O que é ser proativo?

Requisito muito solicitado,  principalmente nas oportunidades de emprego. Mas você sabe o que é ser proativo no trabalho?

No dicionário encontramos várias definições para o proativo as mais comuns são: pensar antecipadamente, ajudar na resolução de um problema sem que lhe peçam, intervir em uma situação ou dar ideias sem esperar mérito. Enfim, são várias as qualidades que envolvem ser  proativo. 
Dentro do que se espera de um funcionário para uma organização é uma qualidade muito desejada, mas pouco encontrada. Muitos a colocam no currículo somente para impressionar, e se tornou tão banal que 90% dos recrutadores (ou mais) não tem seu interesse despertado em um  funcionário que se intitula por si mesmos proativo


Imagem de uma pessoa proativa no trabalho
O proativo se antecipa aos problemas. O reativo enfrenta as consequências dos problemas.


Como ser proativo na vida e no trabalho


Não é uma qualidade que se conquista do dia para a noite. Ser um funcionário proativo primeiramente, significa crer no seu potencial. Observe alguns colegas do seu trabalho. Vai perceber que existem pessoas com alto potencial para ocupar cargos de mais responsabilidade, mas não os almejam. Fogem do assunto, esperneiam, e chegam ao cúmulo de dispensar uma promoção. 
Ser proativo significa que você é uma pessoa que deseja aprender, quer se envolver no negócio e até construir uma carreira na empresa. 

Ser proativo é reagir as situações antes que elas aconteçam. Ao contrário, o reativo é o seu lado oposto. Um exemplo fácil de entender: O proativo revisa seu telhado antes das chuvas de verão, pois sabe que isto evitará problemas. O reativo espera as goteiras começarem .




O proativo dificilmente ficará muito tempo desempregado. Ele não precisa escrever isto no currículo porque, normalmente ele vai ter boas referências de empregos anteriores. 

Da mesma forma, uma pessoa proativa reflete esta qualidade na vida. Sempre atenta as oportunidades, não esperando os problemas atingirem níveis elevados para começar a agir.

Sendo assim, caso pretenda realmente ser proativo comece a se esforçar para entender a empresa onde atua, o ambiente onde vive, a escola onde estuda. Existe uma carência no mundo de pessoas proativas, que realmente fazem acontecer. 

Em uma empresa,  o proativo busca fazer cursos, que demonstrem para a empresa a vontade de crescer junto. Ele se interessa pelo negócio da empresa. O verdadeiro proativo é invejado mas, poucos conseguem imitar seu comportamento. A inveja nunca é maior que a força de vontade.

Comece a praticar ser proativo diariamente na sua vida e por consequência, isto irá se refletir no seu trabalho, na vida acadêmica e nos seus relacionamentos com as pessoas. Comece hoje mesmo afinal,  uma das características puras do ser proativo é não postergar para amanhã, o que pode ser feito hoje.  

Para encerrar, existe uma curiosidade interessante: o ser  proativo faz este comportamento habitua, de ta forma l que se acostuma com ele. O próprio não se enxerga ou intitula como proativo, e é muito difícil ele colocar isto em seu currículo profissional. 

---------------------

Para citar este texto (Lembre-se de alterar data de acesso):

MAIS EDUCAÇÃO. 1. O que é ser proativo?: Requisito muito solicitado, principalmente nas oportunidades de emprego. Mas você sabe o que é ser proativo no trabalho?. 2018. Disponível em: <https://www.maiseducacao.blog.br/2018/10/o-que-e-ser-proativo.html>. Acesso em: 13 out. 2018.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários