Plano de aula sobre palavras com ar, er, ir, or, ur

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Objetivo geral:

- Compreensão de vogal e consoante;

Objetivos específicos:

Ouvir com compreensão e atenção o texto.
- Demonstrar sua compreensão do que se ouve.
Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
- Escreve com legibilidade.

Orientação ao educador: Muitas vezes a criança aprende fazendo. É tentando resolver os exercícios com a ajuda do educador que é possível obter bons resultados. Espera-se que os alunos submetidos a este plano de aula já tenham aprendido a ler e conheçam muito bem o alfabeto.



Desenvolvimento do plano de  aula:



A disposição das carteiras em sala de aula deve ser de forma confortável. O ambiente deve favorecer a movimentação do educador entre os alunos. 

Iniciar com uma roda de conversa, ou uma explicação sobre a junção entre vogais e consoantes.

Deve ficar bem claro para os alunos que:

Consoantes são as letras:

  - B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z 

Vogais são as letras:

- A, E, I, O, U, W, e Y.

Alguns educadores insistem em tirar da lista de vogais o "W e Y". Devemos atentar a dois pontos:
- O novo acordo ortográfico que inseriu estas duas letras oficialmente no alfabeto.
- A crescente cultura de uso de nomes ou palavras internacionais, com estas duas letras presentes. Algo comum na atualidade.

Mas atenção!

- O W é uma letra "camaleão", conforme a palavra e sua origem, exerce a função de vogal ou consoante ( som de "u" ou de "v").
Exemplos: 
Wagner se pronuncia  "Vagner"
Washington se pronuncia como "Uashington"

- O H não é consoante, nem vogal. É uma letra neutra (diacrítica) .


Trabalhando com Exercícios sobre ar, er, ir, or, ur


1 - Cópia:

Um balanço na árvore. Arlete e Narciso foram ao mercado. Compraram cordas fortes. Compraram também argolas de cor verde. Depois, armaram um balanço numa árvore alta e bonita. 
A turma de amigos veio ver o balanço de cordas. Tarciso, Artur e Tarcila gritaram felizes:
- Que gostoso voar no balanço, Arlete! Que gostos voar, voar e o pé no céu encostar.

Ar - er - ir - or - ur

2 - Complete:

Arlete e Narciso foram ao ________________

3 - Pinte o que eles compraram:



4 - Marque a resposta certa:

Arlete e Narciso Fizeram:

(   ) Uma corda
(   ) Um balanço

5 - Copie três vezes a palavrinha que está no retângulo:

a) As argolas são verdes. 

b) As cordas eram fortes. 

c) Que gostoso voar !

6 - Complete com  ar ou er :

__ cre         c __ to     c__ ta

__ te           __ ma     c__ ta

__ co         p__ na     __ va

c__ ca       beb__     p__ te

7 - Ditado:

Mercado, cordas, árvore, verde, Arlete, balanço, chocolate, cacho, perna, voar.



Elaboração:
Equipe Mais Educação
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