O que é o método Montessori de Ensino

Você entra em uma sala de educação infantil e observa várias crianças "brincando" com jogos e objetos estranhos como cubos de madeira dourados, de encaixe, de escalar, formas geométricas e outros. Certamente esta classe está a utilizar  o método Montessori de ensino.
Este método criado por Maria Montessori (por volta de 1907 na Itália) busca libertar a verdadeira natureza do indivíduo para a aprendizagem. O professor deixa de existir e passa a ser um "monitor de atividades" e a criança pratica o autoconhecimento. 

Os seis pilares do método de ensino Montessori são:
- Autoeducação
- Educação como ciência
- Educação Cósmica
- Ambiente Preparado
- Adulto Preparado
- Criança Equilibrada


Todos estes seis pilares devem funcionar em perfeita união para que o método apresente resultados. Ao contrário do que se pensa, o método Montessori pode ser aplicado da educação infantil ao ensino médio. Existem escolas e instituições que só utilizam este método em sala de aula.

O método de ensino Montessori é baseado no estruturalismo. Baseia-se no estudo da consciência com foco nos aspectos do sistema nervoso central. O método baseia-se no ritmo próprio da criança, do seu desenvolvimento sensível. É um excelente método porém, requer alguns detalhes para ser aplicado:

  • Ambiente adequado, preparado e receptivo para aprendizagem.
  • Objetos e materiais próprios para a autoaprendizagem sensível.
  • Preparo dos profissionais da educação sobre o uso do método.
  • O método Montessori pode ser aplicado em crianças com deficiência observados os devidos cuidados para este tipo de público.
  • Investimento é considerável. Tanto financeiro como de tempo. Para que o método seja 100% funcional é necessário o envolvimento familiar. O aprendizado se estende para além do ambiente escolar.
Exemplo de uma sala de aula em uma escola
Montessoriana.

Concluindo: Embora não seja um método fácil de se trabalhar sua aplicação, se bem executada e planejada é vantajosa. Algumas instituições não aplicam o método Montessori na sua totalidade ou se baseiam em alguns pontos para formular uma didática própria. Se funcionará seguir este caminho cabe à cada equipe pedagógica em conjunto dialogar e decidir pelo melhor caminho.


Fabíola Becker

_______________________________________
Referências bibliográficas:
O que é o Método Montessori de Ensino? Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/05/o-que-e-o-metodo-montessori-de-ensino

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários