Filosofia para o ENEM

   
"Cogito Ergo Sum" (Penso, logo existo!)

   Estamos na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e surgem nos estudantes sempre aquelas dúvidas de última hora. Afinal até para os mais preparados a prova é uma incógnita. Como educador até me sobram dúvidas sobre qual filósofo estudar e sobre qual tema terá relevância. Na questão da Sociologia é prudente apostar em alguns temas que sempre estão em evidência como o cenário político, a dignidade da mulher e o racismo. Em Filosofia  sempre existe uma aposta sobre alguns filósofos, alguns que já caíram em outros exames  do ENEM e volta e meia surgem.

Vejamos alguns exemplos:

Descartes - o filósofo da dúvida metódica. Racionalista, ou seja, o conhecimento é proveniente do pensar. Autor da célebre frase: "Penso Logo Existo".

Platão - filósofo grego sempre lembrado pelo "mito da caverna". Aborda que o conhecimento verdadeiro está no mundo inteligível. Para chegar a contemplação deste mundo somente pelos questionamentos e debates (dialética).  Sua filosofia aborda ainda questões éticas e políticas. 

Maquiavel - conhecido por sua filosofia política, autor do livro " O Príncipe" (Não confunda com o Pequeno Príncipe) que  na verdade é um manual de como o governante deve se portar. Segundo ele,  o governante deve ser temido e amado mas se tiver que escolher uma das vias que seja somente temido.

Kant - Juntou o conhecimento Racional (da mente) com o Empírico (da experiência) para formar sua teoria do conhecimento. Crítico profundo de filósofos anteriores a sua filosofia. Sua filosofia moral é rígida, não admite mentiras nem para proteger um amigo da morte. Aborda também temas estéticos.

Nietzsche - Crítico da moral. É contra regras impostas que privem o homem da sua real natureza. Não existe moral universal. A moral do rebanho é uma moral escrava.

Aristóteles - filósofo grego, professor de Alexandre o Grande. Seus trabalhos incluem a Lógica Filosófica e Filosofia Linguística. Na Metafísica postulou a Substância como uma fusão de Matéria e Forma. Exemplo: Pedra(Matéria) + Desenho do Arquiteto( Forma) = Coluna (Substância).
Na sua Ética o bem era explicado como o objetivo de todas as coisas - essa era a busca da virtude.

Colaboração: Professor Cassemiro
Licenciado em Filosofia

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários