O que é Filosofia?
A palavra filosofia é de origem grega, é a junção de duas palavras: philos e sophia. A palavra Philo quer dizer amigo, amor. Já a palavra Sophia significa sabedoria. Filosofia então, significa amizade pela sabedoria, amor pelo saber. Sua origem foi na Grécia, assim como seu nome, e teve continuidade com os povo culturalmente dominados por ele, com grande influência nos povos ocidentais.
A invenção da palavra filosofia é atribuída ao filósofo grego Pitágoras de Samos¹ (Século V a.C.). Ele afirmava que a sabedoria naturalmente era algo divino porém, os homens poderiam adora-la sendo filósofos. Dizia ele que o filósofo era um ser movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas que ocorrem no percurso da vida.
A filosofia surge como uma aspiração ao racionalismo, um conhecimento lógico e sistemático da realidade natural e humana.
Embora saibamos agora seu significado, não é possível ainda responder com exatidão a pergunta que é o título desta aula/ texto: O que é filosofia?
A filosofia é terra de ninguém entra a ciência e a teologia, exposta a ataques dos dois lados. - Bertie Russell
É pois evidente que a sabedoria (sophia) é uma ciência sobre certos princípios e causas. - Aristóteles
Como podemos ver, a própria definição da pergunta - O que é filosofia? - já é uma questão filosófica com muitas respostas e muitas visões. Para se entender a filosofia é necessário já estar dentro dela e, mesmo assim, cada um terá uma resposta diferente para o mesmo assunto. Não existe um conceito único sobre o que é filosofia.
Marx chegou a decretar o fim da filosofia. Muito antes, Platão dizia que as coisas só entrariam nos eixos quando os filósofos governassem o mundo. A própria palavra sabedoria, ao longo dos séculos sempre foi objeto de questionamento e discussões sobre o seu conceito. O único consenso que temos é quando e onde se iniciou a filosofia.
A filosofia embora seja uma ciência humana, despertou durante séculos o interesse de grandes personalidades de vários campos da física, matemática, astronomia, na busca da origem do mundo e suas transformações.
A filosofia grega se tornou o modo de pensar e exprimir predominante na cultura europeia do ocidente, vindo a influenciar as suas colônias e posterior países, como o Brasil.
Primeiro filósofo
Tales de Mileto (625a.C - 556 a. C.) foi o primeiro pensador ao qual se atribuiu a qualificação como filósofo. Pode ser considerado o primeiro astrônomo do ocidente, ao prever com exatidão um eclipse solar.
É atribuído a ele também a demonstração do teorema de geometria: dois triângulos são congruentes quando as medidas de dois ângulos e do lado compreendido entre eles são exatamente as mesmas em ambos os triângulos.
Em resumo, Tales buscava separar a ciência da magia e ousava pensar sobre o mundo sem primeiro em Deus. Era a busca da unidade das coisas.
Características do saber filosófico - segundo Aristóteles
1 - A filosofia é um saber universal. Pode ser aplicado em qualquer área ou campo.
2 - É um saber por saber. A filosofia não é algo que é dirigido para resolver uma questão prática.
3 - É um saber pelas causas. As causas não significam o conceito que temos hoje. A causa em Aristóteles é o exercício da razão e da crítica. O saber filosófico é um saber crítico .
Autor: Cassemiro Luis Berdack
¹ Existem livros que atribuem a invenção do nome filosofia a Heráclito
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários