O Governo Jânio Quadros

O Governo Jânio Quadros foi marcado pelo populismo e polêmicas. No entanto, decepcionou.

Imagem de Jânio Quadros

Jânio da Silva Quadros, ou simplesmente, Jânio Quadros, era o candidato da oposição ao governo Juscelino Kubitschek (JK). Eleito com mais de 5 milhões de votos contra aproximadamente 2 milhões do oponente marechal Lott. Como vice-presidente para o governo Jânio Quadros, foi eleito João Goulart. 
Sim, naquela época o eleitor escolhia o presidente e o vice.

A dupla Jânio - Jango era chamada na época de "a dobradinha Jan - Jan".


A campanha de Jânio Quadros a presidência: "Varre, varre vassourinha..."

Durante sua campanha política, Jânio Quadros falava a linguagem do povo simples: andava descabelado, paletó cheio de caspa, comia sanduíche com mortadela nos palanques que discursava. O símbolo da sua campanha era a vassoura, com a qual dizia pretender varrer a corrupção que afirmava ele, infestava o país. 

Os mais antigos podem talvez se lembrar deste jingle, da campanha para governo de Jânio Quadros:


Varre, varre, varre, varre vassourinha!

Varre, varre a bandalheira!

Que o povo já 'tá cansado
De sofrer dessa maneira
Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!
Jânio Quadros é a certeza de um Brasil, moralizado!
Alerta, meu irmão!
Vassoura, conterrâneo!
Vamos vencer com Jânio!
(fonte: www.letras.mus.br/jingles/1540660)

Ouça a música abaixo:



Foi eleito com a maior votação no Brasil, até então, para presidente.

Publicidade:

O governo de Jânio - da aclamação a frustação

Assumiu a presidência em 31 de janeiro de 1961. Logo vieram as decepções. Nos primeiros meses a própria UDN (União Democrática Nacional), que lhe apoiara nas eleições presidenciais, passou a critica-lo duramente, sobretudo após o restabelecimento das relações diplomáticas com a União Soviética e o apoio à Revolução Cubana de Fidel Castro.

Este apoio, culminou com a condecoração com a Ordem do Cruzeiro do Sul, do líder revolucionário Ernesto "Che" Guevara pelo presidente brasileiro.

Imagem de Che Guevara e Jânio Quadros
Che Guevara e Jânio Quadros: ligações perigosas.


Diante das dificuldades econômicas, o governo Jânio Quadros tomou medidas austeras de estabilização e combate à inflação, que acabaram tendo efeitos devastadores sobre a maior parte da população.
Adotou uma política conservadora, distribuindo ordens e proibições através dos famosos bilhetinhos manuscritos, sobre os mais absurdos assuntos: proibiu as brigas de galo, o uso de biquínis, os desfiles de misses com maiôs cavados, o uso de lança-perfume nos bailes de carnaval, corrida de cavalos nos dias úteis, etc.

A burocracia estatal e o empresariado urbano também foram atingidos pela política governamental, e o populismo janista tornou-se cada vez mais caricato: o "salvador da pátria" esperado pela pequena burguesia tomava atitudes mais espalhafatosas do que úteis, e dizia-se cercado por "forças terríveis" que o impediam de governar a nação.

Publicidade:

A renúncia de Jânio Quadros

Enfim, inesperadamente Jânio Quadros renunciou à presidência do Brasil. Era o dia 25 de agosto de 1961, menos de sete meses após ser empossado e um dia após o aniversário do suicídio de Getúlio Vargas. Sua renúncia, chocou e decepcionou a nação, sobretudo por não ser suficientemente esclarecida.

Com declarações confusas, Jânio Quadros deixou o governo, que mergulhou numa crise institucional diante da oposição de setores do Congresso Nacional e das Forças Armadas à posse do vice-presidente, João Goulart ou popularmente conhecido como "Jango"

Na verdade, a renúncia de Jânio Quadros era mais um golpe teatral. Sua pretensão era o apoio dos políticos, dos miliares e do povo para continuar a governar com poderes excepcionais. Tal como Getúlio Vargas, esperava "voltar nos braços do povo" ao poder. E isto não ocorreu.

(Em 1986 Jânio Quadros venceu a eleição para prefeito de São Paulo. Faleceu em 1992)

- Equipe Mais educação - 

Para citar este texto:

MAIS EDUCAÇÃO. 1. O Governo Jânio Quadros: O Governo Jânio Quadros foi marcado pelo populismo e polêmicas. Seu governo no entanto, decepcionou.. 2018. Disponível em: <https://www.maiseducacao.blog.br/2018/10/o-governo-janio-quadros.html>. Acesso em: 16 out. 2018.



Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários