A Linha do Tempo - Divisão da História

A LINHA DO TEMPO

Para facilitar o estudo da história, o método utilizado é a linha do tempo. A linha do tempo vai do surgimento do homem na Terra até os tempos atuais e divide-se em grandes períodos históricos: Pré - história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea.

Evolução Humana


Pré - História - Inicia-se com o surgimento do homem na Terra, há 3 milhões de anos e vai até o surgimento da escrita, há 3.500 a.C.
Idade Antiga - Inicia-se com o surgimento da escrita e vai até a invasão dos bárbaros no Império Romando Ocidental em 476.
Idade Média - Inicia-se com o fim do Império Romano Ocidental e vai até a invasão dos turcos em Constantinopla em 1453.
Idade Moderna - Com a invasão de Constantinopla iniciam-se as chamadas Grandes Navegações e começa a Idade Moderna que vai acabar com a Revolução Francesa em 1789.
Idade Contemporânea - Inicia-se com a Revolução Francesa e vai até os dias de hoje.

A divisão da linha do tempo

Apesar de facilitar o estudo da História, essa divisão privilegia apenas a história ocidental cristã, pois os fatos tratam apenas da história européia. Essa divisão tem significado para os europeus e para aqueles que descendem da sua cultura ( nós, americanos, por exemplo), mas, não tem significado para os chineses, pois a história dos chineses é totalmente diferente. 

Também devemos observar que a linha do tempo é dividida em duas partes: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). O marco zero da história da humanidade, seria, então, o nascimento de Jesus Cristo, pois, toda a história ocorrida antes do nascimento de Cristo é decrescente - e tudo que ocorre depois é crescente. Os judeus já passaram do ano 5000, os hindus ou japoneses também não utilizam o nascimento de Cristo para sua contagem dos anos. 

Portanto, deve-se sempre questionar os conceitos que são passados, para ver se realmente condiz com a realidade.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que a história nunca se fez apenas com alguns grandes fatos e grandes personagens. A história é um processo que está sempre em transformação e todos os seres humanos participam deste processo.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários