Plano de aula: Comunicação empresarial escrita no trabalho
Plano de aula: Comunicação empresarial escrita no ambiente de trabalho.
São público-alvo deste plano de aula: adolescentes de nível médio, aprendizes, estudantes de curso técnico.
Objetivos gerais.
- Ao final da aula, os alunos devem estar aptos a identificar as diferentes formas de comunicação escrita em um ambiente corporativo.
Objetivos específicos.
Ao final deste plano de aula o aluno deve:
Saber identificar os passos de uma comunicação escrita eficiente
Ter consciência do hábito da leitura e revisão da comunicação escrita
Saber redigir uma comunicação escrita, para obter ou passar informações de forma eficiente
Organizar suas ideias seguindo uma ordem ou padrão
Distinguir os pontos fundamentais de uma mensagem recebida ou transmitida.
Recursos utilizados
- Quadro
- Papel sulfite branco suficiente para todos os alunos - mínimo de 2 folhas para alunos - ou algum papel similar
- Imagens recortadas de revistas, jornais, panfletos ou digitais salvas no celular.
- Slides se possível
Cronograma
O tempo total da atividade é de 4 horas.
Cada atividade será dividida em atos, cada ato deverá ter entre 45 minutos a no máximo 60 minutos.
Sugestão de cronograma:
- Roda de conversa (10 a 15 minutos)
- Introdução ao tema (15 a 20 minutos)
- Construção da comunicação empresarial (30 a 40 minutos)
- Atividade 1 - (05 a 15 minutos)
- Tipos de comunicação empresarial (20 minutos)
- Vícios de linguagem e gerundismo (20 a 30 minutos)
- Atividade 2 - (05 minutos)
- Erros mais comuns na escrita empresarial (15 a 20 minutos)
- Atividade 3 - (15 a 25 minutos)
- Dinâmica final (caso o tempo permita)
Conteúdo básico do plano de aula sobre comunicação empresarial escrita no trabalho.
Este é um conteúdo básico. Poderá acrescentar conteúdo conforme o tempo permitir.
Os eixos básicos deste plano de aula são:
Construção do texto - Introdução ao tema.
Tipos de comunicação empresariais - as mais usadas (adaptar conforme a realidade local)
Ferramentas digitais e plataformas de comunicação corporativas.
Concatenação de ideias.
Vícios de linguagem e gerundismo.
Novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Erros mais comuns na escrita empresarial.
Construindo uma comunicação empresarial - elementos do processo.
A comunicação empresarial escrita no trabalho é o processo de comunicação entre duas pessoas, ou dois departamentos.
A comunicação empresarial escrita no trabalho, em uma empresa ou órgão público, envolve os seguintes componentes:
1 - Remetente ou Emissor: quem cria a mensagem escrita, organiza as ideias por meio de textos, símbolos, tabelas ou códigos.
2 - Transmissor: o meio que se utiliza para enviar a mensagem (e-mail, carta, circular, recado, mensagem por WhatsApp).
3 - Canal: é o espaço intermediário entre o transmissor e o receptor (internet, correios, sinal de celular, etc.).
4 - Receptor: é o equipamento ou processo que captou a mensagem (telefone, computador, etc.).
5 - Destinatário - é a pessoa ou departamento a quem se destina a mensagem.
¨6 - Ruído - é qualquer interferência negativa no processo de comunicação escrita no trabalho (sem sinal, e-mail lotado, carta extraviada, etc.).
7 - Podemos acrescentar aqui o feedback ou confirmação. Embora não seja possível aplicar em todas as formas de comunicação escrita no trabalho.
A comunicação empresarial escrita no trabalho só se efetiva quando a mensagem chegar completamente ao destinatário e este compreender exatamente o que foi transmitido.
Alguns meios utilizados para comunicação empresarial escrita.
E-mail: O correio eletrônico, mais conhecido por e-mail, é um método de comunicação utilizado para enviar e receber mensagens via sistemas eletrônicos de comunicação, tal como a Internet.
ESTRUTURA DE UM E-MAIL
E-mail formal.
Introdução/ Saudação.
Identificação.
Assunto.
Agradecimentos/ cumprimentos.
Despedida.
Assinatura.
E-mail informal.
Saudações.
Assunto.
Despedida.
Atenção: Na comunicação empresarial escrita no trabalho, utilizamos sempre o e-mail formal.
Notas ou recado.
Quando os telefonemas se destinam a outros destinatários ou departamentos que, por qualquer motivo, não possam atender no momento, as mensagens recebidas devem ser devidamente anotadas pelo atendente.
Mural.
Normalmente, contêm avisos de ordem geral, comunicações internas ou normas do setor.
Memorando.
Comunicação oficial interna da empresa, entre um departamento e outro.
Ordem de Serviço.
Documento autorizando a execução de algum serviço interno ou externo.
Redes Sociais.
Quando internas, servem à mesma função do mural de avisos, com o alcance mais amplo. Quanto externas, são para comunicação da empresa com clientes.
Regimento interno.
Conjunto de princípios ou normas que estabelecem o funcionamento de uma empresa e/ou setor.
Requerimento.
Modalidade de comunicação em que são feitos pedidos ou solicitações de um setor ao outro.
Qualquer uma das formas de comunicação empresarial escrita deve:
- Ser objetiva, sem rodeios, ir direto ao ponto.
- Ser planejada a escrita, revisada. Retirar o que é desnecessário. Não enrolar.
- Ter coerência, não misturar os assuntos.
- Não ter erros de gramática, principalmente os grosseiros.
- Evite excesso de palavras. Exemplo: Porém, o setor contábil finalizou aquele balanço, porém o setor administrativo abriu nova solicitação.
Dinâmica - A mensagem
Trata-se de comunicar uma mensagem em uma situação de comunicação difícil, com ruído.
Objetivo:
Avaliar a importância das condições mínimas para a comunicação é possível.
Promover comportamentos cooperativos.
Demonstrar a eficiência da comunicação escrita em relação à comunicação oral.
MATERIAIS:
Quatro arquivos ou recortes de imprensa com textos para transmitir.
DESENVOLVIMENTO:
As pessoas que participam são divididas em 4 subgrupos localizados nas extremidades de uma cruz. Cada subgrupo elege um representante.
Isto é colocado atrás do subgrupo oposto.
Cada representante recebe uma mensagem que deve transmitir ao seu grupo.
A um sinal, os 4 representantes enviam sua mensagem.
Quanto mais gritar, melhor.
As mensagens podem ser pedaços de texto e o jogo termina quando cada subgrupo recita o texto original.
Para mais confusão, a mesma mensagem pode ser dada a todos os subgrupos.
AVALIAÇÃO:
Surgindo dificuldades na comunicação, como elas foram resolvidas?
É mais eficiente a comunicação falada ou escrita?
Atividade prática 1.
1 - Leia o texto abaixo:
Com a difusão do uso do correio eletrônico (e-mail), popularizou-se a abreviatura “Att.”. No entanto, a Academia Brasileira de Letras não reconhece tal abreviatura e aponta a forma “At.te” como a maneira correta de abreviar “Atenciosamente”. Conhecimento que choca, né?E se “Att.” nunca esteve certo, de onde surgiu essa forma que tanta gente usa? Provavelmente, veio do inglês. “Att.” é a abreviatura de “attention to”, que significa “aos cuidados de”, o nosso “A/C”. Perceba que não se trata de um empréstimo legítimo, uma vez que as expressões não possuem significados correspondentes.Se você não quiser usar a abreviatura correta “At.te” nos fechos das suas comunicações por receio de o seu remetente não entender ou pensar que você se equivocou, a minha sugestão é que você simplesmente não abrevie.As comunicações precisam transmitir cuidado e atenção. Ora, o melhor modo de demonstrar que você redigiu o e-mail de forma atenciosa é não economizar caracteres para digitar “Atenciosamente”.Você S/A. Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/coluna/leticia-goes/a-polemica-abreviatura-de-atenciosamente - Acesso em 6 setembro de 2024.
Este texto está copiado na íntegra e contém um erro. Com base no que aprendemos até agora, identifique a informação errada sobre comunicação no texto.
Resposta: No terceiro parágrafo o texto cita remetente, quando aprendemos que seria o correto destinatário.
Tipos de Comunicação Empresarial.
- Comunicações formais: são as comunicações enviadas e recebidas obedecendo ao nível de autoridade ou hierarquia da empresa. São comunicações relacionadas às atividades da empresa e ocorrem dentro dos canais oficiais.
- Comunicações informais: aquelas que ocorrem fora dos canais oficiais, sem obedecer ao nível hierárquico e podem ocorrer de forma individual ou coletiva. São comunicações relacionadas ou não às atividades da empresa.
- Comunicações descendentes: são aquelas dos níveis mais altos para os mais baixos na cadeia de comando. Exemplo: instruções de serviço, normas, comunicados gerais, proibições, etc.
- Comunicações ascendentes: são aquelas do nível mais baixo para o mais alto na hierarquia. Exemplo: sugestões, reivindicações de melhorias, solicitação de férias, etc.
- Comunicações horizontais ou laterais: são aquelas que ocorrem no mesmo grupo, ou entre departamentos de mesmo nível hierárquico. Exemplo: solicitação de compras, ordem de serviço, aviso de equipamento com defeito, etc.
Vícios de linguagem e gerundismo.
Na vida profissional, emprega-se a linguagem formal, mais neutra e adequada ao contexto.
Atenção: utilizar a linguagem formal não significa falar de modo elaborado.
Quanto ao vocabulário, deve-se ter o cuidado de empregar as palavras com exatidão.
A linguagem ideal no atendimento deve ser simples, aquela que emprega o termo mais conhecido e o sinônimo mais comum.
Devem-se evitar os termos técnicos, restritos aos profissionais da área, mas, se sua utilização for inevitável, deve-se explicar o sentido em seguida.
Na comunicação profissional, também não se usam gírias, siglas, jargões ou termos afetuosos.
Os vícios de linguagem, em geral, substituem a ausência de vocabulário. São particularmente incômodos ao interlocutor e demonstram insegurança.
Expressões repetidas como né, tá, entende, então, no final das frases, ou longas pausas durante a conversa comprometem a comunicação.
Estar atento ao próprio modo de falar ajuda a perceber e a corrigir eventuais falhas na comunicação oral.
Observe algumas recomendações que tornam a comunicação oral mais eficiente:
Preste atenção ao utilizar:
Verbos no condicional:
Eu poderia ajudá-lo? (Diga: Eu posso ajudá-lo?)
Quem gostaria de falar? (Diga: Quem deseja falar?)
Verbos no gerúndio:
Vou estar verificando a situação. (Diga: Vou verificar a situação.)
Estava lendo seu e-mail. (Diga: Lia seu e-mail.)
Expressões que demonstrem insegurança:
Eu acho / eu penso / talvez / não tenho certeza, etc.
Expressões e termos negativos:
Não é possível / problema / difícil / dificuldade, etc.
Tratamento íntimo:
Querida / meu bem / minha filha, etc.
Diminutivos:
Perguntinha/ reuniãozinha / Um minutinho (Diga: Um momento).
Deve-se procurar utilizar:
Expressões que transmitem confiança:
Tenho certeza de... Posso afirmar que...
Expressões que demonstrem empatia:
Entendo / compreendo / O senhor tem razão.
Para melhor utilização da linguagem, é necessário ampliar constantemente o vocabulário e, para isso, a leitura é fundamental.
É interessante sempre perguntar ou consultar o significado de uma palavra quando ela é desconhecida ou causa dúvida.
Abreviaturas mais utilizadas na comunicação empresarial:
. Para telefone, use a palavra por extenso. A abreviatura (tel.) só deve ser usada acompanhada de número e por necessidade de redução de espaço. Não use fone. Exemplo: Tel.: (61) 3303-3327
Para abreviar horas, utiliza-se:
- Letra minúscula. Exemplo: 17h e não 17H
- A letra h nunca é acompanha do s. Exemplo: 13h e não 13hs
- Para hora exata, não é necessário o emprego de dois 00. Exemplo: 16h e não 16:00h
- Minutos se abreviam depois do h sem acrescentar nada ou a abreviação min no final. Exemplo: 17h30 ou 17h30min
Uso da crase na indicação de horas.
Exemplo de texto para vaga de emprego:
Horário de trabalho:
40h semanais - das 08h00 às 17h00 (não se usa "ás", o correto é às).
Há cinco preposições que não permitem a utilização de crase para a indicação de horas: "até", "após", "desde", "entre" e "para".
Das 08h até as 17h
E retorna após as 18h
Estou esperando desde as 8h
A ação ocorrerá entre as 8h e as 15h
A entrevista está marcada para as 9h
Atividade prática 2
1 - O gerundismo é um vício de linguagem que consiste na construção de locução verbal exagerada, com excesso de verbos e um deles no gerúndio. A tirinha acima exemplifica perfeitamente este vício.
Assinale a alternativa, que assim como na tirinha, apresenta gerundismo:
a.) Não me ligue muito cedo, pois acho que ainda estarei ocupado.
b.) Estava dormindo quando você chegou.
c.)Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.
d.)Vou estar dando o seu recado assim que o funcionário chegar.
e.)Eles foram caminhando pelas ruas sem saber para onde ir.
Resposta: Letra D - O adequado seria usar a construção "vou dar o recado" ou "darei o recado".
O gerundismo consiste num vício de linguagem caracterizado pelo uso incorreto do gerúndio. Geralmente, ocorre quando se usa o gerúndio para se referir a ações pontuais no futuro, que ainda vão acontecer, como é o caso de "vou estar dando".
Erros mais comuns na escrita empresarial.
A comunicação empresarial escrita no trabalho, embora eficiente, requer um tempo para sua formulação e a resposta não é imediata como na comunicação oral. Portanto, se o assunto requer urgência, deve ser tratado de forma oral, de preferência presencialmente.
Outros erros comuns na escrita empresarial:
- Utilizar emoticons ou símbolos de emoções. Embora em algumas empresas seja cultural, esta prática não é recomendada.
- Utilizar os pronomes de tratamento de forma errônea.
- Não ler a mensagem antes de enviar, corrigindo os erros ortográficos.
- Não confirmar a leitura do e-mail quando solicitado pelo remetente.
- Escrever o e-mail todo em caixa alta.
- Anexar arquivos errados, ou em formatos diferentes do solicitado pelo destinatário.
- Assinatura de e-mail desatualizada ou com imagens muito pesadas.
- Utilizar abreviaturas de forma errada. Exemplo: Atenciosamente abreviar como "Att.", quando o correto é "At.te".
- Enviar vários e-mails com a mesma informação.
- Utilizar o e-mail corporativo para assuntos pessoais, inclusive entre colegas.
- Anotar recados errados e repassar a comunicação mesmo assim.
Atividade prática 3
Escreva o seu currículo profissional completo.
Nesta atividade, o professor deve considerar as seguintes situações:
- Disponibilidade de computadores - a atividade será de forma digital.
- Não disponibilidade de computadores - a atividade será de forma escrita, preferencialmente a lápis, para correção.
Dinâmica: Pedido de compras às cegas.
Objetivo: Treinar a comunicação clara e objetiva de forma que a transmissão da mensagem de forma escrita ocorra de forma perfeita.
MATERIAIS:
Imagens de produtos, máquinas, equipamentos.
DESENVOLVIMENTO:
O professor deve dividir a classe em pequenos grupos, de 4 ou mais alunos, sendo recomendado no máximo 7 e no mínimo 2.
Distribuir aos grupos imagens recortadas ou digitais (enviar para o celular do aluno caso seja possível o uso). Estas imagens devem ser preferencialmente de objetos, máquinas, produtos, dentro do tema proposto de comunicação escrita no ambiente de trabalho.
Cada grupo deve descrever de forma escrita suas imagens, sem revelar o que é.
Após, os grupos devem trocar entre si os papéis, e cada grupo terá que, baseado na descrição que o outro escreveu, dizer qual objeto é.
Referências bibliográficas:
Abreviatura - Manual de Comunicação. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/estilos/abreviatura>. Acesso em: 6 set. 2024.
KIDS, E. Como abreviar as horas? Disponível em:
<https://escolakids.uol.com.br/portugues/como-abreviar-as-horas.htm>. Acesso em: 6 set. 2024.
Como Abreviar as Horas. Disponível em:
<https://target-educacional.blogspot.com/2019/12/como-abreviar-as-horas.html>. Acesso em: 6 set. 2024.
S/A, V. A polêmica abreviatura de “Atenciosamente”. Disponível em:
<https://vocesa.abril.com.br/coluna/leticia-goes/a-polemica-abreviatura-de-atenciosamente>. Acesso em: 7 set. 2024.
Plano de aula feito por Target do Brasil - Carreira e Educação. CNPJ:28.604,182/0001-29.
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