Microfone Amplificador para Professor - Review

Adquiri este produto por uma necessidade urgente de poupar a minha voz. Já tinha visto este produto anunciado em sites de compra e venda e sempre adiava minha decisão visto que, não parecia ser uma necessidade. De repente, estava eu com a garganta inflamada e com a necessidade de dar aulas e lógico, em salas lotadas onde era necessário elevar o tom de voz. Resultado: garganta ardendo por dias e sem esperança. Melhorei com ajuda de muitas coisas (é assunto para outro artigo) mas de prontidão busquei mais informações sobre o microfone para professor de uso portátil e suas qualidades, marcas, etc. Enfim achei um bom vendedor e comprei-o.

Review do produto
Tamanho da caixa de som é de
11 x 9 cm
Primeiro ponto ao observar ao querer adquirir um microfone para professor é a marca. O meu é da marca "BOAS" que muitos admitem ser original mas, quando falamos de produtos da China qual o conceito de original? Na época com o frete e o produto desembolsei por volta de R$ 65,00 embora ache alguns mais baratos "sem marca" na faixa de R$ 40,00 + o frete. Já vi este produto em lojas de eletrônicos mas como vida de professor é corrida achei mais prático comprar pela internet.

Logo chegou meu microfone para professor e de imediato já o testei. E a primeira decepção: não é tão alto como esperava. Apesar de muitos anúncios prometerem 20W de potência não é verdade. A potência do microfone para professor não passa em média de 5W. Mas mesmo assim não deixei de usá-lo. Carreguei ele umas boas 12 horas antes de levar para o teste em campo, seria a  prova de fogo.
Teste do produto.
O aparelho fora da caixa - itens que acompanham:
microfone, carregador, alça e caixa amplificada.

Inicialmente foi estranho usar o microfone para professor em sala de aula. Tanto os alunos quanto os colegas achavam estranho. Piadinhas e comentários eram constantes. Quando tentamos inovar ou testar algo novo não devemos ter medo das críticas. Segui em frente e senti que minha voz, agora descansada, era poupada diariamente.

Alguns detalhes e observações sobre o uso do microfone para professor em sala de aula:

Alça de suporte, clipes para a cinta: a alça não serve como cinta, a regulagem é fixa e não tem engate rápido. Logo teria de usar ela toda aberta como alça de ombro mas sua curta extensão aberta - são 54 centímetros apenas - deixava o uso desta forma desconfortável. 
O clipes(presilha) na parte traseira pode ser escorregadio. Ao se abaixar ele ejeta a caixa amplificadora podendo derrubá-la e quebrar o equipamento. A solução que encontrei foi prender no bolso da calça.
Review - alça e suporte
A alça do produto e o clipes(presilha) do mesmo.

Microfone auricular: É o modelo que acompanha o produto. Não é para usar como um arco de cabelo e sim preso atrás da orelha. Depois é só posicionar corretamente  o microfone no canto da boca. O fio tem aproximadamente 94 centímetros e atrapalha a movimentação dos braços já que sobra muito fio. O ideal seria ter uma presilha como alguns fones de ouvido possuem. A solução que encontrei foi prender na borda do casaco com um clipes de papel. Resolveu o problema. Testei um microfone com fio e o som ficou mais baixo que o microfone original.

Autonomia: Essa era minha preocupação. Vi vários comentários negativos sobre a autonomia mas o fabricante garante em média de 4 a 6 horas de uso interruptas. Usava para um turno de 5 aulas de 45 minutos e o carregava novamente. Nunca fiquei sem carga. 

Volume: Não é o que eu esperava mais ajuda. Você falando em tom baixo sua voz fica mais potente e fácil de se ouvir. Reparei que algumas salas de aula maiores o som ficava mais alto. Em salas menores onde não se produz "eco" o som fica mais baixo. Mesmo assim não resolve o problema se todos os alunos estiverem conversando ao mesmo tempo. O volume das músicas colocadas via Pen drive são bem mais altos que o do microfone. Mesmo assim proporciona um descanso para a voz.
Funcionalidades do aparelho
Várias funcionalidades em um só aparelho.

Outros recursos: Pela entrada auxiliar é possível com um cabo específico ligar a saída de fone de ouvido do celular e reproduzir músicas ou até ligar na saída do computador. A entrada de cartão de memória é para os cartões "micro" igual aos dos celulares. Além disso possui entrada para Pen Drive e rádio FM. Eu utilizei algumas vezes para trabalhar músicas em sala de aula e o resultado foi satisfatório


Conclusão: Compensa comprar microfone portátil para professor?

Mesmo com suas limitações eu recomendo comprar o microfone para professor e digo que compensa o investimento. O preço é compatível com a potência e existem alguns modelos no mercado de marca nacional que prometem uma potência maior mas, custam quase 10 vezes mais que este modelo mais simples. Não é como eu esperava mas serviu e atendeu minhas necessidades e poupou minha voz. Passado um mês os alunos já estavam familiarizados e nem comentavam mais e alguns colegas se interessaram pelo produto. Se está em dúvida compre um modelo mais barato somente para testar e veja se atende o que precisa. 

Abraços e até o próximo review de produtos para professores.


Professor Cassemiro
- Colaborador Mirojobs Educacional - 

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

1 Comentários