Como fazer um resumo: 4 Técnicas para reduzir um texto


Como reduzir um texto? Aprenda como resumir um texto, utilizando técnicas de redução de conteúdo.

Reduzir ou resumir um texto, significa fazer que ocupe menor espaço; para isso, adotam-se várias técnicas estritamente relacionadas com as condições gerais que envolvem o resumo. Quando o texto original não é passível de alteração, pode-se resumi-lo de modo puramente gráfico, substituindo os tipos de impressão ou reduzindo o espaço entre letras e linhas.

Reduzindo um texto

Usando a redução extensiva


Contudo, quando o texto pode ser alterado na forma, mas não é possível cortar qualquer informação, a solução é apelar para a redução extensiva dos termos, ou seja, a substituição de vocábulos e expressões por outros equivalentes no sentido, porém mais curtos. Geralmente se trata da substituição de elementos por outros de mesma função.

Exemplo:
"O presidente usa roupa fora de moda."

Aplicando a redução extensiva:
"O presidente usa roupa antiquada."
"O presidente usa roupa antiga."

Usando a redução seletiva

Posteriormente, se o texto original pode ter informações eliminadas, emprega-se a redução seletiva, com o  corte das informações consideradas menos importantes. 

Neste caso, os cortes variarão bastantes, já que distintas situações poderão gerar prioridades diferentes para as informações veiculadas pelo texto; por isso esse tipo de redução apela para o espírito crítico do leitor.

Normalmente, neste tipo de resumo do texto, se eliminam introduções textuais não significativas, explicações de termos desnecessárias(este texto entre parênteses, por exemplo), redundâncias, informações sem decorrência textual, etc.

Exemplos:
"Os pais modernos não têm o mesmo tipo de força e autoridade dos pais à antiga."
Reduzindo seletivamente:
"Os pais modernos a autoridade dos pais antigos"

Ou reduzindo as repetições desnecessárias:
" Os professores receberão este mês um abono adicional extra."
Reduzindo: "Os professores receberão este mês um abono extra."

" A esfera terrestre é dividida em dois hemisférios, duas metades iguais do planeta."
Reduzindo: " A esfera terrestre é dividida em dois hemisférios iguais."

Usando a redução estética

Às vezes o texto deve sofrer cortes para que tenha sua qualidade melhorada. Trata-se do que poderia chamar de redução estética. Este tipo de resumo é feito com a eliminação de segmentos vistos como de mau gosto ou desnecessários, em geral, redundâncias, uso excessivo de palavras para emitir um enunciado, palavras sem significação precisa, etc.

Usando a redução acadêmica

Por fim, existe ainda a redução acadêmica, que se refere  à produção de resumos de livros ou artigos com finalidade de trabalho escolar, a resenha de livros, etc. Trata-sede redução de caráter especial, pois deve levar em conta a estrutura original do texto a ser reduzido, obedecendo a normas específicas traçadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).




Para citar este texto:
MAIS EDUCAÇÃO BLOG. 1. Como fazer um resumo: 4 Técnicas para reduzir um texto. 2018. Disponível em: <https://www.maiseducacao.blog.br/2018/11/4-tecnicas-como-fazer-um-resumo.html>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Referências Bibliográficas:
BERNARDO, Gustavo. Redação Inquieta. Rio de Janeiro, Globo, 1985.
FLORIN, J.L. & PLATÃO, F.S. Para entender o texto - leitura e redação. São Paulo, Ática, 1990.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários