Segunda Licenciatura - como funciona.

Segunda Licenciatura em 1 ano ou até 1 ano e meio. Como funciona? Quais os cuidados para escolher a instituição de ensino.

Realizar uma segunda licenciatura em 1 ano ou no máximo em 2 anos é possível? Sim. Com a crescente demanda por professores no Brasil e o aumento da procura por esta modalidade de curso, tem surgido no Brasil várias ofertas de cursos de segunda licenciatura de caráter duvidoso e alguns problemas sérios como o não aceite do certificado por comissões avaliadoras de concursos e processos seletivos, estão ocorrendo. Diante deste cenário, muitos professores que buscam uma segunda licenciatura ficam em dúvida sobre qual instituição escolher ou, se é válido a segunda licenciatura.

Responderemos abaixo as principais dúvidas sobre segunda licenciatura:

- A segunda Licenciatura é válida como uma Licenciatura "Normal"?
Resposta: A segunda Licenciatura é válida como qualquer outra Licenciatura. Não têm distinção. Toda licenciatura habilita o profissional a lecionar naquela disciplina.

A Segunda Licenciatura em Pedagogia é um dos
cursos mais ofertados e procurados.

- Cursei uma faculdade em três anos. Como pode um professor conseguir o mesmo diploma em um ano?
Resposta: A carga horária da segunda licenciatura é complementar. Ou seja, tirando as disciplinas pedagógicas de um curso normal de três anos de licenciatura, quantas disciplinas sobram? A segunda licenciatura é um aproveitamento do que já foi cursado. Quase todas as instituições de ensino superior que conheço, tem aproveitamento das disciplinas cursadas na primeira graduação, sendo assim, a segunda licenciatura é uma formalização do aproveitamento de estudos. É como se você já tivesse cursado as disciplinas pedagógicas e só precisasse cursar as específicas.

- A segunda licenciatura é regulamentada?
Resposta: Sim, por uma resolução do Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015

- Sou licenciado em História posso fazer uma segunda licenciatura em Química?
Resposta: Sim pode. De acordo com a resolução que regulamenta os cursos de segunda licenciatura, você terá que cursar no mínimo 1200 horas de Química. Veja o que diz a resolução:

I - quando o curso de segunda licenciatura pertencer à mesma área do curso de
origem, a carga horária deverá ter, no mínimo, 800 (oitocentas) horas;
II - quando o curso de segunda licenciatura pertencer a uma área diferente da
do curso de origem, a carga horária deverá ter, no mínimo, 1.200 (mil e duzentas) horas;

- A segunda licenciatura pode acabar um dia?

Resposta: De acordo com a resolução o programa de segunda licenciatura é temporário, podendo ser revogado à qualquer momento. Foi instituída para suprir a carência de professores. Porém, conforme falamos acima existe o programa de aproveitamento de estudos das instituições de ensino superior que na prática, é quase a mesma coisa. Pode-se reduzir consideravelmente o tempo de conclusão. Como a carência de professores no Brasil é grande, o programa de segunda licenciatura deverá durar muitos anos.

Existe uma carência de professores nas disciplinas de
exatas. A segunda licenciatura nestas áreas visa
suprir esta demanda.


- Como saber se a segunda licenciatura que me ofereceram é válida?

Resposta: Consulte o site do e-mec  e veja se o curso é oferecido na modalidade normal. Para uma instituição certificar uma segunda licenciatura é necessário que ela tenha este curso oferecido e autorizado na modalidade normal, ou seja, em três ou quatro anos conforme o curso. 



- O que é curso reconhecido pelo MEC e curso autorizado?
Resposta: Cursos autorizados são aqueles onde normalmente não se formou(colou grau) ainda uma turma de concluintes (ou período). A autorização é o processo inicial de todo curso, após as primeiras turmas se formarem a instituição solicita o reconhecimento do curso.

Publicidade:


O reconhecimento de curso é mais demorado é inclui uma inspeção dos avaliadores do MEC, que vai desde o currículo dos professores até a estrutura dos ambientes de ensino. Um curso sem reconhecimento não significa que é irregular. A autorização já basta para um funcionamento de um curso. 

- Como não entrar em uma "fria" fazendo uma segunda licenciatura que não é aceita?
Resposta: Consulte a instituição no MEC. Evite contratar o curso de segunda licenciatura com intermediários como agentes, institutos e outros que não possuem autorização do MEC e utilizam de faculdades "parceiras" para certificar. Normalmente, o certificado é emitido por instituições de baixa nota no MEC e com pouca credibilidade. Prefira realizar sua segunda licenciatura diretamente com a instituição de ensino superior e verifique  a nota do curso, se está regularizado, o conceito da instituição junto ao MEC. Pense no futuro e não no momento presente.

Seguindo estes passos você irá realizar sua segunda licenciatura com tranquilidade e no final estará apto para exercer sua profissão.

Quer saber mais? Leia a resolução que regulamenta a segunda licenciatura CLICANDO AQUI.

Cassemiro Luis
- Equipe Mais Educação - 

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

7 Comentários

  1. Quer dizer então que, um dia o curso pode acabar, mas quem já o concluiu não perde o diploma, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei com a mesma duvida

      Excluir
    2. Acredito que não. Conheço contadores que só possuem aquele técnico antigo de quando saíram do ensino médio. Fica válido.

      Excluir
  2. Quem se formou não perde o diploma, pois ele foi obtido durante a vigência da lei. Não há diplomação para novos alunos, a partir da promulgação da lei ou decreto que extingue a segunda licenciatura.

    ResponderExcluir
  3. ótimo artigo! Foi muito útil pra mim!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  5. podemos iniciar a segunda licenciatura estando ainda cursando o último período da primeira???

    ResponderExcluir