Qual curso superior escolher?

Não ter a certeza sobre o curso que deseja cursar pode levar a escolhas erradas.

Escolher um curso superior entre várias opções disponíveis no mercado é um dilema para muitos jovens que estão concluindo o Ensino Médio. A pouca visão do mercado de trabalho, as escolhas impulsivas ou pela "profissão da moda" podem levar o jovem a experimentar uma angústia tão breve perceba que cometeu um erro.

E o resultado destas escolhas são vistas diretamente no mercado de trabalho: profissionais frustados, sem paciência e fazendo mais do mesmo diariamente. Escolha de profissão envolve paixão e esta diretamente ligada a aptidão do ser humano e  o quanto aquilo satisfaz o ego. Não é uma escolha compartilhada ela é pessoal. Embora outros possam lhe ajudar a consequência das escolhas será somente sua.

Em uma manhã, indo para o trabalho, sentei-me perto de dois jovens de uma renomada instituição de ensino de Curitiba. Pareciam ser bem inteligentes e no meio da conversa surge o inevitável assunto sobre o vestibular. A conversa sobre qual curso superior escolher seguiu a viagem inteira a mesma lógica que muitos jovens usam: quero uma profissão que ganhe bem. E assim cada um se esforçava para identificar os benefícios financeiros da futura profissão. Dinheiro de fato é importante mas, em uma certa fase da vida você perceberá que não é tudo. O bem estar físico e mental não tem valor.
Quando o assunto é escolher um curso superior surgem muitas
dúvidas. Pense e reflita muito na sua escolha. 

Então quando surge a indagação: "Qual curso superior escolher" pare primeiro e pense: tenho algum sonho de infância, algo que me encante, me fascine, me desperte? Sou interessado o suficiente nesta área que pretendo cursar ou meu interesse está ligado somente ao quanto de dinheiro poderei ganhar fazendo isto? Parecem perguntas tolas mas fazendo este exercício mental outras virão. E acredite, se metade dos que hoje cursam o ensino superior fizessem este método teríamos menas pessoas infelizes no seu trabalho, sendo demitidas e por fim tendo de mudar de área tardiamente quando percebem a escolha errada que fizeram. 

Quando o assunto é qual curso superior escolher use a dica da via férrea: pare um pouco, olhe sua vida, escute e só depois siga. Conhecer bem a área que pretende iniciar uma formação e o mercado de trabalho é fundamental.

Nos próximos artigos irei apresentar testes vocacionais e maneiras de descobrir sua aptidão para uma profissão. 

Luis Korani
- Equipe Mais Educação - 




Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários