Dinâmicas de Apresentação em sala de aula - 1

Utilizar dinâmicas de apresentação no seu primeiro dia de aula com a nova classe é interessante e pode significar inovação no seu modo de trabalho. A maioria dos educadores ainda utiliza a famosa apresentação: "Fique em pé, diga seu nome, idade, etc" , algo antigo e ultrapassado. Alguns alunos sentem-se reprimidos para fazer uma apresentação assim logo no primeiro dia. 
Adaptação da dinâmica do barbante de teia para
grupos pequenos.

Veja, estou falando de alunos crescidos o suficiente para se entediar. Para o público infantil essa dinâmica é válida mas, pode ser adaptada com músicas e brincadeiras próprias para este nível de idade. Vou deixar uma adaptação logo abaixo desta dinâmica mas, sinta-se livre para criar suas próprias. O importante é ser criativo.


Dinâmica porta mágica - público infantil

O educador(a) prepara o ambiente com uma porta desenhada em cartolina ou cartão isopor e recortada no tamanho da maior criança ou,  de forma que todos consigam cruzar pela mesma ainda que, curvando-se um pouco. 

No primeiro dia de aula informe as crianças que elas estão entrando em uma nova fase de aprendizado e irão ser transportadas para um mundo mágico cheio de coisas legais - o  discurso e a motivação podem ser adaptados e criados pelo educador(a) - e para cruzar esta porta terão que responder as perguntas sem mentir.

Coloque uma música animada própria para a faixa etária e todos vão cruzando a porta mas, antes devem responder seu nome e idade. O educador(a) pode e deve alterar as perguntas da forma que desejar tomando o cuidado para não virar um questionário extenso. Recomenda-se no máximo três perguntas.

Adaptação: o aluno de trás pode dizer a idade e o nome do aluno da frente de forma a interagir mais a classe.
Adaptação da dinâmica: Use um lençol ou um pano leve e
colorido. As crianças podem passar pelo mesmo ou entrar
e ficar. Cada participante ao entrar diz seu nome, idade e
todos agitam o pano e desejam boas vindas. Use sua
criatividade se desejar. (Fonte: Internet, sem filtro de uso)


Objetivos da dinâmica: A interação entre os alunos, descontração da classe e o reforço positivo de não mentir para passar pela porta. É importante reforçar a honestidade entre os alunos e a utilizar como regra fixa em sala.

Conclusão: Após todos cruzarem pela porta o educador(a) pode encerrar a dinâmica com uma música ou alguma atividade divertida que simbolize o mundo novo que os alunos acabaram de entrar.

Dinâmica de Apresentação : Teia de fios - público adolescente

Adolescentes são mais difíceis para aplicação de dinâmicas mas no fundo adoram inovações e educadores que saiam do velho método. Antes de iniciar não fale que será feito uma dinâmica. Só fale para fazerem um círculo em pé. Alguns vão se recusar, não force a participação.

Em círculo o professor começa se apresentando com um rolo de barbante nas mãos. Após falar lanla o barbante para o aluno da frente segurando pela ponta do mesmo. E o aluno faz a mesma coisa e assim sucessivamente (se apresenta e lança o fio para o próximo sempre segurando pela ponta).  No final estará montado no meio do círculo uma teia e todos serão apresentados.
Exemplo de como ficará a teia de barbante. Dependendo
do número de participantes não parecerá uma teia
podendo adaptar outro significado.

Principais erros: não saber explicar o motivo da teia, usar frases do tipo: "isso representa a amizade entre todos nós" logo no primeiro dia de aula.

Conclusão: Para concluir utilize o bom humor. Pergunte o que acontece quando algo cai na teia da aranha. Todos responderão que ela vem checar o que caiu, buscar o alimento. Se não souberem ajude a resposta.

É um ótimo momento para falar que assim será nossa classe neste novo ano. Tudo o que cair na teia é para todos virem ver. E você ouvirá com certeza: " Mas que teia professor(a)"?  Neste momento apresente a classe a ideia de um grupo no Whatsapp(Veja aqui com usar o Whatsapp em sala de aula) ou Facebook que se chamará teia da classe x (nome da classe). É uma ótima ideia para dar sentido ao formato da teia.

Lembre-se que o sentido desta dinâmica pode ser alterado e não especificamente simbolizar uma teia de aranha. Exemplos: linhas que se cruzam, ajuda mútua (se um cair puxa todo mundo), teia da vida(os relacionamentos entre as pessoas), etc. Use sua criatividade. 
Adaptação da dinâmica da teia de barbante para
públicos pequenos. (fonte: pixabay)

Uma forma de adaptar esta dinâmica é utilizar como exemplo uma grande rede de contatos ligados como na modernidade. Pode utilizar para dizer algum comportamento que espera da classe nesse novo semestre de aulas. Como na imagem acima o ponto laranja é o educador(a) e os demais os alunos. Um ligado ao outro e ambos colaborando para manter a rede inteira. Você amigo(a) educador(a) pode adaptar o sentido que desejar e que seja conveniente para sua classe. 

Até a próxima.

Cassemiro Luis
Professor Colaborador

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários