Dinâmica de Ciências fácil : Mudanças de estado físico da água

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Encontrar dinâmicas compatíveis de serem usados nas disciplinas regulares do fundamental e médio é uma dificuldade. Pensando nisto, adaptamos vários dinâmicas para uso em sala de aula, com o diferencial de possuir o embasamento teórico.
Nesta dinâmica sobre o estado físico da  água, você encontrará o conteúdo teórico de forma resumida e, em seguida a atividade da dinâmica para fixar o conteúdo. Use e abuse da sua criatividade para deixar sua aula mais interessante.

Esquema das partículas de água

O esquema de partículas de água.

No estado gasoso, as partículas que formam a água estão bastante afastadas umas das outras. As mesmas partículas, quando constituem a água em estado líquido, estão bem mais próximas, mas ainda não se encontram totalmente juntas. Já no estado sólido, as partículas de água  estão muito próximas entre si.

Dessa forma entendemos o motivo de não percebermos quando caminhamos imersos no ar úmido; por que não sentimos a resistência da água líquida ao tentarmos atravessá-la, porém andar em uma piscina com água na cintura não é como andar fora dela. Da mesma forma, se caminharmos sobre um bloco de gelo não conseguimos abrir uma trilha.

Leia mais: Como usar dinâmicas em sala de aula.

Dinâmica sobre as partículas de água

- Não divida a classe todos devem participar.
- Escola 3 ou 6 participantes que vão demonstrar a resistência das partículas de água. Eles serão as "pessoas".
- Os demais alunos serão as partículas.

Organize os alunos, fora das carteiras próximos uns dos outros, de forma que "as pessoas" consigam passar entre eles sem tocá-los, ou percebe-los. Veja no esquema abaixo:

As pessoas conseguem ir e voltar ao fundo da sala, sem notar a
água em estado gasoso.
Esta primeira parte da dinâmica, serve para os alunos entenderem o estado gasoso da água e suas partículas dispersas.
Em alguns casos afastar as carteiras para fazer a dinâmica em sala de aula é impossível. Neste caso, faça pequenos blocos com as carteiras ou adaptações. Em classes com poucos alunos as carteiras podem fazer o papel de "partículas".

Na representação dos outros estados líquidos da água altere o posicionamento das "partículas". Para representar o estado líquido as partículas devem estar mais próximas, quase se tocando de forma que, as "pessoas" ainda sintam uma resistência mas consigam atravessar.

Na água em estado líquido as pessoas conseguem passar mas, as partículas
dificultam por estarem mais próximas uma das outras, quase se tocando.
E por fim o estado sólido da água. O esquema da dinâmica é o mesmo mas agora as partículas estão coladas uma nas outras de forma que, nenhuma das pessoas conseguem atravessar o enorme bloco que se formou. 

Por fim, o professor pode continuar explicando o mesmo tema, como por exemplo as Mudanças do Estado físico da água.
Para isto vá desmanchando o bloco de "partículas" aos poucos, explicando que o gelo pode passar para o estado líquido diante de muito calor ("partículas" voltam ao estado líquido) e se a temperatura esquentar mais a água pode virar vapor ("partículas" voltam ao estado gasoso") e assim por diante, conforme achar conveniente.

Por fim, encerre a dinâmica com uma salva de palmas ou outra atitude motivacional. Nada de falar "tudo bem, agora voltem para suas carteiras". 

Sucesso nas suas aulas. Caso aplique esta dinâmica por favor, comente abaixo como foi.


Equipe Mais Educação




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