O Golpe do emprego - de novo!

   Após o grande sucesso do nosso artigo sobre o golpe do emprego achei que não teria mais que escrever sobre isto. Infelizmente no Brasil existem muitos espertalhões e relatos de golpes não param de chegar a todo momento. Estava eu em casa em um belo domingo olhando os classificados de um famoso jornal de Curitiba e ao passar os olhos pela primeira linha da parte de empregos vejo rapidamente este anúncio:

Fonte: Gazeta do Povo, 19 e 20 de dezembro de 2015

   Sinceramente, ao bater os olhos já desconfiei. Mas, como fruto de uma curiosidade , gostaria de ver se era verdade já que não é a primeira vez que é constatado este tipo de anúncio no mesmo jornal. Também achei que tinham tomado alguma providência para evitar este tipo de ocorrência. 



   Enviei somente o e-mail com o título "CV" e nada escrito ou anexo. Imediatamente recebi uma resposta automática que transcrevo abaixo:
Olá, recebemos seu currículo e seu perfil foi aprovado para vaga de Portaria com ou sem experiência, escala 12x36 (trabalha um dia e folga o outro dia), salário de R$ 1.253,87 + VT + VR + cesta básica + convênio médico e registro em carteira.Documentos necessários: Carteira de trabalho, xerox do RG, CPF, comprovante de endereço, 1 foto 3x4 e o Certificado de portaria atualizado (validade de 1 ano).Caso ainda não tenha o certificado, estamos lhe indicando o site de uma empresa que oferece treinamento á distância para porteiros que precisam de reciclagem e também para quem está começando na área agora e está sem o certificado.

O site deles é www.centralinternacional.com.brO conteúdo programático deles foi desenvolvido direto pelo sindicato e o treinamento é ministrado á distância e realizado em um único dia.O certificado te habilita a trabalhar em conformidade com a CBO 5174-10,CBO 5174-15 e CBO 4221-05 do MTE = Ministério do Trabalho e Emprego.

O prazo máximo para conseguir o certificado é até Terça-feira dia 22/12/2015 portanto você pode dar início pelo site deles hoje Segunda-feira 21/12/2015 ou na própria Terça-feira dia 22/12/2015.Obs: após receber seu certificado me envia a cópia para este mesmo e-mail para eu já lhe passar o endereço e você já comparecer na empresa!

Atenciosamente,T. C. AmaralDiretor de Recursos Humanos

   O problema é que não enviei currículo algum!!! Acho que se cansaram de ficar enviando respostas e programaram de forma automática. O site consta cadastrado no nome de um 

"tal de Renan Dias" o que pode ser um nome fictício ou um "laranja" como é comum acontecer. O endereço do domínio remete a São Paulo mas acessando o site é possível ver vídeos de supostos candidatos que conseguiram emprego com o certificado oferecido por esta empresa.

Créditos: ethicalhacking.do.am 
  
 Outro problema é que parecem ser locais diferentes onde foi feito as filmagens, mas como bem observou um colega nosso: o chão é o mesmo. É fácil trocar uma parede ou até maquiar o ambiente mudando algumas coisas já que poucas pessoas vão reparar o piso. Na maioria dos vídeos o local é o mesmo. Tem um vídeo que inclusive um candidato de Colombo - PR diz ter sido contratado.
Fica o alerta para quem participou dos vídeos: você pode ser enquadrado juntamente com os golpistas
Abaixo fiz uma lista dos sites que são golpes:

     www.atestadodeboaconduta.com.br

      www.atestadodeintegridademoral.com.br

      www.centralinternacional.com.br

      www.certificadodeportaria.com.br

      www.consultadeidoneidade.com.br

      www.embrarh.com.br

      www.empregodeportaria.com.br

      www.pesquisasmultinacionais.com.br

      www.projetoempregoja.com.br
www.globalescoladelideres.com  (atualizado em 15/07)
www.esferaprofissional.com (atualizado em 23/03/18)
institutounix.wixsite.com/meusite (atualizado em 05/04/19)

   E o que acontece se pagar essa taxa que pedem? Conseguirei emprego? Fica difícil explicar tudo aqui mas veja o relato de algumas pessoas que caíram no golpe e postaram no site do Reclame Aqui: Clique aqui para ver as reclamações.

   Como evitar cair nestes golpes? A mesma dica dada no artigo anterior: desconfie sempre quando a vaga parecer boa demais. Lógico que não pode se sair acusando qualquer oportunidade que aparece já que existem empresas sérias, mas cuidado! Uma empresa que nunca ouviu falar, de outra cidade e cobrando R$ 150,00 por um curso de uma hora online, é de se desconfiar.

Uma dica quente: Ao receber os dados para pagamento do suposto curso (geralmente um conta corrente pessoa física), digite o número da agência e o nome do banco no Google (ex: Santander - agência 054), se aparecer como a localidade de Praia Grande - SP, é bem provável que ainda seja a mesma quadrilha(inserido em 05/04/19);

Atualização em 15/07: Conforme matéria no site G1 em 25 de julho de 2016 noticiou, aparentemente havia sido desmantelada esta quadrilha(Leia a matéria completa clicando aqui). Porém o líder do grupo conseguiu fugir. Conforme atualizamos acima, o golpe continua em funcionamento ainda no Brasil em alguns estados. Não sabemos se é a mesma quadrilha.

Atualização em 23/03/18 : Conforme relatos, o golpe do emprego continua sendo aplicado, e parece ser a mesma quadrilha ainda.

Atualização em 05/04/19 : O golpe continua a ser aplicado e agora apresenta variações, antes a oferta era somente sobre as oportunidades de porteiro. Agora usam vagas de Recepcionista de Hotel, de Balconista de Farmácia...

Saiba mais:
O golpe do emprego
Trabalhe em casa: o golpe!
O golpe do falso emprego: presencial!

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

5 Comentários

  1. muito bom a explicacao,desconfiei tambem, quase que eu cai valeu

    ResponderExcluir
  2. Entraram em contato comigo pelo email me indicando esse site www.grupoliderportaria.com.br e quase cai nesse golpe também.. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Recebi hoje e quase cai também!
    Desconfiei pela facilidade e pelos enormes erros de ortografia.

    ResponderExcluir
  4. Como eu faço para saber , se o curso tem alguma válida pq fiz recentemente essa merda e paguei, 300 reais Sé não tiver validade vou voltar lá e quebrar tudo aquela merda

    ResponderExcluir
  5. Olá! Recebi um e-mail idêntico em 14/04/2020. Desconfiei pelo corpo do E-mail, pelo horário enviado e ao acessá o site indicado, achei muito estranho pois é muito mal feito. É o abaixo. Após pesquisar percebi que poderia ser golpe e me livrei.

    https://treinamentopolares.com.br/

    ResponderExcluir