Trabalhe em Casa : O golpe

   Este "golpe" do trabalhe em casa é tão velho e durante os anos adquiriu novas facetas que é impossível descrever em um só artigo. É a evolução do antigo trabalho de "envelopar cartas" que se anunciava nos jornais no final dos anos 90 e que por incrível que pareça se modernizou mas, no entanto, ainda existem algumas pessoas que aplicam o velho golpe e pessoas que ainda caem.
   Primeiro vale salientar que não irei citar nomes de empresas ou sites de golpes. São tantos que surgem e somem na velocidade impressionante que fica difícil saber qual apontar. E as pessoas ainda caem em vários por alguns motivos que vou citar:

Ganhar dinheiro fácil - proposta tentadora que atrai
muitos desavisados para golpes.
O ser humano é ganancioso - propostas de ganho fácil sem muito esforço sempre são tentadoras. Afinal como diria a lei de Gérson "você também gosta de levar vantagem em tudo". O dinheiro sempre balança até os mais centrados.
O caos urbano favorece - enfrentar o trânsito ou o transporte público para chegar ao trabalho é cansativo. É tentador uma proposta de trabalho que lhe conceda um tempo a mais com a família.
Requisitos básicos atraem pessoas para o golpe - normalmente os golpes pedem como requisitos saber ler e escrever e possuir um computador ( às vezes nem isto) o que é tentado para uma sociedade onde ainda impera o pouco nível escolar.

Tipos de Golpe do "Trabalho em casa"

   Envelopar impressos, divulgar páginas, arrecadar novos membros (esquema pirâmide), baixar programas e outros. São várias facetas com o único objetivo de criar um rede de golpes. No caso de "envelopar impressos ou etiquetar cartas" o golpe consiste que após o pagamento do suposto material de trabalho você recebe uma cartilha ou manual de como aplicar o golpe em outros e assim perpetuar a rede. É o criminoso ensinando o crime. E além de cair algumas pessoas aceitam a oferta de  reaplicar o golpe em outros tornando-se membro de um esquema de estelionato. 

   No caso da pirâmide financeira você paga para entrar no esquema em alguma empresa (existem várias pela internet) e o seu lucro provém de pessoas que recrutar movimentando a pirâmide financeira e gerando lucro para os que estão no nível mais alto que você. As empresas alegam que é uma atividade legal classificada como "ajuda financeira" ou "doação entre pessoas físicas" que de certa forma não é crime. Porém o esquema de pirâmide financeira não se sustenta já que começam a ficar escassas as pessoas propensas a cair neste tipo de golpe e logo o sistema entra em colapso. Os últimos que entram são os mais prejudicados.

   Quando começam a faltar interessados é a hora que os mais novos no esquema ficam desesperados e começam a encher os grupos de Facebook de mensagens falando do esquema e encorajando as pessoas a entrarem. O caos está instalado.

Como não cair no golpe

   O golpe do trabalho em casa tem muitas faces. Não cair exige muito sento crítico e calma para não ir com sede ao pote. Analise bem cada proposta. O fato de uma empresa ter CNPJ não garante nada. O fato de uma empresa usar imagens de artistas ou ter páginas divulgadas em meios de comunicação também. Temos exemplos no Brasil de supostas "grandes empresas" que chegaram até a patrocinar camisa de clube de futebol que ruíram por serem um esquema de pirâmide disfarçado. 
As redes sociais estão infestadas de propostas de trabalho
que parecem exigir pouco e garantir muito, sem esforço.
   Não existe trabalho em casa de envelopar cartas, aliás quem usa enviar cartas hoje em dia? A maioria das empresas que enviam impressos fazem isto de locais próximos. É inviável uma empresa enviar para você uma remessa de folhetos ou cartas ( pense no peso) para que depois você reenvie para os clientes. O custo será alto e seria mais prático contratar este serviço de uma empresa próxima e especializada.
    Todo trabalho que solicita valores para começar a trabalhar não é trabalho. Pode até ser algo sério mas neste caso se chama empreendimento. Existe uma diferença grande entre ser um trabalhador e ser um empreendedor. Nem todos tem aptidão para o segundo.
   Trabalho em casa que não tem produto nenhum e consiste em angariar outras pessoas que ao pagar a inscrição irão lhe gerar lucro é golpe, estelionato. Não é trabalho. Há pessoas que não se incomodam em ser golpistas e dormem tranquilos. Acredito que não seja o seu caso. 
   Normalmente quem oferece o golpe usa imagens de carros, viagens ou extratos de contas bancárias. Em tempos de tecnologia digital é fácil forjar imagens. Não acredite em tudo que vê e que escrevem sobre este tipo de trabalho em casa
   Por fim pesquise as reclamações sobre a empresa em sites especializados na internet. Sempre aparecem pessoas falando e entregando o esquema. Uma rápida busca poderá esclarecer todas as suas dúvidas.

Existe realmente trabalho em casa

   Sim, existe. Apesar de não ser divulgado mas envolve mais uma prestação de serviços que não é tão simples assim. Conheço várias empresas que contratam costureiras que possuem máquinas para costurar luvas, uniformes e outros. Algumas pessoas trabalham com correção ortográfica, outros com vendas por telefone, alguns com e-mails e redes sociais de empresas. 
A costura em casa é uma das opções para quem
possuir máquina e prática em costurar.
   O verdadeiro trabalho em casa não é divulgado. Normalmente é conseguido por indicação, seleção interna de funcionários ou por promoção pessoal da pessoa interessada o famoso ir de porta em porta divulgando seus trabalhos e buscando clientes. 
  Conheço uma pessoa que fazia salgados e ia vender na porta de uma empresa para os caminhoneiros que chegavam de viagem para descarregar. A clientela foi aumentando e logo ela montou um carro de lanches e após vender pela manhã divulgava seus produtos nas lanchonetes. Conseguiu uma boa clientela e hoje produz salgados no conforto da sua casa envolvendo alguns familiares e até contratando dois funcionários. 
   Como pode perceber o verdadeiro trabalhe em casa  não é algo simples e envolve dedicação, saber o que deseja fazer e o que sabe realmente fazer, ter tempo para se dedicar à atividade (você vai lidar com prazos) e acima de tudo disciplina.
Se realmente deseja trabalhar em casa comece se fazendo a seguinte pergunta: O que sei fazer que poderia ser útil para as empresas ou pessoas da região?  

Boa sorte!

Luís Korani - Formado em Administração com especialização em Marketing - colaborador do site Mirojobs.


Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários