Para que serve o PIB?

Imagem de notas de real


Entenda o que é o PIB e qual sua importância

Nos noticiários ouve-se muito falar do PIB e sua influência na economia brasileira. Mas afinal, o que é o PIB?  O PIB - Produto Interno Bruto - serve para indicar a riqueza de um país. 

O PIB corresponde à soma do valor de toda a produção econômica (ou de toda a renda) gerada dentro de um país em determinado período (um ano, por exemplo).

Quando surgiu o conceito de PIB?

Após a Segunda Guerra Mundial, o economista russo naturalizado americano Simon Kuznets, aperfeiçoou as contas para calcular a riqueza de um país.
Antes disso, os economistas que queriam medir a produção total de um país em um determinado ano tinham de coletar informações dispersas, como a produção de ferro ou as vendas de lojas de departamento.

Como ele é calculado?

Somam-se o consumo (C), o investimento (I), os gastos governamentais (G) e as exportações(X) do país durante o ano e subtraem-se as importações(M). A fórmula simplificada é PIB=C+I+G+(X-M).

No Brasil, o peso do setor de serviços é maior que o da indústria no cálculo do PIB, chegando a uma média de 70%. O cálculo ainda leva em contra o IR - Imposto de Renda - das empresas, as atividades do mercado financeiro, do terceiro setor e de outros serviços. 

O setor de serviços é o que mais sente a queda do nível do consumo do brasileiro, provocado por diversos fatores como o desemprego. Desta forma, o setor acaba puxando o PIB do Brasil para baixo. 

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários