Plano de Aula - Educação para o Consumo

 EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO

Objetivo Geral:

Construir junto aos alunos senso crítico sobre nosso momento atual pautado pelo consumismo, de modo a propiciar a eles a escolha por um consumo mais consciente, em que seja refletido aquilo que de fato é necessário e faça sentido e não apenas uma influência dos meios de comunicação e social que tende a levar ao comprar de modo impulsivo.

Objetivos Específicos:

• Refletir sobre consumo consciente e consumismo.
• Despertar/aprofundar senso crítico em relação ao tema.
• Pensar se a mídia contribui para prática do consumo não ponderado.

Materiais:

• TV multimídia
• Pen drive
• Computador
• Papel
• Lápis
• Borracha
• Letra de música

DESENVOLVIMENTO DA AULA:

1. Diferenciar consumo e consumismo
A diferença entre consumo e consumismo pode ser compreendida como a necessidade daquilo que é adquirido. No consumo, compramos aquilo que necessitamos. Já no consumismo, a pessoa gasta o que tem em produtos que podem ser considerados supérfluos, ou seja, que não são de necessidade básica (água, comida, luz...).
2. Mídia e consumismo
Explicar como funcionavam as propagandas antigas (vendendo valor de uso) e as recentes (vendendo fantasias). Apresentar vídeos de algumas destas propagandas para exemplificar como atualmente vendem-se fantasias embutidas em cada mercadoria para convencer o consumidor de sua necessidade. Vendem-se sonhos, afetos e desejos, buscando familiaridade e intimidade com cada consumidor, para que este acredite ser essencial a mercadoria oferecida (ter para poder ser importante, para ter amigos, bons momentos).
Vivemos um consumo de imagens, mais que uma preocupação com o bem social.

Possibilidades de vídeos:

- COMERCIAL ANTIGO COCA-COLA



- ANTIGO TODDY



- COMERCIAL NOVO COCA-COLA



- COMERCIAL NOVO BANCO ITAÚ 2013



O professor poderá escolher outros vídeos, dentro da mesma proposta.

Atividade com os slogans publicitários:

Levar os slogans (frase de efeito que chama a atenção a um produto) e questionar:
- O que os Slogans querem vender?
- O que a marca de fato vende e qual a sua qualidade.
- Fazer um contraponto entre o discurso e o serviço realizado.
- A necessidade do consumo desenfreado de mercadorias como forma de manter o sistema capitalista, caracterizado por sua finalidade lucrativa àqueles que detêm os meios de produção.

 Exemplos de slogans:

ALL STAR - O tênis de todas as estrelas.
AMERICAN AIRLINES - Algo de especial no ar.
AMERICAN EXPRESS - Você reconhecido.
ARNO - Você Imagina, Click! A Amo Faz.
AVON - A gente conversa, a gente se entende.
BANCO DO BRASIL - O tempo todo com você.
BRADESCO - Colocando Você Sempre à Frente.
CAIXA - Para Você. Para todos os Brasileiros.
CAIXA - Vem para Caixa você também.
CAREFREE - Sita o bem-estar de ser mulher.
CAREFREE - Porque é bom ser mulher todos os dias. (Y&R)
CASAS BAHIA - Dedicação Total a Você.
CLARO - A vida na sua mão. (2006)
DAN' UP - Tome uma atitude que alimenta. Beba Dan’Up .
DESODORANTE AVANÇO - Com avanço elas avançam.
DORIANA - Os elogios são para você.
DUCHAS CORONA - Um banho de alegria, num mundo de água quente. 
VOLKSWAGEM - Você conhece, você confia.
SUCRILHOS - Desperte o tigre em você.
MAGGI - 0 caldo nobre da galinha azul.
PÃO DE AÇÚCAR - Lugar de gente feliz.

3. Após apresentação dos vídeos e/ou slogans, o instrutor incentiva discussão pensando a influência do consumismo hoje em dia. Abaixo, perguntas que o instrutor pode formular aos alunos:
- Somos livres pra escolher, se existe toda uma tecnologia atrás de nossas escolhas de consumo?
- Como enxergam a influência do consumismo no mundo jovem?
- Necessidade do humano de sentir-se incluso socialmente. O jovem, buscando fazer parte do grupo, se apropria de elementos que o caracterizem fazendo parte de um grupo.
- Os modelos identificatórios do adolescente hoje consistem em "celebridades" veiculadas pelos meios de comunicação, cujas características compreendem o imediatismo, a aparência e o consumismo.

4. Atividade de fixação:
Leia o trecho de música a seguir e faça uma reflexão sobre o estímulo para o consumismo nos dias atuais, em que o que prevalece é a aparência das pessoas e aquilo que elá pode comprar para ser reconhecida pelos demais. Reconhecimento e sucesso, aspectos desejados para o futuro profissional, nesta lógica do consumismo, se transformam nacapacidade da pessoa adquirir riquezas materiais e posições de chefia. Em sua reflexão também explique o que é reconhecimento e sucesso para você.


Põe Na Conta 
(Ao Cubo)

O Progresso um dia vem, mas no outro ele some 
O desejo de consumo pode ser que te devore 
Você é o que cê come, é o que consome 
O país produz mais visando seu descontrole 
Depois de uma I-Phone e um Plasma gigante 
Vai se sentir melhor, se sentir mais importante 
Tudo aos seus pé, compre e pague em 10
Cuidado no final pode dar um "revertréz".....
Junta muitos bens, muito mais do que precisa 
Se muito é dado, é cobrado em seguida 
Guarde seu tesouro onde ladrão não o alcance 
Onde a traça não corrói, e está sempre em segurança
 A loja quer vender, o comercio quer freguês 
Então enche a sacola e compra logo de uma vez 
Estoura o limite aciona outra bomba 
Passa o borrachudo ou então põe na conta 
Poe na conta (4x)...
Faz muito bem pra mim comprar no shopping 
Poe na conta (4x)...
Faz muito bem pra mim gastar meu dim dim
(...)


Outras sugestões de atividades:

• Criar músicas, poemas, frases, desenhos.
• Apresentação do Código de defesa do consumidor.
• Pensar planejamento financeiro (possibilidade de utilizar sala de informática).

Vídeos Complementares:

-Criança, A alma do negócio (parte 1)
Tempo: 8:51



- Funk Ostentação, O filme Tempo: 36:31 /
Esse filme não faz um crítica à sociedade de consumo ou a como a juventude teria acesso aos produtos de desejo. Assim, o professor que optar por utilizar o vídeo deverá estar bem embasado no argumentos para discussão com os alunos. 




Autor deste Plano de Aula: Equipe Mais Educação

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários