A África está começando a se dividir em dois continentes. Será verdade?

. .
Figura 1 - Kenya's Rift Valley - Um dos locais no Quênia, onde a fenda destruiu uma estrada (Fonte da imagem: BBC)
Sim, é verdade. O continente africano está rachando aos poucos e irá se tornar futuramente dois continentes. Porém, isto é um processo demorado e provavelmente nem eu nem você vejamos isto acontecer completamente. Isto é somente o início do processo, que leva milhões e milhões de anos e já aconteceu antes sabia?

Basta lembrarmos que todos os continentes já estiveram colados um no outro um dia, formando uma grande massa chamada Pangeia. Isto lá na época dos dinossauros. É história para outra aula.


Pois bem, e como isto ocorre?

Nossa planeta, está sobre placas tectônicas . São como a fundação do planeta e fazem parte da litosfera, e apesar de girarem no mesmo ritmo elas se "estranham" às vezes. Sabe os terremotos? Então, são estas placas tectônicas se estranhando, se chocando uma na outra. Elas não são uniformes, são cheias de fissuras,  essas por sua vez geram os vulcões e em algumas vezes ... outros continentes!

Sim, a África (continente) está começando a se dividir por causa de uma fissura no encontro das placas  tectônicas Africana e Somali , ela é instável, diferente da placa tectônica Sul - Americana (onde se localiza o Brasil). E por essa fissura, infiltrou lava que está aos poucos derretendo a camada da crosta e causando uma rachadura de quilômetros que vai separar o continente africano
Essa super pluma de magma  só vai aumentar.  A fenda não para de crescer e cortou ao meio uma estrada no Quênia (vide figura 1). Embora a fenda já tenha 60 quilômetros, seu crescimento é em média de 5 centímetros ao ano.


Figura 2 - Como ocorre uma pluma de magma


Isto  é irreversível, não tem jeito, vai acontecer.

Este processo, de dividir a África em dois continentes começou em 2005, após uma erupção vulcânica (Fonte: Royal Society -  Londres).

Quando a fissura aumentar mais e chegar no oceano vai infiltrar água. Esta água vai resfriar o magma tornando o processo permanente e aos poucos separando aquela parte da África e dividindo em dois continentes. Esse processo de formação de um novo oceano e distanciamento dos continentes será bem lento, levará milhões de anos e embora possam ocorrer terremotos e erupções, a tendência é que o processo passe a maioria do tempo despercebido.


Figura 3 - Como ficará o Continente Africano após se dividir em dois continentes. Isso demorará milhões de anos. Comente abaixo se realmente ficou assim, caso este blog exista até lá e você estiver lendo este artigo (Imagem: Youtube)


E realmente vai passar. Tenho certeza que você não sabia que a África está começando a se dividir em dois continentes, certo? Deixe seu comentário abaixo. 

Nenhum comentário

Agradecemos o seu comentário! Em breve ele será publicado.