ENEM: Conflitos na Síria

Assuntos da atualidade para o ENEM 2016

Somos diariamente bombardeados por informações nos meios de comunicação. Assuntos irrelevantes ou não alguns podem estar presentes na prova do ENEM 2016.

A questão dos conflitos na Síria com certeza é uma. A Síria é uma país do Oriente Médio no continente asiático. 
Conflitos na Síria: mais de 200 mil mortos e
explosão da crise imigratória.

O Partido Baath comanda este país desde 1963, apesar de hoje a liderança ser compartilhada pelo Presidente – atualmente Bashar al-Assad, filho do antigo líder, Hafez al-Assad, que ocupou o poder de 1970 até 2000, quando morreu¹. Bashar al - Assad por sua vez enfrenta um guerra interna que devasta o país. Seu governo tem o apoio da Rússia, do presidente Vladimir Putin.

Mais de 200 mil pessoas já morreram neste conflito interno. A crise migratória que vemos na TV onde pessoas caminham dias para entrar em um país europeu é a prova disto. Alguns países fecharam a fronteira para os imigrantes(refugiados) e muitos morreram tentando chegar a Europa clandestinamente. Lembra da imagem da criança síria morta na praia? Então, é consequência deste conflito interno. A crise migratória é uma aposta quase certa para a prova do ENEM 2016
Bashar Al - Assad 

Em 2014 além dos rebeldes entraram em cena o tão afamado Estado Islâmico. Eles enfrentam tanto o governo como os rebeldes. O governo por sua vez, conta com apoio da Rússia para bombardeis aéreos.

Os Estados Unidos apoiam os rebeldes, são a favor da saída de Assad mas são contra o Estado Islâmico.

A Rússia apoia Assad, por interesses comerciais ou por querer reforçar sua presença na região.

A Turquia é contra Assad, existem acusações Russas que os Turcos apoiam o Estado Islâmico. A Turquia tem o apoio dos Estados Unidos e da OTAN (lembra dela? - Organização do Tratado do Atlântico Norte). A Turquia admite apenas apoio aos separatistas. Em 2015 a Turquia derrubou um caça russo supostamente em seu território e quase deflagrou uma guerra.

O Irã apoia Assad e é contra o Estado Islâmico e os insurgentes sunitas (lembre-se que existe um conflito em vários países entre islâmicos sunitas e xiitas

A Arábia Saudita apoia os rebeldes sunitas e é contra Assad

____________________________________________________________
¹ Síria - País do Oriente Médio. Disponível em  /www.infoescola.com/oriente-medio/siria - Acesso em Outubro 2016
Outras fontes: BBC Brasil - São Paulo

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários