Como educar os filhos que não obedecem.

Como educar o filho desobediente. Dilema de pais e professores.

A cena comum de uma criança esperneando e gritando por querer algo choca. É mais triste ver que, esse comportamento evolui durante as fases do crescimento para a total falta de respeito aos pais e consequentemente, aos professores na sala de aula. Como educar meu filho? É a pergunta diária de muitos pais. Dos tempos áureos da "vara de marmelo" , sobrou pouco da autoridade dos genitores sobre sua prole. 

Na realidade a punição por punição como forma de castigo físico nunca resolveu completamente porém, nos dias atuais a autoridade é colocada de lado e os pais encontram dificuldades em manter os filhos na linha.


Alunos em Sala de Aula
A disciplina em casa se reflete na escola



Consequências da falta de autoridade ao educar os filhos


 A consequência da falta de autoridade e imposição de limites se reflete na escola. Alunos que não se intimidam pela autoridade do professor em sala, não demonstram medo de serem punidos com a antiga frase: " vou mandar chamar seus pais". E como experiência própria digo que muitas vezes os pais são piores que os filhos. Atuam como advogados na frente da direção escolar, ignorando o comportamento grave dos seus filhos ao invés de agirem como juízes. Com medo de errar ao educar o filho, acabam se privando da sua autoridade e acabam criando um filho que sem dúvida trará muito trabalho para a sociedade. Que o digam as autoridades policiais!

É importante que os pais reajam a comportamentos inadequados dos seus filhos. Existem crianças que são respeitosas com seus professores mas, se tornam inquietas e desobedientes em casa. Se isto ocorre na sua casa, é certo que sua autoridade foi perdida. 


Como educar os filhos: Ensine os limites e as consequências

Começar a colocar limites nos seus  filhos exige coragem e a certeza de que, os pais não serão menos amados por serem rígidos e imporem disciplina. Comece impondo ao seu filho pequenas responsabilidades, demonstrando os benefícios que por exemplo, arrumar a cama, trará para ele. Na fase da adolescência ( a mais complicada) preparar seu filho para pequenas tarefas pode ser muito útil, para que ele visualize as responsabilidades que terá de assumir futuramente em um emprego. É triste trabalhar com jovens na parte de recrutamento e perceber um certo mimo exacerbado dos pais.    

 Adolescentes que começam a trabalhar com medo de assumir responsabilidades podem vir a se tornas péssimos profissionais.

Como forma de controlar certos comportamentos ao educar os filhos podemos ainda trabalhar a causa versus consequência.

Um aluno que não fez as tarefas de casa pode ficar fora de uma atividade interessante que o professor irá realizar com a turma. É uma forma de punição que não agride fisicamente mas, deixa constrangido o aluno por não fazer parte mais do grupo. Este tipo de punição deve ser acompanhada pelo próprio professor ou por alguém da equipe pedagógica. 



Conheci uma educadora excelente, que aplicava pequenas punições ao aluno que não fez as tarefas, como ter de ficar lendo um livro, ou jogar xadrez com o zelador durante uma hora. Parece ineficiente mas o aluno que não respeita as normas da escola e não recebe uma mínima punição pode se tornar incorrigível a curto prazo. 



Alunos indo para a escola
A educação deve ser compartilhada por pais e professores. Ambos exercem um papel fundamental na formação das crianças  e adolescentes.



Certamente, este tipo de punição deve ser antecipada aos pais, explicada em uma reunião. Se você aprender como educar seu filho, deve ver os professores como aliados, não como inimigos. A metodologia causa versus consequência pode ser (e deve) ser aplicada em casa também. Essa técnica funciona muito bem para educar os filhos.

  A questão de como educar filhos desobedientes é muito ampla e envolve um esforço conjunto entre pais e professores. O maior desafio hoje que encontro, é convencer aos próprios pais que seu filho tem problemas de comportamento e precisa de limites. E veja, não estou me referindo somente a alunos de escola públicas. Tem muitos casos graves de desvio de comportamento dentro de escolas particulares. Alguns até chocantes. 

 Por fim, o maior segredo de como educar filhos, é ter paciência. Aplicar uma punição severa logo no primeiro erro não surtirá efeito. Da mesma forma que eu sei como educar meu filho, dentro dos limites dele você saberá os limites do seu. Não desanime, é difícil no começo mas, no final será de grande orgulho seu esforço.

Direitos do(a) autor(a) cedidos ao blog Mais Educação 

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários