Comprar Diploma na Internet - O golpe

   Na busca de uma caminho mais fácil muitas pessoas recorrem a esta procura. Talvez você tenha chegado até este artigo por que está nesta situação. Entendo de certa forma este aparente desespero por um Diploma, seja ele de nível superior ou não. Em minha vida já pensei algumas vezes em comprar um diploma até por não ter nível superior na época e precisar de um ascensão imediata no emprego. Pesquisei, fiquei tentado mas não o fiz. E vou explicar os motivos que me levaram a não cair neste golpe que é aplicado em vários estados.

Você nunca saberá se está caindo em um golpe.

   
Sim isto é fato. Várias "empresas" e sites que prometem vender um diploma alegam ter convênio com várias instituições de ensino inclusive Universidades Federais. Acreditar que exista uma ou outra instituição corrupta que forneça a possibilidade de comprar um diploma até posso acreditar mas, que seja possível escolher entre uma lista de instituições é praticamente impossível.
Vários casos amplamente divulgados na imprensa onde o repórter foi atrás de comprar um diploma vemos que no final o mesmo comprovou ser falso, mesmo com o alto custo. Os vendedores alegam "nunca terem tido problema" e isto se deve a dois fatores:
  1. O desleixo de alguns Departamentos de Pessoal que não verificam a autenticidade dos documentos dos funcionários;
  2. A própria "sorte" da pessoa em não levantar suspeitas. Porém é uma roleta russa. Se descoberto a farsa sua carreira profissional está acabada.
   O acaso pode levar seu diploma comprado às mãos de alguma pessoa que tenha estudado na mesma instituição e poderá ser feito uma checagem. 

Tipos de Diplomas comprados

   Existem vários tipos de documentos que a pessoa que deseja comprar um diploma encontra disponível para venda. Alguns mais comuns são:
Comprar Diploma Ensino Médio - um dos mais procurados. Existem instituições que oferecem supletivo e na verdade vendem diplomas de ensino médio muitas vezes o candidato não precisa nem frequentar as aulas. Algumas escolas  agem como comparsas deste esquema. Na internet tem vários casos de pessoas presas por esta prática.
Comprar Diploma Ensino Superior - é amplamente divulgada mas é a fraude mais arriscada. Diferente do Ensino Médio é algo que exigirá a quem comprou um certo conhecimento na área para não levantar suspeitas. É o golpe mais fácil de descobrir.
Comprar Diploma Pós - Graduação - para progressão de carreira muitos servidores públicos caem nesta armadilha. É uma fraude mais difícil de levantar suspeitas mas ainda assim devido ao aumento deste tipo de ocorrência estão sendo descobertas com mais facilidade.
Comprar Diploma de Mestrado - Apesar de encontrar alguma menção na internet à venda de diplomas de Mestrado e Doutorado acredito ser algo mais difícil de se sustentar já que exige publicações de teses e outros conhecimentos o que torna fácil de se comprovar a fraude. 

   Vale lembra ainda o caso dos Diplomas falsos de candidatos que não sabiam do fato. É o caso de instituições de ensino descredenciadas do MEC ou no qual o curso não tinha autorização legal para funcionar. Neste caso o aluno cursou todo o período do curso mas na hora de buscar um emprego ou seguir adiante nos estudos descobre que seu Diploma não vale nada.

Consequências de comprar o diploma

   Além do prejuízo financeiro, moral e na sua carreira profissional a pessoa que compra o diploma pode ser indiciada por crime. Desde falsificação de documentos a outros.
   O funcionário que compra um diploma se descoberto pode ser dispensado por justa causa. Existe um caso recente que o funcionário mesmo estando afastado por doença foi dispensado e a justiça manteve em última instância a justa causa. Assim, sem dó nem piedade. 
   Em São Paulo alguns professores com mais de 10 anos de carreira foram descobertos com diplomas falsos. Valeu a pena será o risco? Ser exonerado do serviço público, perder a estabilidade, aposentadoria e outros benefícios por "esperteza'?
   Em Curitiba foram fechadas duas escolas que ofereciam cursos supletivos em poucos meses para o Ensino Médio mas na verdade vendiam diplomas. Os donos foram presos e os nomes dos que compraram esta "facilidade" estão nas mãos da polícia e podem ser chamados para prestar esclarecimentos. 
   Fora os meios legais a pessoa que comprar um diploma pode estar sujeita a ser pega por si só. Demonstrar o desconhecimento na área, não saber falar nada da Instituição de Ensino que supostamente estudou e outros fatores que levam a desconfiança. O risco é alto e você viverá sempre com medo e ansiedade cada vez que solicitarem seu diploma comprado.
   Neste mês o MEC anunciou que criará o CNC - Cadastro Nacional de Concluintes no qual as instituições terão que preencher os dados dos alunos formados. Bastará uma simples consulta para constatar a veracidade do diploma. Ou seja, ficará mais difícil para os fraudadores.

Como conseguir um Diploma honestamente.

   
Não tenha medo de enfrentar a rotina de uma Escola. Estudar é um hábito saudável.
Fonte: publicdomainpictures.net
Para o Ensino Médio:
 Além de supletivos gratuitos oferecidos no horário noturno em várias escolas públicas onde é possível em até 2 anos e meio o aluno concluir todo o Ensino Fundamental e Médio existe ainda a prova do ENEM. Todo brasileiro que completar 18 anos até a data do exame do ENEM e não tiver concluído o Ensino Médio tem direito a solicitar no ato da inscrição que deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio. Basta obter 450 pontos em cada uma das provas e 500 na redação e pronto. Um Certificado de Ensino Médio válido e sem medo.

Para o Ensino Superior: É tantas opções que vou enumerar para ficar mais fácil:
  1. Cursar um vestibular em uma Universidade Pública;
  2. Realizar o ENEM e com a nota entrar em uma Universidade pelo SISU;
  3. Realizar o ENEM e entrar pelo PROUNI que oferece bolsas integrais ou parciais;
  4. Pagar a Faculdade do seu bolso e tentar uma bolsa pela própria instituição (normalmente a renda per capita da família deve ser de 1 salário mínimo e meio por pessoa).
  5. Realizar um exame de proficiência do curso que deseja entrar - é necessário esperar abrir o edital das instituições. Esta opção é para pessoas que dominem o assunto, seja por conta própria ou por conhecimentos adquiridos em outros cursos. Nele será avaliado o conhecimento do candidato na área e o mesmo poderá eliminar disciplinas tornando o curso muito mais rápido e barato.
  6. Se você já concluiu uma graduação pode concluir outra em até um ano aproveitando das disciplinas já cursadas. É rápido e sai mais barato.
  7. Uma pós - graduação não custa caro é pode ser feita em até seis meses bastando dedicação. Tome somente cuidado na escolha das instituições. Existem programas de pós - graduação gratuitos.
  8. Financiar o curso pelo Banco. O Crédito estudantil é muito comum em outros países e no Brasil e menos(ou igual) burocrático e concorrido que o FIES ( e cá entre nós, no final é quase a mesma coisa).
  9. Hoje em dia o sistema de Ensino a Distância tornou mais prático estudar em casa, conforme sua disponibilidade. Não tem aquele cansaço de ir do trabalho para a Faculdade todos os dias e pode servir de estímulo para não querer comprar um diploma.

Vale apena afinal?

   Para concluir quero lembrar que cada um é livre para fazer o que deseja. Se acredita que comprar um diploma é o seu melhor caminho então não sou eu que vai fazer mudar sua decisão. Apenas recomendo que pense nos riscos, no valor do investimento, nas consequências que sofrerá se for descoberto e tudo mais. Lembre-se que seus familiares provavelmente saberão da verdade ou ficarão desconfiados quando você aparecer com um Certificado de repente. Se você for funcionário público concursado piorou. Pense o quanto lutou para chegar onde está e o risco que correrá de jogar tudo fora.  


-------------------------------------------------
Referências: MEC criará cadastro de diplomas que ajudará a combater fraude. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-04/mec-criara-cadastro-de-diplomas-que-ajudara-combater-fraude - Acesso em 28/04/2016

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

4 Comentários

  1. BRASIL DIPLOMAS - É FRIA! O FDP TEM SITE E TUDO, MOSTRA O DIPLOMA PELO ZAP DEPOIS DE PAGO, SOME. ATENDE SE PELO NO DE RAFAEL.

    ResponderExcluir
  2. GOLPE! FAGNER SOARES... (69) 9609.5694 WHATSAPP DESSE VAGABUNDO... ELE MOSTRA PELO O WHATS UM VIDEO E FOTOS... VC FAZ O DEPOSITO E ELE SIMPLESMENTE DESAPARECE

    ROBERTO DE O MOREIRA
    AG:1959
    OP 013
    CONTA: 02810-9
    GOLPE!!! GOLPE!!!

    ResponderExcluir
  3. Não confiem no e-mail do educacionalrapido@gmail.com
    Um colega fez a burrice de comprar e descobriu q era falso, o certificado era de uma escola q não tem mais permissão de funcionar. Instituto carioca do Rio de Janeiro.
    Cuidado. Hj temos o EJA, vc pode estudar e ir eliminando as matérias e logo conseguiram seu certificado sem medo.

    ResponderExcluir
  4. Imperio diplomas alguém ouviu falar

    ResponderExcluir