Respiração Anaeróbica celular e Fermentação: Características e diferenças.

Respiração e fermentação são processos que as células realizam para obterem energia. Basicamente, a respiração anaeróbica está ligada ao processo de fermentação, e a respiração aeróbica a respiração.

Fig. 1 - Fermentação da cerveja


Comparação entre Fermentação e Respiração

A) Na fermentação a molécula de glicose não é totalmente degradada. Assim, a célula não consegue integralmente a energia que estava contida naquela molécula. O ganho de energia é muito pequeno para a célula. Enquanto uma molécula de glicose oxidada pela respiração forma 38 moléculas de ATP, na fermentação a mesma molécula de glicose gera apenas 2 moléculas de ATP.

B) A fermentação se faz numa única fase, que é  o piruvato. Não ocorre o ciclo de Krebs nem a cadeira respiratória. Logo, não há a participação de mitocôndrias. Todo o processo se passa apenas no citoplasma.

C) Na fermentação o ácido pirúvico não se transforma em ácido acético. Ou fica como ácido pirúvico ou se transforma em álcool etílico ou em ácido láctico.

Como ocorre a Fermentação?

A fermentação é realizada pelos seres de respiração anaeróbica (algumas bactérias, leveduras e vermes intestinais) que conseguem viver em ausência total de oxigênio.

No processo de fermentação obtém-se uma menor quantidade de energia, isto é, a glicose não é totalmente metabolizada.

Através da fermentação, a glicose é degradada, na ausência de oxigênio, em substâncias mais simples, como o ácido lático - fermentação lática - e o álcool etílico - fermentação alcoólica. Nesses processos, há um saldo de apenas 2 moléculas de ATP.

Observe-se que, a fermentação parte de um composto de 6 carbonos, que é a própria glicose.

Para poder reagir, cada molécula de glicose consome 2 ATP.

Imagem de um esquema de fermentação
Fig. 2 - Esquema de Fermentação

Respiração Aeróbica

É o processo que encerra uma sequência de reações de degradação das moléculas orgânicas visando a liberação da energia nelas contidas, a fim de guardá-las em moléculas de ATP.

A degradação das moléculas são realizadas em três etapas:

A) Glicólise: Nessa etapa, que é igual na fermentação, a glicose sofre sucessivas reações até dar moléculas de ácido pirúvico, com a formação de 2NADH₂ e ATP.

B) Ciclo de Krebs: O ácido pirúvico formado na glicólise penetra na mitocôndria, perde CO₂ e se transforma em acetilcoenzima - A.

Acetil coenzima - A  serve de matéria-prima para um ciclo de várias reações (ciclo de Krebs). Durante estas reações ocorrem descarboxilações (saída de CO₂) e desidrogenações (saída de hidrogênios), formando NADH₂ e FADH₂.

C) Cadeia respiratória: O hidrogênio liberado nas várias etapas se combina com o oxigênio da respiração e forma água. Os elétrons captados pelo NADH₂ são transferidos para o FAD, formando FADH₂. Este por sua vez irá transferir tais elétrons para os citrocrômios das cristas mitocondriais liberando uma grande qualidade de eneropia, armazenada sob forma de ATP.


Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários