Cinco dicas de como conseguir um emprego de professor

As suas atitudes são o que fazem a diferença para convencer os recrutadores que deseja ocupar aquele cargo de professor. A competição por vagas nas melhores escolas pode ser forte. Entre na competição  com estas cinco dicas.


imagem de uma professora



1. Certifique-se de atender os requisitos.

Parece óbvio, mas a política de contratação tende a mudar de uma escola e outra. Os requisitos mínimos é ter uma licenciatura na área e uma especialização. Para o ensino fundamental 1 é recomendável ter uma especialização em alfabetização.

Para ensinar um assunto específico no nível fundamental 2 e médio, a norma é um diploma de graduação na disciplina que pretende ensinar, mas você pode optar por fazer um curso de aperfeiçoamento da disciplina do assunto para aumentar suas habilidades.

Lembre-se de que você precisará fazer normalmente provas de habilidades e conhecimentos, sendo comum até aulas expositivas para uma banca de professores. 

2. Destaque qualquer experiência anterior


Incluir qualquer experiência anterior, no trabalho com jovens e crianças e dar exemplos. O ideal é, que isso seja uma experiência de trabalho em uma escola ou como um estagiário.

Se você não possui esse tipo de experiência, pense em outros exemplos que ilustram uma aptidão e,  obtenha alguma experiência de trabalho organizada para fortalecer sua candidatura . Você ainda pode  citar experiências como lecionar voluntariamente em um projeto, escola dominical da sua igreja, ou citar uma experiência de trabalho mas, que  ainda não terminou (se estiver ainda atuando como estagiário).

Lembre-se de incluir outras habilidades que você poderia trazer para a escola, como esportes, música ou teatro.




3. Demonstrar suas habilidades de comunicação


A comunicação é uma parte essencial do ensino, de modo que investir tempo em aprender a se expressar melhor e técnicas de oratória são válidos. Tente fazer os exemplos de sua comunicação e habilidades sociais relevantes para a sala de aula.

Se tiver artigos publicados em revistas, blogs e outros, cite-os. 

4. Mostre que você fez seu dever de casa


Prove para seus recrutadores que você é sério quanto a  uma carreira no ensino e que você fez sua pesquisa sobre a instituição. Fique atento também ao desenvolvimento da profissão e aos padrões  exigidos para o status de um bom  professor.

Este é o momento de entusiasmo e criatividade moderada, com um monte de realismo. Descreva o que você pode trazer para a sala de aula, baseado no que pesquisou sobre a instituição. Cite exemplos de professores que se espelha mas, demonstre que sua compreensão dos desafios e das oportunidades que o ensino oferece, não vem apenas de referências cinematográficas.

5. O pássaro que madruga é quem pega minhoca.


Seja organizado e pró-ativo. A competição pode ser difícil, particularmente para cursos populares, como ensino infantil e fundamental.  Nas disciplinas  como de  história e ciências, também temos muitos competidores.

Ao ver uma vaga compatível, não exite. Envie seu currículo de imediato. É mais provável que obtenha êxito em uma seleção para professores,  se você não deixar as coisas até o último minuto quando todas as vagas já estiverem preenchidas.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários