Cursar Direito - A profissão de Advogado

Uma das profissões mais antigas do mundo e prestigiadas. Ser advogado é o sonho de muitas pessoas. Se você está pensando em cursar direito e tem dúvidas ainda, este artigo é para você.

Uma profissão sempre em alta afinal, quem nunca precisou ou
precisará de um advogado?

Currículo

O currículo do curso de Direito basicamente estuda e aplica o código de leis, procurando cumprir as normas estabelecidas pela sociedade.
O tempo de estudo para se formar um Bacharel em Direito é em média 5 a 6 anos. Além das disciplinas próprias sobre leis, estuda-se Filosofia, Ética, Economia e outras. Existe também o estágio supervisionado.
Ao final do curso você estará formado como Bacharel em Direito.
A mensalidade em boas universidades é em torno de R$ 1.100,00 a R$ 1.500,00 (em 2017), porém é possível ingressar no curso de Direito em universidades públicas. 

O profissional

O advogado é o profissional que fala em nome de outra pessoa, ou seja, que defende uma pessoa (ou uma instituição) dentro de seus direitos; analisa causas, acusações, delitos, infrações a qualquer tipo de lei. Propõe ações contra outras pessoas ou outras firmas; procura modificar (isto é, apelar) sentenças, garantir direitos, impedir prejuízos ou danos morais ou materiais.

Mas atenção. Não basta concluir o curso de Direito. Para exercer a advocacia no Brasil é necessário ter registro na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, que é conquistado através de exame próprio. Porém, existem inúmeros Bacharéis em Direito que  atuam nos bastidores: analisando processos, prestando assistência jurídica aos advogados, etc. Normalmente os maiores nomes da advocacia contam com uma boa equipe de bacharéis nos bastidores.

Beca, traje próprio do advogado quando está no tribunal
atuando em um julgamento.

A Carreira


A carreira de Advogado permite especialização dentro das seguintes áreas: administrativa, civil, comercial, criminal, trabalhista ou tributária. Além disso, o advogado pode tornar-se delegado de polícia, magistrado(juiz), promotor ou procurado público.

Mercado de Trabalho

É bastante amplo, e atualmente dá ênfase ao direito internacional, devido às relações do Brasil com os países do Mercosul e de outros Continentes. É possível também fazer carreira em escritórios particulares de advocacia, e no ministério público (onde se ingressa através de concurso público).


Imagens: pixabay/ comons
Adaptação: Fabíola Becker



Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários