Como as aves se reproduzem

Reprodução das aves

Na primavera, por meio de estímulos do ambiente, as aves despertam seus mecanismos de reprodução: é a época de acasalamento.

Os machos possuem um par de testículos que produzem espermatozoides, enquanto as fêmeas apresentam um par de ovários que produzem óvulos.
A fecundação é interna, isto é, ocorrer dentro do organismo da fêmea, e dela resulta o ovo. Por esse motivo as aves são chamadas de animais ovíparos . O ovo é conduzido por meio de um canal - o oviduto - até a cloaca, onde é expulso.

Imagem de duas aves

Aparelho reprodutor das aves

É durante o percurso do ovo no oviduto que vão sendo formadas as camadas que o envolvem, como a clara e casca. Portanto, a fecundação deve ocorrer antes da sedimentação da casca sobre o ovo.
Na certa, você já observou como se compõe um ovo. Agora, porém, vamos estudá-lo com mais detalhes. Ele apresenta a seguinte estrutura:
  • Casca - É o invólucro protetor do ovo. É rica em cálcio. Apresenta porosidades que permitem a entrada e a saída do ar usado na respiração do embrião que está se formando.
  • Membrana da casca - É a membrana que envolve a clara.
  • Calaza - É a membrana que liga a gema a cada um dos pólos do ovo, servindo para sustentá-la no centro.
  • Clara - É uma substância viscosa e incolor que contém material nutritivo de reserva para a ave.
  • Disco germinativo - É o elemento que vai dar origem ao embrião.
  • Gema - É uma macrocélula que contém material de reserva para a alimentação do embrião.
  • Câmara de ar - É um depósito de ar de reserva situado na extremidade mais larga do ovo, entre a casca e a membrana da casca.
Imagem de um ovo internamente
Partes de um ovo

Você sabe que, para dar origem a uma nova ave, o ovo precisa ser chocado. Chocar significa aquecer o ovo, o que deve ser feito a uma temperatura de aproximadamente 40°C. Isso leva algum tempo. Esse tempo é conhecido como tempo de incubação.
O ovo pode ser chocado pelas próprias aves ou, então, por meio de chocadeiras elétricas. O tempo de incubação varia conforme o tamanho do ovo: quanto maior ele for, mais demorará para ser incubado, e vice-versa. O ovo da avestruz, por exemplo, leva cerca de dois meses para ser chocado, enquanto o do beija-flor demora apenas doze dias. A maior célula conhecida é a gema do ovo da avestruz.



Para citar este texto:
MAIS EDUCAÇÃO. 1. Como as aves se reproduzem: Reprodução das aves. 2108. Disponível em: <https://www.maiseducacao.blog.br/2018/10/como-as-aves-se-reproduzem.html>. Acesso em: 23 out. 2018.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários