Contexto Histórico do Surgimento da Filosofia
Contexto Histórico do Surgimento da Filosofia
O que tornou possível o surgimento da filosofia na Grécia em fins do século VII a.C e início do século VI a.C.? Quais as condições econômicas, sociais, políticas e histórias que permitiram o surgimento da filosofia?
As principais condições histórias para o surgimento da filosofia foram:
As viagens marítimas:
Estas permitiram aos gregos explorarem os locais que os mitos diziam ser habitados por deuses e heróis, além de acessarem os mares que, segundo os mitos, eram habitados por monstros e figuras mitológicas. Descobriu-se que os primeiros eram habitados por seres humanos, tão humanos quanto os gregos, e os mares, repletos de lendas e mitos, não possuíam nada de extraordinário. Com isso, ocorreu um desencantamento e desmistificação do mundo, tornando-se necessário o surgimento de uma explicação. O mito já não podia explicar o mundo e as coisas.
A invenção do calendário:
Uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, de contar as horas dos dias e os fatos importantes de cada período. O tempo passou a ser visto como algo natural e não divino.
A invenção da moeda:
A moeda permitiu uma forma de troca abstrata. O que antes era feito através da troca de coisas concretas e semelhantes passou a ser feito através de coisas diferentes, calculadas em valor semelhante.
O surgimento da vida urbana:
A vida urbana predominava o comércio e o artesanato. Isso diminuiu o prestígio e poder das grandes famílias aristocratas, donas de grandes terras, as quais criavam e alimentavam os mitos. Os grandes comerciantes que começavam a surgir precisavam encontrar um ponto de equilíbrio para superar o antigo poder da aristocracia. Assim, começaram a incentivar as artes, as técnicas e o conhecimento, criando um campo fértil para o surgimento da filosofia.
A invenção do alfabeto:
A escrita alfabética revela o crescimento da capacidade de abstrair e generalizar. Diferente das escritas com símbolos, a escrita alfabética não representa uma imagem do que está sendo dito, mas a ideia dela, o que dela se pensa, entende e escreve.
A invenção da política:
O surgimento da política introduz três aspectos decisivos para o nascimento da filosofia:
1 - A ideia da lei como uma expressão e vontade do povo e não uma ordem divina. A figura de legislar e regular da cidade - da polis - servirá como base para a filosofia propor o aspecto legislado, regulado e ordenado do mundo racional.
2 - O surgimento de um espaço público para a cidade política debater. Nele, cada cidadão poderia emitir sua opinião, debater com os outros e persuadir a tomarem a decisão proposta por ele. Diferente do discurso do mito, onde o poeta recebia de forma sobrenatural como uma vontade suprema que todos deveriam obedecer. A política valorizou o pensamento e a discussão racional, favorecendo o surgimento do discurso filosófico.
3 - A política estimula o debate e pensamento público para todos. Todos podem discutir, todos podem comunicar. Isto foi fundamental para a filosofia. Ao contrário do discurso mitológico, onde só alguns que faziam parte da seita ou grupo, tinham acesso.
Principais características da filosofia inicialmente
O pensamento filosófico nos seus princípios tinha como características:
- Tendência racional - somente a razão pode explicar alguma coisa
- Resposta conclusivas a um problema - expor uma questão a análise, critica, discussão e demonstração. A verdade só é aceita se provada racionalmente.
- Recusa explicações já existentes para um problema.
- Tendência a generalizar - uma explicação tem validade para várias coisas diferentes.
Autor: Cassemiro Luis Berdack
Bibliografia:
CHAUÍ, Marilena. Introdução a história da filosofia, dos pré-socráticos a Aristóteles. 2º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. v.1
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários