Pós - Graduação reconhecida pelo MEC não existe!

Isto mesmo. Na grande oferta de cursos de pós-graduação no mercado várias pessoas se confundem e algumas instituições acabam até confirmando. Mas a verdade é só uma: Pós-Graduação reconhecida pelo MEC não existe em nenhum lugar do Brasil.

Pós-Graduação reconhecida pelo MEC
Terminada a Graduação já começam os planos sobre qual pós-graduação
cursar. É necessário cuidado ao escolher uma Instituição de Ensino.

O que são os cursos de pós-graduação?

Pós-graduação são cursos "lato sensu" em Latim significa algo como "em sentido amplo" ou seja, é um curso de especialização em vasto sentido, envolvendo vários temas das áreas de estudo.
Já cursos "stricto sensu" significa em Latim "em sentido estrito, ou em sentido preciso", são cursos que abordam um tema específico da área e ao final, conferem o título de Mestrado ou Doutorado ao aluno.
Já os cursos denominados MBA - Master Business Administration, não são nada mais que cursos de pós-graduação "lato sensu" na área da Administração e afins. 

O que é um curso reconhecido pelo MEC

Um curso reconhecido pelo MEC significa que este curso já formou turmas, foi avaliado por uma equipe do MEC e  foi reconhecido. Um curso superior para funcionar não precisa de reconhecimento, apenas de autorização. 
A exceção da autorização para funcionamento do curso só existe para Universidades e Centros Universitários. No entanto, essas instituições devem informar à secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento .
Em outras palavras: na autorização o MEC analisa somente a documentação exigida, no reconhecimento ocorre um "pente fino", inclusive com a visita de avaliadores do MEC no campus, entrevista com professores, etc.
Rapaz estudando
MBA são cursos de pós-graduação "lato sensu"  na área de Administração
e afins. 

Pós-Graduação não é reconhecida pelo MEC

Se alguém lhe oferecer um curso de pós-graduação reconhecida pelo MEC está mentindo. Fuja de instituições que não conhecem nem a legislação básica do Ensino Superior. 
Os cursos de pós-graduação podem ser ofertados por Instituições de Ensino Superior devidamente credenciadas como afirma o próprio MEC:
A instituição credenciada deve ser diretamente responsável pelo curso (projeto pedagógico, corpo docente, metodologia etc.), não podendo se limitar a “chancelar” ou “validar” os certificados emitidos por terceiros nem delegar essa atribuição a outra entidade (escritórios, cursinhos, organizações diversas). Não existe possibilidade de “terceirização” da sua responsabilidade e competência acadêmica;(Fonte: MEC)
Como visto anteriormente, reconhecimento do curso envolve somente cursos regulares de ensino superior. Quando falamos de cursos de pós-graduação é correto afirmar que pós-graduação reconhecida pelo MEC não existe!
 Art. 1° Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições deeducação superior devidamente credenciadas independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto nesta Resolução (Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007. )
Os cursos de pós-graduação estão sujeitos a supervisão somente quando, no recredenciamento da instituição. E quais as condições para cursar uma pós-graduação sem ter problemas no futuro?
Os pontos a observar são estes:
  •  O corpo docente deverá ser constituído necessariamente por, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de professores portadores de título de mestre ou de doutor, obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido. Os demais docentes devem possuir, no mínimo, também formação em nível de especialização. O interessado pode solicitar a relação dos professores efetivos de cada disciplina prevista no projeto pedagógico, com a respectiva titulação;
  • A Instituição de Ensino Superior deve ser devidamente credenciada pelo MEC. 
  • Os cursos de pós-graduação devem ter no mínimo a carga horária de 360 horas.
  • Os cursos de pós-graduação a distância (EAD) só podem ser oferecidos por instituições devidamente credenciadas para tal modalidade de ensino.
  • Os cursos de pós-graduação a distância devem incluir  provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Não existem cursos de pós-graduação EAD 100% online!


Todos os interessados em cursos de pós-graduação devem pesquisar as instituições de ensino superior credenciadas da sua região. Existe um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados: http://emec.mec.gov.br. Todas as instituições de ensino superior credenciadas que constam desse cadastro podem também oferecer cursos de especialização para os já graduados, sem prévia autorização nem posterior reconhecimento, nas áreas em que atuam no ensino de graduação (Fonte: MEC).

Imagens: Pixabay/Flick - comons
Pesquisa de fonte: Site oficial do MEC


Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

2 Comentários

  1. estou querendo fazer um curso de pos graduaçao em alfabetizaçao e letramento pela faculdade de facuminas esta faculdade e seria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você não completou sua pergunta. Mas em caso de dúvida sempre consulte o site e-mec para saber se a faculdade é credenciada e autorizada.

      Excluir