Propriedades da Matéria - Química para o 9° ano

Durante o 9° ano do ensino fundamental, é importante que o aluno tenha contato com a Química. É uma preparação para o Ensino Médio. A química é a ciência que estuda as transformações que envolvem a matéria e a energia.
Nesta aula vamos aprender o que é Matéria e suas propriedades.
Olhando o ambiente onde vivemos, percebemos que ele é formado por uma grande diversidade de materiais. Observando com cuidado esses materiais, notamos que cada um apresenta características diferentes.
Assim, de acordo com as características que apresentam, dizemos que na Natureza existem propriedades gerais e propriedades específicas.

Conceitos básicos sobre a Estrutura da Matéria


Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Por exemplo, a madeira, o ferro, a água.

A ausência total de matéria é o vácuo.



Corpo: é qualquer porção limitada de matéria ( como uma barra de cobre, um fio de aço).

Objeto: é um corpo que tem uma finalidade ou um uso: um cinzeiro, um copo, um banco, etc.

A matéria tem propriedades gerais, funcionais e específicas.

Propriedades Gerais da Matéria

Como propriedades gerais da matéria podemos citar:
1) Massa, que mede a quantidade de matéria que um corpo ou objeto possui. Quanto maior a massa, maior é a dificuldade para iniciar o movimento de um corpo e também fazê-lo parar. Sabe quando o ônibus freia bruscamente e todos são atirados para frente? É um exemplo prático. A massa do corpo está intimamente ligado a sua inércia.

2)Extensão, que é o espaço que a matéria ocupa, isto é, seu volume. Corpos grandes têm maior extensão que corpos pequenos.

3) Divisibilidade, que permite à matéria ser dividida sem alterar sua estrutura. Ao rasgarmos uma folha de papel, ou tomar um copo d'água, verificamos tal propriedade.



Divisibilidade


4)Impenetrabilidade, que nos mostra que dois corpos não podem ocupar o mesmo tempo o mesmo lugar no espaço.
Notamos a existência dessa propriedade, por exemplo, toda vez que enchemos demais um copo de água e tentamos introduzir alguns cubos de gelo: há um transbordamento.

5)Elasticidade, que permite à matéria retornar ao seu estado inicial, após sofrer uma deformação dentro de um certo limite;

Compressibilidade, isto é, a matéria pode ser comprimida, tendo seu volume diminuído, dentro de um certo limite;

6)Compressibilidade, isto é, a matéria pode ser comprimida, tendo o seu volume diminuído, dentro de um certo limite. Essa propriedade é largamente difundida em aplicações



Propriedade da matéria compressibilidade
Exemplo de compressibilidade - o ar/ líquido tem volume reduzido ao ser
exposto a pressão da seringa.


Propriedades Funcionais da Matéria

Quanto as propriedades funcionais são comuns a certos grupos de matéria, de acordo com as funções que desempenham. Podemos citar a acidez, a basicidade e a salinidade.


Propriedades Específicas da Matéria

Como propriedades específicas da matéria temos:

1) Organolépticas 

São as que sensibilizam nossos sentidos, como a cor, o sabor e odor. Para reconhecer certas substâncias, o uso das propriedades organolépticas da matéria é limitado. O olfato e o paladar são órgãos de sentidos que muito contribuem para a identificação de substâncias, tomando os devidos cuidados.
Você já deve ter cheirado algo para saber qual tipo de produto era ou, já viu policiais em filmes experimentando substâncias suspeitas de serem drogas com a língua.

Alguns produtos perigosos como venenos e gases tem o cheiro
forte e característico acrescentado na fabricação.


2) Químicas 

São as propriedades que nos indicam o tipo de transformação que a matéria pode sofrer;

3) Físicas 

São as que são valores constantes, encontrados experimentalmente, como Ponto de Fusão, Ponto de Ebulição e Densidade. Dentro dessa propriedade  da matéria encontramos a dureza, que é percebida quando uma substância é capaz de riscar a outra. Por exemplo, o diamante é capas de cortar o vidro.


Atividades sobre Propriedade da Matéria


1 - Marcos resolveu fazer seu almoço. Antes de começar, ele verifica os alimentos de que dispõe. Desejando cozinhar algumas batatas, vai ao porão e vê um enorme saco de batatas. Por ser muito pesado, ali mesmo ele pega algumas. Num saco de papel, ele pega mais alguns legumes. Vendo que a panela não era grande o suficiente, cozinhou primeiro as batatas. Cozidos os legumes, Marcos picou-os e fez uma salada. Tentando eliminar a sujeira que fez, queimou os papéis, mas mesmo assim, teve que jogar os resíduos no lixo.

Descreva quais as propriedades da matéria envolvidas na preparação do almoço de Marcos e em que parte ocorreram.

Esta atividade pode ser feita em grupo (dividir a sala em dois ou quatro grupos), cada grupo apresenta sua conclusão individualmente.

2 - Usando o Laboratório de Química.
Materiais: esponja, seringa, elástico, papel, vegetal, mola, madeira, borracha, becker, água, material cortante, fósforo e outros que achar conveniente.

Atividade: Realizar os experimentos sobre as propriedades da matéria em cada item, relatando suas observações. Esta atividade é em grupo.

Por Luciane Gasparin
Imagens: Wikimedia Comons
Pixabay

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários