Cinética Química

Cinética Química é o ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.

tronco em decomposição


Em um lugar qualquer de uma floresta, o tronco de uma árvore apodrece pela ação de organismos decompositores e o oxigênio do ar,  formando húmus, CO₂ e água. Próximo a esse tronco, outra árvore se desenvolve a partir do húmus, CO₂ e água, liberando O₂ em um processo chamado fotossíntese.

Considerando que parte do CO₂, H₂O e da matéria orgânica liberada (entre outras coisas) pelo tronco da árvore é absorvida pela outra árvore em crescimento, temos duas reações químicas opostas: apodrecimento e crescimento. Duas reações que ocorrem numa determinada velocidade de tempo.

O objetivo da cinética química é estudar as reações químicas relacionadas à velocidade em que ocorrem e os fatores que influenciam essa velocidade.

Cinética Química: Reações

Na cinética química, veremos com que velocidade as reações vão caminhar. Em nosso dia a dia, muitas da reações se processam rapidamente ou lentamente.

Por exemplo, a pólvora é um dos componentes dos fogos de artificio que reage com o oxigênio do ar, produzindo uma reação de combustão. Essa reação ocorre em frações de segundos.

fogos de artíficio


O cobre que reveste uma moeda de cinco centavos levará algumas semanas para reagir com o O₂ do meio ambiente e produzir um óxido que alternará seu brilho. A oxidação dessa moeda é um exemplo de uma reação lenta.



Uma vela acende devido a sua chama envolver a reação da parafina gasosa quente com o oxigênio do ar. Ao acender uma vela encostamos um palito aceso no seu pavio. A parafina presente no pavio se aquece e vaporiza. Logo após, parte da parafina sólida da vela derreterá e subirá no pavio. Isto é percebido quando acendemos uma vela: a chama caminhará no pavio para a base da chama, derretendo a cera sólida que se vaporizará e subirá no pavio.

A combustão de uma vela é uma reação lenta.

Outros Exemplos de Reações

Aproximadamente 8 horas é o tempo em que a carne, constituída de substâncias complexas, é digerida em nosso organismo para originar substâncias mais simples.

Quando fazemos um traço com um lápis sobre uma folha, provocamos uma reação rápida entre os átomos de carbono do grafite do lápis com os átomos de carbono da folha de papel.



O atrito que provocamos em maior ou menos intensidade é responsável pela ligação carbono do grafite - carbono da folha. Ligação essa de fraca intensidade visto que uma borracha apaga com facilidade a marca do lápis deixado.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários