Agradecimento após uma entrevista de emprego

A cortesia e a boa educação  nunca morrem. Alguns consideram "frescura" ter atos de gentileza diários, enquanto outros, afirmam ser fundamental para o equilíbrio da sociedade. Quando somos convocados para uma entrevista de emprego experimentamos várias sensações que vão dos pés a cabeça. A ansiedade é comum. E após a entrevista como agir? Posso enviar um agradecimento após uma entrevista de emprego? Como é visto esta prática?

Entrevista é ouvir e falar. Sempre na medida equilibrada.

O ato de agradecer é nobre. Não é para qualquer um. Nele você reconhece a boa vontade de alguém que  tirou alguns minutos para lhe dar atenção. Não é algo difícil mas, não é habitual e pode servir como um trampolim para a conquista de uma vaga de emprego.

Agradecendo após uma entrevista de emprego você reforça sua imagem com a empresa. Veja: após um dia cansativo de muitas entrevistas, é normal que o recrutador não se lembre do rosto de muitos dos candidatos que passaram pela sua frente. Ao receber um e-mail, com uma breve mensagem de agradecimento ou um telefonema ele com certeza irá relembrar daquele candidato. 

Um texto de agradecimento após uma entrevista de emprego deve ser breve e objetivo. Não deve conter mais que um parágrafo e recomendo no máximo três ou quatro linhas. Existem muitos modelos prontos na internet mas, você pode criar o seu próprio. Seja criativo. Veja um exemplo:
Caro Sr. Antônio                                                                                                       Agradeço pelo oportunidade de ter participado do processo seletivo desta empresa. Fiquei muito satisfeito com a proposta de trabalho.____     Atenciosamente:  Paulo Fulano de Tal



Um agradecimento por
carta deve ser curto e
breve.

Este é somente um exemplo. Não precisa se alongar muito e roubar o tempo da outra pessoa. Seja sincero e nunca use o agradecimento após uma entrevista de emprego para pedir que seja o escolhido para a vaga. Pratique o agradecimento sincero, sem intenções ocultas.
Há quem prefira ligar. Pessoalmente eu recomendo como última opção. Somente pratique o agradecimento por telefone, se conhecer a rotina de trabalho da pessoa e qual o melhor horário de ligar. Caso contrário não o faça.


Uma opção ainda pode ser o envio de uma carta/ cartão de poucas linhas ou um parágrafo. Funciona bem ainda enviar correspondências à moda antiga. 

Não tenha vergonha ou medo de praticar o agradecimento após uma entrevista de emprego. Sua gentileza e educação podem ser a marca do melhor produto, que é você!

Até Breve!

Luciane Gasparin
- Equipe Mais Educação - 


Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários