Como usar dinâmicas em sala de aula

Existem milhares de dinâmicas aplicáveis em sala de aula. Umas divertidas e fáceis, outras complexas que demandam espaço e materiais específicos.
As dinâmicas são classificadas em dois tipos:
a) de Interação, com o objetivo de descontrair e estimular;
b) didáticas, que envolvem um tema que será ou foi trabalhado em sala de aula;
As dinâmicas possibilitam utilizar o ambiente externo
da escola, tornando a atividade interessante.
Créditos: pixabay

As dinâmicas aplicáveis ao público infantil são diferentes da aplicada ao público adulto - aqui se entende também os adolescentes - embora seja possível adaptar dinâmicas infantis para o público adulto. Dinâmicas empresariais podem em algum momento ser aplicadas em sala de aula.

Um dos maiores erros em aplicar uma dinâmica e não entender a lição da mesma, ou seja, a "moral da história". Aplicar uma dinâmica somente por aplicar não é coerente com o trabalho educacional. Ao invés de se tornar um momento de aprendizado ou de descontração acaba se tornando um momento de baderna e descontrole.

Se você professor pretende começar a utilizar dinâmicas em sua aula ,em uma classe onde nunca algo parecido foi feito cuidado! As novidades, apesar de bem inteligentes, nem sempre são bem recebidas e é normal encontrar resistência da classe ou de um ou outro aluno. Não force. Não obrigue quem não quiser participar a entrar na dinâmica. O processo de aceitação se dará naturalmente se você tomar a frente e souber tornar a atividade interessante.
Um dos objetivos das dinâmicas e manter os alunos
acordados e interessados pelo tema.
Fonte: Flick - sem filtro de licença

Outro erro bastante comum é escolher dinâmicas sem sentido ou não saber explicar o sentido para os alunos. Cuidado ao escolher a dinâmica. Estude bem o tema e adapte de acordo com a sua disciplina. Explique sempre ao final da atividade o sentido da mesma, esteja aberto para ouvir opiniões dos alunos e até críticas. 

Nas próximas semanas estaremos trazendo dinâmicas focadas nas disciplinas, ou seja, adaptadas a realidade de cada professor em sala de aula. Acompanhe os próximos artigos e boa preparação de aula.

Equipe Pedagógica Mirojobs

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários