O Aleijadinho - Resumo e Biografia

Imagem profetas Aleijadinho


Na época da grande exploração do ouro, muitas fortunas se acumularam. Houve então possibilidade de se construírem belas residências, amplos edifícios públicos e majestosas igrejas. Nessa época, viveu Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Aleijadinho nasceu em 1730 e morreu em 1814. Seu lugar de nascimento foi Ouro Preto, em Minas Gerais. Não teve estudos especiais. Nunca saiu de Minas Gerais. Apesar disso, conseguiu tornar-se um dos maiores escultores do Brasil.
Tanto em vida, quanto depois, tornou-se mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho que pelo seu próprio nome.

Antônio Francisco Lisboa teve boa saúde ate tornar-se adulto. Dizem que foi um jovem alegre, que muito apreciava as festas e passeios. Com seu pai, o português Manuel Francisco Lisboa, mestre de obras e que entendia um pouco de escultura, aprendeu os rudimentos dessa bela arte.

Altar Aleijadinho imagem
Altar desenhado por Aleijadinho - Igreja de São José em Ouro Preto, Minas Gerais.


Já homem feito, uma terrível moléstia o atacou. Caíram-lhe os dentes, os beiços engrossaram, os dedos incharam e, por fim, escamavam e apodreciam. Até hoje, ninguém sabe ao certo que moléstia era aquela; a verdade é que o pobre homem perdeu os dedos das mãos e dos pés. Nos últimos tempos, não podia caminhar nem segurar qualquer objeto.

Aleijadinho - Obras

No entanto, o Aleijadinho deixou a mais bela obra de escultura que se possa imaginar. Imagens de santos, enfeites em relevo nas igrejas, grandes estátuas - tudo soube ele desenhar e esculpir! 

A moléstia, de marcha lenta, martirizou-o por mais de trinta anos, justamente na fase de sua vida em que mais trabalhou e na qual produziu as mais belas estátuas.

Imagem da escultura
Uma escultura da obra Os 12 Profetas de Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos  em Congonhas - Minas Gerais


Suas esculturas foram feitas em blocos de uma pedra tenra, vulgarmente conhecida com o nome de pedra-sabão. Para trabalha-la, depois que perdeu os dedos, mandava amarrar o buril no que lhe restasse numa das mãos,e o martelo na outra.

Muitos belos trabalhos do Aleijadinho estão em igrejas da cidade de São João del Rei, e na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Mas foi em Congonhas do Campo, também em Minas Gerais, que ele realizou os seus trabalhos mais originais: altares, portais, lâmpadas e um grupo de figuras dos Profetas, em grandes proporções, no pátio da igreja. 


Buril - instrumento de aço, preparado para talhar pedra e cortar metais. 
Pesquisa e elaboração: Clarice de Almeida. 
Imagens: Luciane Gasparin

Exercícios sobre Aleijadinho

Complemento de apoio ao professor

1 - Quem foi o Aleijadinho?
2 - Em que época ele viveu?
3 - Em que material esculpia?
4 - Depois de ter perdido os dedos, como ele trabalhava?
5 - Onde podem ser admiradas até hoje as suas obras de escultura?

Integração 
1 -  O professor de Artes trabalha uma aula sobre Aleijadinho, enquanto o professor de História trabalha uma aula sobre o ciclo do ouro no Brasil.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários