Redação / Dissertação para o ENEM

 A redação é uma das grandes dificuldades para os candidatos do ENEM. Seu valor tem um grande peso na nota final e pode significar sua eliminação na concorrência de bolsas ou na busca da certificação do Ensino Médio.  Para alunos oriundos do Ensino Médio aparentemente não é algo difícil mas, se você parou de estudar faz um certo tempo, ela pode ser um problema.
Utilize a folha de rascunho próprio durante a prova para a
Redação do ENEM, não escreva direto na folha final.


 O modelo básico da redação do ENEM é o dissertativo - argumentativo, ou seja: espera-se que o candidato saiba falar daquele assunto com certo entendimento e com argumentos sólidos. Lembre-se que o tamanho da redação do ENEM é curto, praticamente uma folha grande de caderno. Fazer um rascunho em uma folha antes da redação final no gabarito é de grande utilidade e ajuda com o problema de deixar o "texto aberto", sem uma conclusão convincente por falta de espaço ou por não saber organizar as ideias.

O que é dissertação?

 Dissertar é expor uma opinião a respeito de algum assunto. Normalmente a redação do ENEM trás um enunciado com pequenos textos de apoio sobre o tema conforme podemos ver na imagem abaixo na  prova de 2014:

Fonte: INEP - MEC - Governo Federal 2014
 Para sua dissertação se enquadrar dentro do esperado para uma boa nota é necessário que  apresente sua opinião sobre o tema (contra ou a favor) defendendo com bons argumentos. Você deve procurar ser claro e simples na sua argumentação, usar frases curtas e tentar evitar palavras difíceis que não tenha certeza da ortografia correta. Não fuja do tema principal e conclua o texto baseado nas ideias que apresentou. Desta forma sua Redação do ENEM estará de certa forma em um bom nível.

Estrutura básica da Dissertação

 Apresentação ou Introdução - é a primeira parte ou primeiro parágrafo onde você apresentará de forma resumida o tema que será discorrido dentro da proposta apresentada. Não copie nada dos enunciados da Redação do ENEM. Os textos de apoio servem de base para clarear as suas ideias.

 Desenvolvimento - é a parte onde se desenvolverá o assunto. Você deve demonstrar argumentos que reforçam a ideia principal do tema proposto. Nesta parte é interessante colocar seus conhecimentos sobre o problema apresentado. Busque argumentos que apoiem o tema da dissertação.

 Conclusão - é o fechamento do texto e a parte mais difícil devido ao curto espaço. Deve ligar as ideias principais e focar em argumentar soluções ou iniciativas para o problema. 

 Para saber mais basta ler jornais. O modelo dissertativo cobrado na Redação do ENEM é presença obrigatória em editoriais e em artigos assinados. Quem gosta de escrever ou costuma ler bastante dificilmente irá mal na Redação do ENEM.

 No próximo artigo sobre redação irei falar dos temas, a pontuação e como organizar o texto para ir bem na Redação do ENEM

Fique ligado nos temas: imigração(crise imigratória) , corrupção política e trabalho infantil.

Cassemiro L.B, - Professor / Técnico Educacional



Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários