Técnicas de conservação de alimentos

Conservação de Alimentos - As técnicas usadas pelas indústrias para evitar a deterioração

O aumento da população demanda um aumento da produção de alimentos. Devido a isto, técnicas para garantir a conservação de alimentos foram desenvolvidas para evitar a deterioração dos mesmos, fazendo que estes cheguem em condições de consumo para o consumidor.

As técnicas de conservação de alimentos não são somente no preparo do produto para durar mais. Passam também, pela criação de embalagens mais seguras contra contaminação e alteração da qualidade do produto.

Imagem de alimentos em conserva
Alimentos em conserva

As principais técnicas usadas na conservação de alimentos

Pasteurização

É uma técnica de conservação de alimentos muito antiga, que consiste em aquecer o alimento, por exemplo o leite, a uma temperatura aproximada de 73° C, durante um certo tempo, resfriando-o em seguida. Esse processo desenvolvido pelo cientista francês Louis Pasteur não permite eliminar totalmente as bactérias, mas reduz bastante a sua concentração. Por isso, é aconselhável fervê-lo antes de ingeri-lo. 


Congelamento

O congelamento, é um processo de conservação de alimentos muito utilizado para conservar por exemplo, carnes e certos vegetais até serem transportados ao consumidor;

Imagem da Pasteurização do leite
A Pasteurização do leite

Aditivos Químicos

Os aditivos químicos, são substâncias químicas como o ácido acético e o ácido cítrico, utilizados em vários alimentos para conservá-los. Essas substâncias químicas, quando colocadas em quantidades dosadas, são bem toleradas pelo organismo, mas o uso indevido pode acarretar sérios problemas à saúde, sendo os mesmos possíveis agentes cancerígenos.

Outros aditivos químicos muito usados na conservação de alimentos, são os nitritos e os nitratos que servem para conservar e fixar a cor vermelha de carnes enlatadas, salsichas, presuntos, patês, etc. Podem produzir uma substância chamada nitrosamina que causa lesões nos rins e no coração quando o uso desses aditivos é prolongado.

Consideremos também os aditivos (corantes) usados para dar cor e sabor de frutas às balas, sorvetes e refrigerantes. Na maioria dos refrigerantes de cor amarela é encontrado um corante chamado de tratazina e o seu uso frequente poderá provocar urticárias e edemas nas mucosas dos órgãos afetados.

Devido ao grande consumo de alimentos, os produtores nem mesmo esperam que eles amadureçam, como no caso das frutas, em que são usados aditivos para antecipar o seu amadurecimento, como o carbureto, substância capaz de provocas várias doenças no trato intestinal.

- Equipe Mais Educação - 

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários