essencial para as pessoas do que possuir uma TV. Logo, é comum que todos os alunos possuam um aparelho em sala de aula. 

O primeiro benefício de se ter os contatos dos seus alunos,  é poder informar qualquer problema que surgir. Aquela aula de campo que foi cancelada, ou alertar sobre aquela prova marcada um mês atrás.

E neste ponto entra uma questão importante: os pais devem estar cientes que o professor , por exemplo, formou um grupo no whatsapp com os alunos da classe. Isto serve para evitar problemas,  como serve  também para aproximar os pais da vida escolar dos filhos.

Eu recomendo, que se crie um grupo paralelo, somente com o contato dos pais. Desta forma, o professor pode manter um contato mais próximo e trabalhar em conjunto com a família. É interessante repassar com periodicidade para este grupo, o que está sendo ensinado em sala de aula.

Com o uso pedagógico do celular, a sala de aula pode ser estendida para além dos muros da escola. Não há mais lugar para ensinar.


Foto de trabalho em sala de aula

O celular como amigo do professor

Como citado anteriormente, o celular pode ajudar o professor a render mais o aprendizado em sala de aula. 

Veja algumas iniciativas adotadas por alguns professores que usam o celular como ferramenta pedagógica:
  • Antecipar o conteúdo - uma prévia do conteúdo pode ser enviada no grupo. Um vídeo curto falando sobre o tema da aula aplicado hoje. 
  • Comunicar imprevistos.
  • Solicitar uma pesquisa ou leitura antecipada sobre determinado tema.
  • Pedir uma foto ou imagem de algo relacionado ao tema que será abordado na aula.
  • Corrigir provas rapidamente.
  • E outras inúmeras possibilidades.
O uso pedagógico do celular em sala de aula, deve ter como objetivo desprender um pouco o aluno da velha metodologia. Deve fazer ele associar o conhecimento teórico com coisas práticas do mundo. 

O acesso à tecnologia, as milhares de informações na internet, não elimina o papel do professor em sala de aula. O professor atua como facilitador, mediador, orientador e guia no processo pedagógico, em que o celular será um instrumento de trabalho no processo do ensinar e aprender.

------------
Direitos cedidos ao Blog Mais Educação
Referência bibliográfica:
MORIN, E; KERN, A.B. Terra pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.

Para citar este texto:
MAIS EDUCAÇÃO. 1. O uso pedagógico do celular em sala de aula: Como transformar a tecnologia em aliada no processo de aprendizagem. 2018. Disponível em: <https://www.maiseducacao.blog.br/2018/10/o-uso-pedagogico-celular-sala-aula.html>. Acesso em: 25 out. 2018.




Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários